• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Início da vacinação de idosos em São Marcos depende do Ministério da Saúde: ‘o município não tem autonomia’

    60 novas doses de vacina contra a covid-19 serão recebidas em São Marcos nesta terça-feira (2). Nova ação de vacinação de profissionais de saúde no Centro Alexandre Zaniol acontece na tarde de hoje

    4 anos atrás

    40 profissionais da saúde foram vacinados no Centro Alexandre Zaniol na última sexta-feira (29)

A vacinação dos profissionais de saúde de São Marcos contra a covid-19 continua nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, com nova ação sendo realizada no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, a partir das 13h30. O público-alvo serão farmacêuticos/ bioquímicos, atendentes de farmácia e higienizadores desses locais; nutricionistas e recepcionistas desses consultórios; biomédicos que atuam na área da saúde; psicólogos e recepcionistas desses consultórios; higienizadores de consultórios de profissionais da saúde; quiropraxistas e recepcionistas desses consultórios; estagiários da área da saúde (com vínculo comprovado de estágio); e terapeuta ocupacional.

Na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, apenas 40 profissionais da saúde foram vacinados no Centro Alexandre Zaniol, e mais 10 receberam a dose da vacina na Secretaria Municipal da Saúde. Os demais profissionais que não realizaram a vacina na última semana (médicos, dentistas, auxiliares, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, e seus respectivos recepcionistas; enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares) podem receber a dose nesta terça-feira (2).

Questionada pelo L’Attualità sobre a pouca adesão dos profissionais de saúde à vacina contra a covid-19 e a urgência de vacinar os idosos são-marquenses (o município registra 15 óbitos de covid-19 na faixa de 57 a 89 anos), a secretária municipal da Saúde, Maristela Lunedo, ressalta que eles só poderão ser vacinados após autorização do Ministério da Saúde. “Não depende de nós, depende do Ministério da Saúde e dos laboratórios produtores da vacina. A nossa linha de frente da saúde, que atende casos de covid-19, está toda vacinada, salvo algumas pessoas que estavam com covid-19 ou com alguma infecção. Cada dose aplicada da vacina é nominal, então o Ministério da Saúde controla a vacinação através do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Sáude, e, quando estiver terminando os profissionais da saúde, eles mesmos vão liberar para os idosos. Eles não vão começar a vacinar os idosos num município antes e em outro depois, e não nos dão brecha para o município ter autonomia com relação a isso. Nós estamos torcendo que seja liberado logo, porque temos bastante procura local para vacinação de idosos”, destaca Maristela Lunedo. São Marcos possui 503 idosos acima de 80 anos, que poderão ser imunizados na próxima etapa de vacinação.

São Marcos receberá mais 60 doses de vacina contra a covid-19 nesta terça (2)

A secretária municipal da Sáude de São Marcos salienta a importância de que os profissionais da saúde procurem receber a vacina, para que a etapa de vacinação do primeiro grupo prioritário seja concluída. “Estamos abrindo para mais subgrupos, dentro da categoria dos profissionais de saúde, e o ideal é que essas pessoas procurem se vacinar”, assinala Maristela. Conforme informa, após o recebimento de 230 doses da vacina CoronaVac e 200 doses da Oxford/AstraZeneca, São Marcos receberá nesta terça-feira (2) a terceira remessa de vacinas, de laboratório ainda não informado. “São 60 doses, que vão vir da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Todas essas doses que já chegaram e mais essas 60 que vão chegar correspondem aproximadamente a 60% dos profissionais de saúde de São Marcos”, detalha Maristela Lunedo.

32, 6 milhões de vacinas deverão estar disponíveis no Brasil em fevereiro

Com a expectativa de entrega de vacinas prontas e a chegada de três remessas do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima dos imunizantes CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, o Brasil vai garantir até 48,8 milhões de doses de vacina contra a covid-19. A promessa é de que 32,6 milhões destas estejam disponíveis para serem distribuídas em fevereiro – o restante, no começo de março.