• Lattualita

    DESTAQUE

    Padre Tadeu Libardi deixará a Paróquia de São Marcos

    Em fevereiro de 2021, padre Tadeu Libardi assumirá a paróquia de Santo Antônio, em Caxias do Sul. Novo pároco de São Marcos virá de Bento Gonçalves

    4 anos atrás

Em 2021, ano dos 50 anos da Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas de São Marcos, o evento não contará com a celebração do padre Tadeu Libardi. O pároco da Igreja Matriz do município assumirá a paróquia de Santo Antônio, localizada no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, a partir de fevereiro de 2021. Em Caxias do Sul, Tadeu já trabalhou no Seminário Aparecida e na Paróquia de Santa Catarina.

Após 7 anos em São Marcos, o padre revela ao L’Attualità que já havia sido solicitada ainda em 2019, pelo bispo da Mitra de Caxias do Sul, a sua mudança para outra paróquia. “No ano passado, quando o bispo me pediu para ir para um outro trabalho, eu disse que gostaria de ficar mais um tempo em São Marcos. Ele foi prolongando por mais esse ano aqui. Agora os padres ficam um determinado período em cada paróquia.  Geralmente de 3 a 7 ou 8 anos. Não é como os padres antigos, que ficavam muito tempo, como o padre Osmar Possamai, que ficou na Paróquia de São Marcos por 38 anos”, observa padre Tadeu.

Conforme informa, o novo pároco de São Marcos será o padre João Corbellini, natural do município de Coronel Pilar. “Ele é da mesma cidade do padre Osmar, e atualmente estava trabalhando na Paróquia de Santo Antônio, de Bento Gonçalves. Eu vou morar em Caxias do Sul e ele vem morar aqui em São Marcos”, conta Tadeu.

Relembre obras do padre Tadeu

Durante a sua estada em São Marcos, Tadeu Libardi destacou-se pela sua dedicação e envolvimento na realização de obras de reforma e revitalização dos espaços paroquiais, sedimentando a sua fama de “padre construtor”.  Em 2014, ano de sua chegada à Paróquia de São Marcos, ele comandou a pintura e reforma do campanário (torre da Igreja Matriz). Depois vieram a revitalização da Gruta de Nossa Senhora Aparecida (2015); reforma da Secretaria Paroquial (2016); reforma do Auditório Pe. David Piccoli e salas de catequese (2017); telhado, iluminação, presbitério, som, piso e batistério da Igreja Matriz (2018); telhado, pintura e iluminação do Salão Paroquial (2018 – 2019); e a construção da rampa de acessibilidade e mural da Igreja Matriz, Sala Pe. Pedro Rizzon e Sala da Juventude em 2019. Neste ano de 2020, sob o seu comando, a Igreja Matriz de São Marcos recebeu nova pintura externa.

‘Uma cidade muito agradável de morar’

O padre Tadeu Libardi destaca o envolvimento da comunidade e apoio de lideranças locais nas obras e eventos realizados. “Com a minha chegada a São Marcos eu montei as equipes, que me ajudaram muito nessas obras. As lideranças locais ajudaram a cuidar do patrimônio que faz parte da paróquia, que faz parte da comunidade. A população de São Marcos é muito fraterna, muito espiritual, é uma cidade muito agradável de morar. Todos os eventos que a gente faz para ajudar as pessoas, a comunidade está presente, ajudando. É uma comunidade colaborativa e muito hospitaleira, que acolhe muito as pessoas”, exalta Tadeu Libardi, reforçando o seu agradecimento aos são-marquenses. “Um agradecimento a todos, pela hospitalidade, pelo carinho, por tudo aquilo que a população procurou participar. Só tenho a agradecer, do fundo do coração. Para mim foi uma escola, que vou levar pra minha vida”, assinala padre Tadeu.

Natural de São Marcos, ele fala sobre a sua ligação com o município. “Minha gratidão de ter vindo a essa cidade que me gerou, que me deu o nascimento, me deu uma infância, uma cultura e um carinho especial pelos motoristas, porque meu pai também era motorista. Minha mãe era muito simples, uma costureira, e tenho minhas irmãs também. Foi aqui onde eu comecei a estudar e comecei a gostar dos escoteiros. Inclusive, hoje eu sou chefe dos escoteiros. Já faz uns 4 ou 5 anos que eu estou ajudando os escoteiros de São Marcos”, comenta padre Tadeu.

Conheça trajetória do padre Tadeu Libardi

Nascido em São Marcos em 28 de dezembro de 1966, o padre Tadeu Antônio Libardi ingressou no Seminário em 1984, aos 15 anos, após ter deixado o Grupo de Escoteiros Tabajara. No Seminário Menor, permaneceu por cinco anos. Em 1989 ingressou no Curso Propedêutico ao Seminário Maior. Cursou Filosofia pela UCS e o curso de Teologia na PUC. Em 1995, Tadeu realizou estágio missionário em Nampula (Moçambique), como enfermeiro. Trabalhou nas paróquias de São Paulo de Lulutti (Moçambique) e auxiliou na Paróquia de São Marcos e Caxias do Sul como Diácono em 1996. Tadeu realizou seus estudos de Psicologia (Graduação/Mestrado) em Roma/Itália, de 2004 a 2008. Foi vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, em 2009, e foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Entre 2010 e 2013, foi pároco de Santa Tereza e Santa Bárbara.