-
COLUNISTAS
Rodrigo Michelon - rodrigo.michelon@rodocell.com.br
Indignação nacional
Leia artigo do empresário são-marquense Rodrigo Michelon
2 anos atrás
O que falar da atual política de preços da Petrobras? UMA PAUSA PARA MINHA INDIGNAÇÃO…Uma potência que deveria ser, para todos os Brasileiros, motivo de orgulho e sinônimo de garantia e estabilidade, E, PELO CONTRÁRIO, tem tirado o sono e os cabelos de todos que utilizam e também dos que não utilizam seus produtos. Governos anteriores adotaram a nova formulação de preços de maneira irresponsável, sem um estudo sobre o impacto que iria causar à sociedade, utilizaram a Empresa como cabide de empregos para pessoas incompetentes, que não conduziram a Estatal ao seu merecido posto, sem uma projeção para as necessidades no médio e longo prazo.
Por incompetência de seus gestores, temos que vender óleo bruto e importar Diesel para fazer a economia continuar girando, somos um País de distâncias continentais e, mais uma vez, por incompetência de governos anteriores, nosso principal meio de transporte é o caminhão, não temos portos eficientes, nossa malha ferroviária é fraca, quase inexistente, sobrando nossas estradas que, para conseguirmos ter um mínimo de estrutura, tiveram de ser pedagiadas e, diga-se de passagem, com contratos mal negociados.
Me parece que a conta veio agora, com toda a sua intensidade, cobrando de todos nós Brasileiros as aberrações, as farras e as incompetências feitas com o dinheiro de nossos impostos. Pagamos salários e benefícios absurdos a pessoas para decidirem sobre o nosso destino, muitas delas estão lá sem que seja de nossa escolha e vontade, mas, mesmo assim, continuam desabonando e desfazendo o pouco de mudanças que com muito custo conseguimos implantar.
Está na hora de olharmos para o passado, e não digo apenas um passado recente, mas para tudo que ocorreu até hoje em nossa política e exigirmos mudanças drásticas e contundentes, se for o caso, que o governo privatize algumas Empresas e, outras, Estatize 100%, como é o caso da Petrobras, no meu ponto de vista é uma empresa estratégica que, pelo seu tamanho e abrangência, interfere na vida de TODOS os brasileiros. Ainda mais pelo modelo de distribuição de mercadorias utilizado pelo Brasil (RODOVIÁRIO).
Quando o atual governo fala em diversificar e modernizar portos e ferrovias, não vejo que seja algo contra uma ou outra categoria, mas sim formas de reduzir o custo dos produtos; sempre será necessário a utilização do caminhão, porém o faremos de uma forma mais adequada.
Não estou aqui falando para votarem em A ou B, estou procurando alertá-los, de uma forma muito fria e objetiva, sobre os métodos adotados por cada um frente as adversidades apresentadas, todos sabemos que, por mais que o remédio seja amargo e não agrade, mesmo assim ele é necessário, antes de votarem pensem NO QUE É MELHOR PARA O BRASIL A LONGO PRAZO precisamos colocar nos governos (Municipal, Estadual e Federal) gestores ao invés de Políticos.