• Lattualita

    SEGURANçA

    Latrocínio no RS cai 87,5% em março: São Marcos não têm casos

    Em todo o Estado, houve um roubo com morte no mês e, no acumulado do ano, casos caíram 33,3% em relação a igual período de 2019. No comparativo, o Estado teve 8 casos de latrocínio em março de 2019, sendo um de São Marcos

    5 anos atrás

Mesmo diante de reduções recordes atingidas no ano passado, a Segurança Pública conseguiu alcançar novas marcas inéditas na diminuição dos indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul em março. Os casos de latrocínio em todo o Estado caíram 87,5% na comparação com o mesmo mês em 2019, de oito (sendo um de São Marcos) para um – o menor número para o período em toda a série histórica, iniciada em 2002. Em São Marcos, caiu de um caso em março de 2019 para nenhum no mesmo mês em 2020.  A queda em março colaborou para aprofundar o resultado no acumulado desde janeiro. Houve baixa de 33,3% nos roubos com morte no Estado na comparação dos primeiros trimestres do ano passado e deste. Passou-se de 21 ocorrências para 14, também o menor total para o intervalo temporal desde que o Estado começou a contabilização de crimes no RS.

Em Porto Alegre, com um só caso desde o início do ano (ocorrido em fevereiro), o primeiro trimestre fechou com queda de 50% sobre igual período de 2019, quando houve duas mortes durante assaltos (em março). Neste ano, o terceiro mês encerrou sem latrocínios na Capital. O foco territorial aplicado pelo programa RS Seguro, que intensifica o combate ao crime nos 18 municípios que tinham os maiores índices na última década, influenciou a forte queda de roubos com morte em março no Rio Grande do Sul. Dos sete latrocínios a menos em relação a 2019 no Estado, cinco deixaram de ocorrer em cidades que compõe o grupo priorizado – além dos dois da Capital, um em Pelotas e dois em Caxias do Sul. Fora desse bloco, os municípios de Farroupilha, Santa Cruz do Sul e São Marcos tiveram um latrocínio cada em março do ano passado e, em igual período de 2020, nenhum. O caso registrado em Bagé, que impediu zerar a contagem desse tipo de crime, fecha a conta.

Relembre o caso de latrocínio registrado em São Marcos em março de 2019

Um homem de 82 anos foi encontrado morto na Linha Edith, no interior de São Marcos, no dia 13 de março de 2019. Conforme informações da Brigada Militar, Ary Menegon estava sozinho em casa, localizada na BR-116, no momento do crime. Um vizinho encontrou o idoso, já morto, no chão da cozinha. Segundo o delegado da Polícia Civil de São Marcos, Edinei Albarello, as investigações concluíram que foi um caso de latrocínio e, conforme laudo da necropsia, o idoso foi morto por asfixia mecânica. “A princípio não tinha lesão, mas depois veio o laudo da necropsia atestando que a causa da morte do idoso foi por asfixia mecânica, ele foi sufocado. Como ela estava morando sozinho na residência, há não muito tempo, a princípio foi levado dinheiro porque os familiares diziam que ele guardava bastante dinheiro em espécie, só que não tivemos como comprovar porque os familiares não moravam mais com ele.  Então a suspeita é que tenham levado dinheiro”, revela Edinei Albarello. Conforme o delegado de São Marcos, a Polícia Civil não conseguiu chegar à autoria do latrocínio. “Ouvimos muitas pessoas que tinham relação com a vítima, a casa dele ficava num lugar muito isolado e aí não conseguimos chegar à autoria do crime”, observa Edinei.

Variação de latrocínios no RS

MARÇO DE 2019 / MARÇO DE 2020

Bagé –  0 / 1

Caxias do Sul* –  2 / 0

Farroupilha –  1  / 0

Pelotas* –  1  / 0

Porto Alegre* –  2 / 0

Santa Cruz do Sul –  1  / 0

São Marcos –   1  / 0

TOTAL   8 /  1

*Municípios que integram o grupo de 18 prioritários do RS Seguro