• Lattualita

    POLíTICA

    Prefeito eleito de São Marcos cumpre primeira agenda em Brasília

    Volmir Rech participa do Seminário Novos Gestores, que iniciou nesta segunda-feira (25) e segue até esta terça (26), com prefeitos eleitos da Região Sul do Brasil. Novo prefeito também pretende visitar parlamentares no Congresso Nacional

    1 dia atrás

O prefeito eleito de São Marcos, Volmir Rech, está em Brasília nesta semana para os primeiros compromissos oficiais após as eleições municipais. Ele participa do Seminário Novos Gestores 2025-2028, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ao longo deste mês de novembro. O evento é dividido em quatro edições, sendo uma para cada região e com duração de dois dias. Nesta segunda-feira (25) iniciou a programação voltada para os prefeitos eleitos da Região Sul, que segue até a tarde desta terça-feira (26). Os Seminários Novos Gestores acontecem com o objetivo de compartilhar informações e conhecimentos para uma gestão inovadora e eficiente por parte dos novos prefeitos eleitos, apresentando técnicas e exemplos de boas práticas de governança municipal.

Prefeito eleito Volmir Rech (E) participa de seminário da CNM em Brasília, nestes dias 25 e 26 (na foto com Felipe Jaques, prefeito de André da Rocha

De acordo com Volmir Rech, ao longo dos dois dias de palestras, serão abordados os mais diversos temas, buscando preparar os representantes municipais para o mandato que se inicia em 2025 e para outros assuntos da atualidade. “A gente fala de muita coisa aqui, por exemplo, sobre equilibrar os déficits da Previdência, orientações para início de mandato, licitações de contrato, Lei Geral de Proteção de Dados, tributação municipal e finanças, relacionamento institucional, saúde e SUS, desenvolvimento rural, improbidade administrativa, educação, assistência social, turismo, contabilidade, saneamento, defesa civil, meio ambiente, habitação, obras, transporte e mobilidade, cultura, ou seja, muita coisa em dois dias inteiros de palestras”, cita o prefeito eleito.

A programação inclui palestras e workshops conduzidos por especialistas, além de sessões voltadas à troca de experiências e integração entre os prefeitos dos três estados da Região Sul. Conforme relatou Volmir ao L’Attualità, o evento também é uma oportunidade para que os representantes municipais ganhem mais força para promover o desenvolvimento em suas cidades. “Este é um movimento municipalista, o CNM tem essa ótica de ser municipalista. Cada vez mais a gente precisa de liberdade aqui e recursos para fazer as coisas acontecerem nos municípios”, declarou Volmir Rech. A participação dos prefeitos no Seminário é custeada integralmente pela CNM, incluindo transporte, hospedagem e alimentação.

Futuro prefeito deve visitar parlamentares em Brasília

Volmir Rech adiantou ao L’Attualità que, ainda nesta terça-feira (26), pretende aproveitar a viagem a Brasília para visitar alguns parlamentares no Congresso Nacional, buscando adiantar assuntos e demandas para a nova administração de São Marcos. “No segundo dia o Seminário encerra às 16 horas, aí eu quero ver se eu vou até o Congresso Nacional visitar alguns parlamentares, se eu tiver o tempo suficiente. É esse o motivo da nossa ida para Brasília, para começar a abrir as portas para a nossa gestão”, revela o novo prefeito. Ele retorna a São Marcos nesta quarta-feira (27).