-
ESPORTES
Mais de 1,5 mil peregrinos se deslocaram ao Santuário de Caravaggio em São Marcos
Grande romaria de Nossa Senhora de Caravaggio neste domingo (26) reuniu 1,5 mil fiéis, que acompanharam a imagem da santa por cerca de 8 km até o santuário localizado na Linha Tuiuti. Pré-romarias estavam acontecendo desde o dia 4 de maio
6 anos atrás
Padre Tadeu Libardi: 'Essa romaria de São Marcos é uma ligação com a romaria de Farroupilha'
A fé se mantém forte em São Marcos. A grande Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu cerca de 1,5 mil fiéis neste domingo, 26 de maio. A peregrinação iniciou em frente à Igreja Matriz de São Marcos e percorreu cerca de 8 km até a Capela de Nossa Senhora de Caravaggio na Linha Tuiuti, onde fica o santuário. O grande grupo chegou ao local por volta das 10h45, quando foi celebrada a Santa Missa. O padre Tadeu Libardi, que liderou a celebração da romaria, comenta que a peregrinação lembra a grande festa realizada em Farroupilha, no verdadeiro Santuário de Caravaggio da região. “Essa romaria de São Marcos é uma ligação com a romaria de Farroupilha, e nesse ano foi muito importante novamente. O dia estava propício para caminharmos e tivemos muita participação, por isso queremos agradecer a todos os festeiros e peregrinos”, comenta o padre. Francisco Storchi, integrante da diretoria da capela, mais conhecido como Chico, observa que a fé das pessoas segue crescendo. “A procissão acredito que se manteve igual ao ano passado, mas tem mais gente vindo rezar, que passa aqui pela igreja. As pessoas estão tendo mais fé”, destaca Chico.
As novenas dedicadas à Nossa Senhora de Caravaggio iniciaram ainda no dia 24 de abril, e seguiram até o último dia 19 de maio. A capela em Tuiuti esteve sempre lotada de fiéis, que prestigiaram toda a programação. “Todos os dias a igreja estava lotava, faltava lugar para as pessoas. Cada domingo foi um grupo que animou e foi muito lindo, sempre bem animado”, conta Chico. Além da programação religiosa e das romarias, no dia 3 de maio foi promovido o tradicional Jantar Dançante, no salão de Tuiuti. A banda Doce Encanto animou a noite para mais de 500 pessoas. “No baile tivemos casa cheia, vendemos todos os ingressos. Deu tudo certo e foi muito bom”, avalia.
No dia 4 de maio aconteceu a pré-romaria dos carros antigos. Esta foi a segunda edição e contou com a presença de cerca de 100 veículos. No dia 11, foi a vez da 4ª Romaria de Ciclistas, que registrou a participação de cerca de 50 ciclistas. Chico comenta que as duas primeiras pré-romarias tiveram baixa participação devido ao tempo chuvoso. “O clima não colaborou muito nesses dias, e na romaria das bicicletas só foram os corajosos mesmo”, comenta. No entanto, a participação na 11ª Cavalgada da Fé, no dia 18, surpreendeu os organizadores. “Superou nossas expectativas, porque tivemos uns 220 cavalarianos. Ano passado foi bem baixa a participação devido ao clima, mas nesse ano o tempo ajudou e foi excelente. Foi muito bonito de ver”, avalia Chico.
15 mil pessoas passaram pelo santuário
No sábado (25), que antecedeu o dia da romaria principal, aconteceu a 16ª Romaria de Motos e Jipes, que também teve grande adesão. De acordo com Chico, foram cerca de 300 motos e 40 gaiolas e jipes. “Essa pré romaria foi a maior desse ano e superou a do ano passado também”, conta. Chico comenta que durante o final de semana, no sábado e domingo, passaram pelo santuário cerca de 15 mil pessoas. No local, havia venda de lanches e o salão permaneceu aberto para acomodar a todos os fiéis. Segundo ele, foram vendidos cerca de 1,1 mil quilos de carnes, além dos demais lanches disponíveis no bar. “Passou muita gente por lá, e calculamos que pelo menos 30% que foram não comeram nada, apenas passaram, entraram na igreja ou no salão e não consumiram nada, então o número de pessoas que transitaram por ali foi grande”, observa. Todas as romarias contaram com o apoio da Brigada Militar de São Marcos, que fez o acompanhamento dos participantes durante o trajeto.
Expresso São Marcos contabiliza cerca de 1,4 mil passageiros: ‘Achamos que seria mais expressivo’
Há mais de 30 anos o Expresso São Marcos proporciona comodidade aos fiéis que caminham até o santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Tuiuti, e não desejam fazer o retorno à cidade a pé. São 8 km que separam a Igreja Matriz de São Marcos, onde geralmente inicia o trajeto dos fiéis, até a Capela da Linha Tuiuti. Muitos fazem o retorno caminhando também, outros combinam caronas, mas para quem não tem essas opções, o Expresso oferece veículos que partem a cada lotação em direção ao centro da cidade.
De acordo com o diretor da empresa, Fabrício Michelin, neste ano foram atendidas cerca de 1,4 mil pessoas entre o sábado (25) e domingo (26). Ele revela que a quantidade de passageiros diminuiu em relação ao ano anterior, quando foram registradas cerca de 1,6 mil pessoas. “Esse ano no sábado deu metade do público, mas no domingo foi praticamente a mesma coisa. Achamos que seria mais expressivo. Antigamente já chegou a dar uns 30% a mais de passageiros”, conta Fabrício.
Com a experiência de anos trabalhando na romaria em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, Fabrício comenta que a redução de público é visível. “Em relação ao transporte, pode diminuir porque muitas pessoas voltam caminhando também ou de carro. Mas com a experiência que eu tenho, é nítido que tem menos gente na procissão também”, aponta. Além do transporte para a volta, o Expresso disponibilizou ônibus em três horários no domingo, atendendo a pouco mais de 20 passageiros.