• Lattualita

    GERAL

    Movimento Tradicionalista Gaúcho lança concurso virtual de vaca parada

    Competição é voltada para crianças de até 10 anos, que devem enviar um vídeo executando o desafio do laço em vaca parada até o dia 2 de maio. Dupla vencedora receberá um potro e troféu

    5 anos atrás

    Objetivo do concurso é preparar futuros laçadores para a retomada dos rodeios após a pandemia (foto: divulgação)

Até mesmo as tradições gaúchas e provas campeiras se adaptaram aos tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) lançou um desafio um tanto quanto inovador para pequenos laçadores: um concurso virtual de vaca parada “Laços de Família”. A competição é destinada para crianças de até 10 anos e um familiar (pai, mãe, avô, irmão ou irmã). O concurso segue o modelo da Chula Web, realizado recentemente pelo MTG e que reuniu mais de 100 competidores.

Para participar do concurso de vaca parada basta integrar alguma entidade filiada ao MTG do Rio Grande do Sul e enviar um vídeo em que a criança lace uma vaquinha de madeira e o adulto declame um verso ou mensagem bem gaúcha de prevenção ao coronavírus. O material deve ser encaminhado até o dia 2 de maio, pelo WhatsApp (51) 99989 3973. O vídeo pode ser feito no campo, na sala da casa, garagem, calçada, ou outro espaço. É importante ressaltar que para validar a inscrição os competidores devem informar os nomes dos participantes, idades, entidades às quais pertencem e suas cidades.

A competição será realizada em duas etapas. Na primeira, classificam-se as seis duplas com o maior número de interações com o público (curtidas, comentários, compartilhamentos) na página oficial do MTG no Facebook, onde os vídeos serão publicados se forem validados. Na segunda etapa, os finalistas contarão com um narrador/padrinho, que vai narrar virtualmente a armada, e a avaliação obedecerá a critérios técnicos.

A dupla vencedora receberá um potro e troféu, e as finalistas receberão medalhas. Entre todas as duplas, será dada a medalha “Inclusão”, destinada a crianças com necessidades especiais (de qualquer idade) e “Dupla mais bem pilchada”. O objetivo da laçada virtual, segundo o Diretor de Vaca Parada do MTG, Jair Amaral, é ir preparando os futuros laçadores para a retomada dos rodeios, quando a pandemia passar. Confira o regulamento completo do concurso.