• Lattualita

    DESTAQUE

    Nei Van Soria retorna aos palcos com a sua banda no Vier Pub: ‘apreço especial por São Marcos’

    Primeiro show pós-pandemia do músico gaúcho com a sua banda foi em São Marcos, na última sexta-feira (26)

    2 anos atrás

    Nei Van Soria se apresentou para o público de São Marcos em show no Vier Pub na sexta-feira (26)

O músico Nei Van Soria, cantor, guitarrista e compositor de rock, ex-integrante de duas das principais bandas do rock gaúcho, TNT e Os Cascavelletes, fez em São Marcos o seu retorno aos palcos com a sua banda, após a paralisação devido à pandemia. Ele tocou no Vier Pub na última sexta-feira, dia 26 de novembro, em show aberto para o público, e, no sábado (27), em uma festa fechada de aniversário. O show de sexta-feira (26) contou com a presença de pessoas vindas de outras cidades para assistir ao artista, como Antônio Prado, Vacaria, Marau, Canoas e Canela.

Entrevistado pelo L’Attualità, Nei Van Soria comentou sobre a emoção de voltar a tocar com a sua banda. “Foi o primeiro show com a banda depois dessa parada da pandemia. Eles tocam comigo há muitos anos. É muito bacana estar de novo com essa sensação de palco, com o público perto e fazendo show de novo na estrada, é emocionante. Foi também o primeiro show em que o Vier trabalhou com a capacidade normal da casa, porque está permitido trabalhar assim. Então acho que estava todo mundo com a sensação de que era um retorno um pouco às coisas como eram antes. É diferente, porque não é o que era, o normal também já deixou de existir. Mas estamos vivendo uma valorização dessa vivência junto, curtindo as coisas que a gente curtia antes, uma outra consciência, mas de uma forma muito positiva. Acho que todo mundo no show sentiu uma exaltação assim no ar, todo mundo curtindo para poder desfrutar isso”, observou Nei Van Soria.

‘As pessoas de São Marcos conhecem bastante o meu trabalho e isso faz com que eu me sinta muito acolhido’

Durante a entrevista ao L’Attualità, o músico também falou sobre a sua relação com São Marcos, ressaltando que se sente acolhido no município. “Acho que tem esse link especial com São Marcos, as pessoas conhecem bastante o meu trabalho e isso faz com que eu me sinta muito acolhido, porque as pessoas (de São Marcos) conhecem aquelas músicas minhas fora daquelas que são sucesso, aquelas do lado B como se chama, e isso é enriquecedor, muito bom, faz com que eu tenha gosto em voltar e tenha um apreço especial por São Marcos”, exaltou Nei.


Novas músicas e livro de letras da carreira solo: ‘é o projeto para 2022’

Conforme antecipou Nei Van Soria, nas próximas semanas deverá iniciar as gravações de novas composições que fazem parte do seu novo álbum, que já teve a primeira música “O Plano” lançada – segunda canção apresentada durante o show de sexta-feira (26) em São Marcos. “Não sei quantas músicas serão, ainda está em construção. Pretendo lançar o álbum físico, que hoje é um souvenir, um lugar para dar um autógrafo, o meu público ainda quer o CD player”, apontou Nei Van Soria.

Outra novidade revelada pelo músico é que lançará um livro que reunirá todas as letras escritas por ele em sua carreira solo. “Estou começando a trabalhar também nesse livro de letras, só as letras sem as partituras, é um livro, entre aspas, de poesia, são as letras ali dispostas em um aparato bacana, em um livro legal. É o projeto para 2022, lançar esse livro. Vamos ver se a gente consegue fazer. Desde 1992 que eu estou em carreira solo, são 30 anos, e tem aí cerca de 150 músicas desse período que foram lançadas nos álbuns”, detalhou Nei Van Soria. Conforme destacou, as suas novas músicas são lançadas primeiramente no seu canal no youtube e depois são disponibilizadas nas plataformas de streaming.

“Ele é muito gente boa e sempre diz ‘minha segunda casa é São Marcos'”

Nei Van Soria ficou hospedado na casa de Odone Ballardin, sócio-proprietário do Vier Pub

O sócio-proprietário do Vier Pub, Odone Ballardin, destaca que esta foi a terceira vez que Nei Van Soria tocou no bar, administrado por ele e o sócio Kleber Ascari. “Ele é muito gente boa e sempre diz ‘minha segunda casa é São Marcos’. Ele se identificou com o Vier, porque é um bar que não existe em outro lugar, você não vê confusão, briga, nada. Tinha até crianças com os pais no show. Não somos um bar como os outros, somos um pub que segue as linhas do estilo europeu. Em outros bares o show começa à meia noite, no nosso não, à meia noite está acabando o show. Então é um horário normal”, observa Odone.

Ele também comenta sobre a sua amizade com Nei Van Soria, que ficou hospedado em sua casa durante o sábado (27), antes de realizar o segundo show no Vier. “Se não houvesse amizade, ele não viria na minha casa. Acho que esse é um diferencial do bar, o tratamento que damos aos músicos, eles dizem ‘Não tem preço o que você faz para nós’. Então por isso que todos eles querem tocar no bar, estamos virando referência fora do Estado. O pessoal já está sabendo que existe o bar, pois um músico indica o outro. Inclusive, já estamos conversando com o Beto Bruno, de São Paulo, ex-vocalista da banda Cachorro Grande”, revela Odone Ballardin.

‘Não é que a pandemia acabou, mas nos sentimos mais tranquilos’

O sócio do Vier salienta que o show com Nei Van Soria na última sexta-feira (26) foi o primeiro evento pós-pandemia realizado no pub que lhe deixou “mais tranquilo”. “Porque antes a gente ficava sempre tenso por causa dos protocolos. Então nessa sexta coloquei o público que a lei agora me permite, estava tudo de acordo. Não é que a pandemia acabou, mas nos sentimos mais tranquilos”, assinala Odone. Quem abriu o show de Nei Van Soria na sexta-feira foi a dupla “Meus queridos acústico”, formada por vocalista de Vacaria e violonista de Caxias do Sul. “Na próxima sexta-feira (3), essa dupla que abriu o show do Nei tocará de novo, abrindo o show dessa vez do ACDC Cover Oficial RS, que são músicos de Caxias do Sul”, informa a sócia-proprietária do Vier, Jaqueline Giachelin.