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    BR 116 em São Marcos: Dnit confirma que novos redutores de velocidade serão instalados nos mesmos locais dos que foram retirados

    Engenheiro do Dnit Daniel Bencke admite que demora na instalação de novos redutores de velocidade na BR 116 não estava prevista: ‘O correto para nós é retirar num dia o equipamento antigo e no outro dia já colocar o novo. A previsão é de instalação imediata'

    6 anos atrás

    Trecho da BR 116, em São Marcos, terá novas lombadas eletrônicas instaladas nos mesmos locais (Foto Jornal L'Attualità)

Novos redutores de velocidade deverão ser instalados a qualquer momento no trecho da BR 116, em São Marcos. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), o contrato com a empresa Kopp, que opera os equipamentos em operação, terminou neste dia 14 de janeiro, segunda-feira. Para manter a fiscalização nas rodovias, o órgão federal firmou contrato com a empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, responsável por fornecer novas lombadas eletrônicas, em fase de instalação. “Os equipamentos estão sendo substituídos. A Kopp está retirando o equipamento antigo dela e a Fotosensores agora virá para instalar os novos equipamentos. Eles fizeram uma licitação nova e um contrato novo, com novos parâmetros. Até o equipamento novo que vai ser colocado tem uma tecnologia mais avançada. A ideia é que no futuro possa conectar com os órgãos de segurança, já que é um aparelho mais capacitado para isso”, explica o engenheiro Daniel Bencke, do Dnit de Vacaria, que acompanha o trecho da BR 116 em São Marcos. Conforme detalha, os contratos com o órgão federal têm prazo máximo de até 5 anos. “Esse contrato específico com a Fotosensores a princípio é de 2 anos”, complementa.

Conforme ressalta o engenheiro, todos os pontos já monitorados atualmente vão receber os novos equipamentos. “Os pontos permanecerão. Não haverá perda de nenhum redutor de velocidade nos pontos já existentes. A previsão é de instalação imediata. Acredito que o cronograma deles está atrasado, porque o correto para nós é retirar num dia o equipamento antigo e no outro dia já colocar o novo”, destaca Daniel Bencke. Pontos novos também estão previstos, mas o DNIT não detalhou onde eles serão instalados. Os contratos abrangem rodovias federais de todo o Estado. A previsão é que todos os pontos de monitoramento estejam com as lombadas eletrônicas em operação até julho de 2019.