• Lattualita

    ESPORTES

    Lobão Trilhas & Aventuras traz turismo ecológico para São Marcos

    Com trilhas radicais e temáticas, agência de turismo guia grupos na sua propriedade, no Parque das Trilhas, na Linha São Jacó, e também em outros locais de natureza exuberante na região e outros Estados

    3 anos atrás

    Prática de rapel no Rio São Marcos, realizada pela Lobão Trilhas & Aventuras

Com iniciativa pioneira no município de São Marcos, há 9 anos a agência de turismo ecológico Lobão Trilhas & Aventuras, localizada na Linha São Jacó, realiza trilhas em meio à natureza em sua propriedade, denominada Parque das Trilhas, e também guia grupos em outros locais de natureza exuberante na região e outros Estados.

Trilha no Morro dos Cabritos, em Praia Grande (SC)

O casal proprietário da Lobão Trilhas & Aventuras, Clairton Júlio de Lima (Lobão) e Rejane Maria Brochetto de Lima, conta que a agência iniciou em 2012, através do projeto Pulando Janelas – coordenado pela Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste), que trata da disseminação da educação patrimonial, ambiental e turística a crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas da região. “Sou professora e quando era secretária na Escola Maranhão, comentei que o meu marido sempre gostou muito de aventura, já conhecia Aparados da Serra, atravessava canyons, sempre foi um amante da natureza. Aí, conversando com a professora Justina Riboldi, falei sobre essa vontade que tínhamos de montar um negócio de trilhas e aventuras e ela estava participando do Pulando Janelas, que é um projeto de turismo do nosso Estado. Então ela apresentou esse projeto do Lobão Trilhas & Aventuras no Pulando Janelas e nós fizemos um ofício para a prefeitura de São Marcos na época, pedindo autorização para montarmos esse negócio”, lembra Rejane de Lima, que, atualmente, além de sócia-proprietária da agência de turismo, leciona na Escola Estadual Giácomo Sandri, distrito de Pedras Brancas.

Desde o início, Lobão Trilhas & Aventuras atende turmas de escolas de São Marcos

Conforme detalha, a apoiadora do projeto Justina Riboldi foi a primeira professora a levar uma turma de alunos, da Escola Estadual Orestes Manfro, para uma trilha realizada pela agência. Em 2013, a Lobão Trilhas e Aventuras foi inaugurada oficialmente, com a presença do então de São Marcos prefeito Demétrio Lazzaretti, vice-prefeita Fabiana Dutra de Oliveira e secretário municipal de Turismo Áureo Bertelli. A agência recebeu assistência e vistorias de instituições como Atuaserra, Sebrae e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para se adaptar a toda a legislação exigida para o turismo ecológico.

‘Temos trilhas dentro da nossa propriedade e em outros locais da região’

Trilha em São Marcos com prática rapel

De acordo com os proprietários, a Lobão Trilhas & Aventuras seguiu realizando trilhas com turmas escolares em sua propriedade na Linha São Jacó e também expandiu o roteiro para outros locais. “Inicialmente tínhamos uma parceria, porque tem muita coisa que é dentro da nossa propriedade. Na época meus pais (Joanin Brochetto e Carmelina Stedile Brochetto) eram vivos, depois faleceram e acabamos herdando uma parte das terras e compramos outra parte. Então temos trilhas dentro da nossa propriedade, mas também dos vizinhos, para os quais damos um determinado valor para utilizar as terras deles. E também realizamos trilhas em outros locais da região, como Aparados da Serra, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, e fora do Estado, em Praia Grande (SC)”, cita Rejane.

Trilha no Parque Nacional de Aparados da Serra
Paredão para a prática de escalada no Parque das Trilhas, em São Jacó

‘Fazemos trilhas temáticas com personagens populares de filmes de terror’

Trilhas de halloween contam com a presença de personagens de filmes de terror

Além de trilhas radicais, com prática de rapel e escalada, a agência também realiza trilhas temáticas, atendendo aos pedidos dos clientes. “Começamos com a Speakeasy Escola de Idiomas, que nos procurou certa vez para propor uma trilha com temática de Halloween e nós então a desenvolvemos. Pensamos nos personagens, nas vestimentas, nas fantasias, na trilha, na alimentação. Já fizemos trilhas inspiradas na Família Addams, em zumbis, e em todos esses personagens mais populares de filmes de terror, como Chucky, Pennywise (do filme It), Ghostface (dos filmes Pânico), Leatherface (de O Massacre da Serra Elétrica). A gente adora fazer isso e fica muito legal uma trilha temática”, comenta Rejane de Lima.

Trilha temática inspirada na Família Addams

A agência conta com colaboradores que auxiliam nas trilhas temáticas. “Para essas trilhas de Halloween, por exemplo, são de 8 a 10 personagens de terror, que ficam no meio da trilha, geralmente à noite, fantasiados e atuando. São verdadeiros atores. Tem nossos filhos que nos ajudam, minha nora, alguns vizinhos, amigos e conhecidos nossos”, revela Rejane. Além das trilhas, a Lobão Trilhas & Aventuras oferece aos clientes cozinha, churrasqueira, banheiro e vestiário, campo de futebol e serviço de alimentação terceirizado. A agência já atendeu o número recorde de 240 pessoas em uma trilha em homenagem ao Dia dos Pais, realizada para a Escola Orestes Manfro. O telefone/whatsapp para contato é 991251056.

Prática de rapel em Veranópolis

Confira vídeos do Lobão Trilhas & Aventuras no canal do youtube

Parques das Trilhas também abriga museu das famílias Stedile e Brochetto

Museu localizado no Parque das Trilhas conta com ferramentas, máquinas e mobiliário antigos

O Parque das Trilhas, da Lobão Trilhas & Aventuras, localizado na Linha São Jacó, em São Marcos, também conta com o minimuseu Nostri Bisnnoni. No local há ferramentas de marcenaria que faziam parte do acervo do carpinteiro Joanin Brochetto, pai da sócia-proprietária Rejane de Lima; e também maquinários, ferramentas e mobiliário, adquiridos de Valentim e Josephina Stedile no momento em que Joanin Brochetto comprou a propriedade dos pais de Carmelina Stedile Brochetto, esposa dele e mãe de Rejane.

A casa, com mais de cem anos, onde estão expostas as peças, pertencia à família de Valentim e Josephina Costa Stedile. Nasceram nela a maior parte dos filhos do casal. Quando a casa tornou-se pequena para a família, foi construída uma nova e ampla moradia onde nasceram os filhos mais novos do casal, inclusive Carmelina Stedile Brochetto. Depois do falecimento de Carmelina em 2020, sua filha Rejane e o genro Clairton herdaram uma parte das terras e compraram outra e são os atuais proprietários da propriedade.