• Lattualita

    CULTURA

    O retorno da Feira do Livro de São Marcos: ‘aproxima os jovens dos livros e da cultura’

    14ª edição da Feira do Livro, de 5 a 8 de maio, marcará o retorno do evento após 4 anos e dois adiamentos em virtude da pandemia. Programação variada terá música, bate-papo com escritores, show de mágica, entre outras atrações

    3 anos atrás

Após ser adiada por dois anos, devido à pandemia da covid-19, a 14ª Feira do Livro de São Marcos – programada inicialmente para acontecer de 23 a 26 de abril de 2020 – finalmente será realizada, entre os próximos dias 5 a 8 de maio. A última edição do evento foi em 2018, quando o patrono da Feira foi o professor e escritor Marco Aurélio Bertolazzi. Neste ano a Feira é organizada pela prefeitura de São Marcos, através das Secretarias Municipais de Educação, e Cultura, Desporto e Turismo; e a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC) de São Marcos. O evento conta com o patrocínio da Corsan e das cooperativas de crédito Sicredi e Cresol.

Seis livreiros, sociedades espíritas, escolas e faculdade serão expositores

Durante 4 dias, de quinta-feira a domingo, a Praça Dante Marcucci será palco para a literatura, música, bate-papo com escritores, show de mágica e outras atrações.  Seis livreiros, de São Marcos e Caxias do Sul, estarão presentes com estandes na Feira. São eles: Arco da Velha, Livraria Correia, Livraria Peraltas (Casa das Letras), Sebo Só Ler, Livraria Clássica e Café com Notícias. Também formam o grupo de expositores desta edição as seguintes instituições: Sociedade Espírita Amor e Caridade, Sociedade Espírita Seara de Luz, Link Idiomas, Mutirão, Speakeasy Idiomas, Cruzeiro do Sul/FSG, Infox Educação Tecnológica e Wizard Idiomas.

O Patrono da 14ª Feira, padre Jairo Grison, será apresentado na abertura oficial do evento, no dia 5 de maio, às 19h30. O tema e a ilustração que compõem o cartaz da feira foram escolhidos em um concurso realizado em 2019 e que envolveu alunos do 8º e 9º anos de todas as escolas. A vencedora foi Yasmin Rodrigues Varela, na época com 15 anos e estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruy Henrique Nicoletti. Atualmente cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio São Marcos, Yasmin receberá a premiação do concurso no sábado (7), às 9h.

14ª Feira recebeu patrocínio de R$ 18 mil da Corsan

A secretária municipal de Educação de São Marcos, Tatiane Borghetti Zulian, revela que as primeiras reuniões da comissão organizadora da 14ª Feira iniciaram em novembro de 2021. “Nos reunimos, já começamos a conversar sobre a Feira do Livro e distribuímos as funções de cada um. Um dos nossos patrocinadores, o Sicredi, também participou das primeiras reuniões”, comenta Tatiane. Conforme salienta, a comissão também conseguiu patrocínio da Corsan através de projeto encaminhado à companhia no final de 2021. “A Corsan tem uma política de patrocínios, em que a gente se inscreve, faz o projeto e encaminha direto para a Corsan mesmo. Eles analisaram o nosso projeto da Feira do Livro e, no mês de março, nos mandaram email informando que foi aprovado. Então recebemos um recurso direto da Corsan de R$ 18 mil para a nossa Feira. E, como contrapartida, eles pedem apenas a divulgação da marca em todos os materiais da feira, nas camisetas, banners, nos protocolos”, detalha Tatiane Zulian.

Quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio: programação voltada para escolas de São Marcos

Em relação à variada programação da 14ª Feira do Livro de São Marcos, Tatiane Zulian destaca, primeiramente, as atrações voltadas para as escolas, nos dias 5 e 6 de maio, quinta e sexta-feira. “Teremos todo um cronograma de horários de visitas das escolas, para os alunos assistirem a essa programação no palco da Feira. Serão shows de mágica, contação de histórias, e, na quinta-feira (5), à noite, também teremos show de ilusionismo. Na sexta-feira (6) teremos a presença dos escritores Egui Baldasso e Pedro Guerra, será um dia mais voltado para o público juvenil, alunos maiores, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também haverá uma contação de histórias com o grupo Quiquiprocó. À noite teremos uma peça teatral patrocinada pelo Sicredi, direcionada para a Educação Financeira”, destaca Tatiane Zulian.

Sábado e domingo, dias 7 e 8 de maio: ‘serão atrações para a comunidade’

Conforme aponta a secretária municipal de Educação, no sábado (7) e domingo (8) a programação da 14ª Feira do Livro de São Marcos será voltada para a comunidade em geral. “Vamos ter também bate papo com escritores, como a Joana Helena Siota, que estará lançando um livro. Uma professora da rede municipal, Rubiane Guerra, fará um piquenique literário. E também teremos uma professora do Mutirão, Angela de Pontes Carneiro Daniel, que fará uma contação de histórias, e a artista Juliandra Rogalski, que fará pintura facial. Depois teremos uma sessão de autógrafos com o nosso autor local, Venâncio Zulian, que fará o lançamento do seu livro, e uma apresentação musical do Valdir Verona, chamada Prosa Afinada”, detalha Tatiane Zulian.

Food trucks e show com grupo Samba de Moça

Conforme acrescenta, a programação do sábado, dia 7 de maio, se encerra com o show do grupo Samba de Moça, de Bento Gonçalves. “É um grupo de mulheres de Bento Gonçalves que canta músicas variadas. Enfim, serão atrações para a comunidade. E teremos food trucks, com comida e bebida para o pessoal poder ficar ali e assistir esses espetáculos”, comenta Tatiane Zulian.

No domingo, dia 8 de maio, encerramento da 14ª Feira do Livro de São Marcos, haverá piquenique literário com Ana Paula Mansan Marcanzoni e Dudu Marcon, a partir das 10h. Já às 15h haverá oficina de danças com a professora Angélica Bertelli. “Também haverá mateada, show da banda Tri Sertanejo e o encerramento da Feira com o Vocal sem Batuta ‘Sambas e Bossas’, um grupo de Caxias do Sul bem legal e diferente”, destaca Tatiane Zulian.

‘A Feira é um espaço diferente que todo mundo pode aproveitar’

Secretária municipal de Educação Tatiane Zulian

A secretária municipal de Educação revela a expectativa do retorno da Feira do Livro de São Marcos após 4 anos. “É algo a mais que a comunidade pode participar. Todo mundo está sedento de sair, de ter programações artísticas. E a Feira é um espaço diferente que todo mundo pode aproveitar. Sem contar o objetivo mais pedagógico que ela tem, que é estimular a leitura e a formação do público jovem, do leitor jovem. Sempre que tem uma Feira do Livro, ela aproxima os jovens dos livros e da cultura. Por isso estamos bem empolgados e bem felizes com a realização da Feira”, pontua Tatiane Zulian.