-
SEGURANçA
Mais segurança para São Marcos: prefeitura aciona 10 novas câmeras e central de videomonitoramento
Central de monitoramento das 10 câmeras instaladas no centro de São Marcos foi inaugurada nesta quarta-feira (4). Câmeras foram acionadas nesta semana, estando localizadas em pontos estratégicos definidos pela Brigada Militar
5 anos atrás
Câmeras de videomonitoramento foram instaladas em cinco pontos da cidade (Foto: divulgação prefeitura)
Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, a Brigada Militar de São Marcos realizou em sua sede a cerimônia oficial de inauguração da central de monitoramento das 10 câmeras instaladas no centro da cidade. Estiveram presentes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos da segurança pública, presidentes e representantes de entidades, secretários e diretores municipais e comunidade em geral. As câmeras foram distribuídas em 5 pontos estratégicos, definidos pela Brigada Militar. Seis equipamentos ficaram nas rotatórias ao longo da Avenida Venâncio Aires, nas esquinas com as ruas Monsenhor Henrique Compagnoni e Padre Feijó. Além desses dois pontos, outros três na Rua José de Alencar, nas esquinas com as ruas XV de Novembro, Dr. Rosa e Monsenhor Henrique Compagnoni. Para definir a localização das câmeras, a BM observou alguns critérios, como o fluxo de pessoas e veículos e concentração de estabelecimentos comerciais. A central de monitoramento fica na sede da BM de São Marcos, e as imagens têm transmissão ao vivo, com equipamentos de última geração e monitores profissionais de 49”.
A gravação também fica disponível para posteriores consultas quando houver necessidade. As câmeras foram adquiridas por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), garantindo economia de 23% do custo total. Além das câmeras, a prefeitura arcou com os custos de equipamentos da central de monitoramento, infraestrutura e mão de obra. O investimento total foi de R$ 161.995,76. “Adquirimos as câmeras pensando em proporcionar aos munícipes e proprietários de estabelecimentos comerciais mais segurança e também auxiliar a Brigada Militar para que o trabalho desenvolvido por eles no município seja cada vez mais eficaz”, destacou o prefeito Evandro Kuwer.
Desde o início deste ano, São Marcos conta com outras cinco câmeras de leitura de placas. Estas também foram adquiridas por meio do CISGA e posicionadas em pontos estratégicos, viabilizando o projeto de Cercamento Eletrônico. Os equipamentos auxiliam na identificação de veículos em situação irregular e com pendências administrativas junto ao Detran-RS.
Promotor de justiça: ‘as câmeras são um grande aliado’
A instalação de novas câmeras de videomonitoramento em São Marcos significa mais segurança para os moradores e comerciantes. De acordo com o delegado de Polícia Civil do município, Edinei Albarello, os equipamentos deverão inibir ações criminosas e auxiliar também nas investigações. “Tem dois objetivos principais. O primeiro é inibir a atuação de bandidos, porque, sabendo que tem todo esse monitoramento em vários pontos, de certa forma eles ficam com um pouco de receio. E o segundo ponto é que, se acontecerem crimes, as câmeras ajudam na elucidação”, ressalta. O delegado destaca, ainda, que no início de 2019 a polícia enfrentou algumas dificuldades na investigação de uma série de furtos e arrombamentos no comércio local. “Aconteceram vários furtos e arrombamentos, e, se tivessem câmeras nos pontos principais, com certeza, em alguns casos, teria facilitado a investigação e inibido a atuação. A volta das câmeras é uma ferramenta a mais”, observa Edinei Albarello.
O promotor de justiça de São Marcos, Evandro Kaltbach, também ressalta que as câmeras serão aliadas nas investigações desenvolvidas pelos órgãos de segurança do município. “Há também necessidade de, posteriormente, garantirmos pleno êxito em eventuais investigações criminais, com provas de autoria e materialidade, de modo que a responsabilização e punição dos autores sejam possíveis, eficazes e exemplares. As câmeras são um grande aliado nesse árduo trabalho e na prevenção. A reinauguração das câmeras de vigilância traduzem um novo recomeço e um grande avanço nesse contexto”, aponta o promotor, salientando a integração dos órgãos nesse trabalho. “É um trabalho conjunto entre todas as forças de segurança, incluindo Poder Judiciário, Ministério Público, polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal e Estadual e Bombeiros, focando no combate da criminalidade e impunidade, de modo a desencorajar a atividade criminosa”, pontua o promotor Evandro Kaltbach.