-
GERAL
Prefeitura, CDL e Emater promovem Dia da Mulher São-Marquense
Evento em homenagem às mulheres, adaptado ao distanciamento, terá almoço no dia 7 de março e palestra online no dia 8
4 anos atrás
Evento do Dia da Mulher em São Marcos em 2020
O período ainda é de distanciamento social e proibição de aglomerações, mesmo assim entidades são-marquenses se unem para prestar homenagem e promover um momento especial às mulheres no seu dia. Em São Marcos, o Dia da Mulher (8 de março) e o Dia da Mulher São-Marquense (7 de março) serão comemorados com um evento adaptado aos tempos de pandemia, e quem lidera a organização são prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Emater, com o apoio do Sicredi. No dia 7 de março, domingo, haverá almoço no formato pegue e leve. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente na prefeitura ou CDL e a retirada do almoço inicia a partir das 11h30, no Salão Paroquial. Há 200 ingressos disponíveis e o valor é de R$ 60, servindo até duas pessoas. O cardápio inclui macarrão, frango em crosta de gergelim, costelinha de porco ao molho barbecue, aipim com bacon, farofa, maionese e sobremesa. Pelo número do ingresso haverá sorteio de brindes antecipadamente, que serão entregues no momento da retirada do almoço.
Já no dia 8 de março, segunda-feira, haverá palestra online transmitida através da página do Senac RS no Facebook (senacrsoficial). O tema será “Como desenvolver o amor próprio”, ministrado por Amanda Dallagnol, psicóloga graduada pela Faculdade da Serra Gaúcha e pós graduanda em Neuropsicologia e Psicologia Comportamental e Cognitiva. “Vamos aproveitar essa data ao máximo possível, com uma palestra muito interessante, porque a autoestima e amor próprio estão diretamente ligados, e todos nós precisamos elevar nossa autoestima. E percebo que nesse momento que estamos passando, mais do que nunca, precisamos de palavras motivadoras”, destaca a diretora municipal de Cultura e Turismo, Viviane Magalhães, reforçando a importância deste momento especial para as mulheres. “Sempre há necessidade de escutarmos algo bom, algo que nos eleve a mente”, observa Viviane.
‘Elas podem dar uma voltinha, sem sair do carro e se expor’
Viviane Magalhães, que está à frente da organização do evento, destaca que o almoço no dia 7 também será uma forma de oferecer algo especial às mulheres, mesmo em um momento de distanciamento social. Além disso, durante a entrega dos almoços haverá performance de artistas são-marquenses no local. “Que esse dia seja um mimo para as mulheres, um domingo que possam se curtir e curtir sua família. Teremos performances através da Lei Aldir Blanc de artistas locais nos ajudando, para que o tempo de espera seja o mais breve, mas também para que possam se distrair um pouquinho”, ressalta a diretora, explicando que esse modelo de evento foi planejado como forma de manter a homenagem às mulheres, mas de forma segura para todos. “Com a questão da pandemia, tivemos essa ideia tentando proteger nossos cidadãos e nossas mulheres, mas que elas possam dar uma voltinha, sem precisar sair do carro e se expor. Não queríamos deixar passar em branco esse momento tão importante para as mulheres”, assinala Viviane.
O evento do Dia da Mulher de São Marcos em 2020 foi realizado em 8 de março. As atividades iniciaram pela manhã com um Ato Ecumênico, palestra sobre os temas Violência Doméstica e Feminicídio e uma oficina de culinária com o Senac. Ao meio dia, foi realizado almoço por adesão no Salão Paroquial. As atividades continuaram durante a tarde na Praça Dante Marcucci: apresentação da Banda Municipal de São Marcos, show humorístico com Albino Wallsmaia, apresentação musical com a cantora local Dieni Paganella, “aulão de Mixturado” com o professor e dançarino Rodrigo Scherer e com as professoras Fran Susin e Juju Soldatelli. Viviane Magalhães lembra a presença de público nos eventos de Dia da Mulher de anos anteriores, garantindo que a programação de 2021 terá igual importância. “Nos outros anos tivemos a presença maciça de famílias, no ano passado foi muito bonito, tivemos palestras lindas e víamos famílias unidas, com mães, filhos. Nesse ano não teremos esse mesmo público, muitos maridos poderão buscar os almoços para elas, mas o convite se estende para que elas mesmas também se façam presentes, mesmo no carro, para ganhar um mimo e uma recordação desse momento”, destaca a diretora de Cultura e Turismo de São Marcos.