-
CORONAVíRUS
SAúDE
Hospital São João Bosco: primeira semana de setembro registra menor procura por testes e maior número de internações
De 31 de agosto a 6 de setembro, Hospital São João Bosco realizou 52 testes rápidos de covid-19, na semana anterior total havia sido de 61
4 anos atrás
O mês de setembro começou com uma queda na procura por testes rápidos de detecção de coronavírus no Hospital São João Bosco, em São Marcos. Foram testados 21 caminhoneiros, com 4 testes positivos, e 31 pessoas da comunidade, um caso positivo para covid-19. No total foram 52 testes realizados, menor procura no comparativo com todas as semanas de agosto – em agosto menor total foi registrado na primeira semana, quando foram realizados 53 testes rápidos pelo HSJB. “O número de testes reduziu, mas o número de casos positivos se manteve de certa forma, não diminuíram. Acredito que as pessoas têm procurado mais precocemente fazer o PCR, que é coberto pelos planos de saúde. Na minha avaliação, continuamos com muitos casos positivos”, observa a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia da instituição.
Neste domingo (6), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, o município ultrapassou a marca dos 300 casos positivos de covid-19: são 305 confirmados, com 31 casos ativos e 272 recuperados.
Na primeira semana de setembro, Hospital registra primeiro óbito de paciente com covid-19 e uma alta
Já em relação às internações de pacientes com covid-19, neste domingo (6), o total é de 3 internados com a doença, mesmo número do último domingo de agosto. Permanecem em tratamento no hospital de São Marcos um homem de 49 anos, uma mulher de 35 anos e uma mulher de 76 anos. Conforme o médico Roberto Pessini, apenas um dos pacientes está utilizando suporte de oxigênio. “Dos três apenas um está precisando suporte de oxigênio. Demais estão estáveis. A senhora idosa está já em fase final de recuperação”, informou Pessini ao L’Attualità na noite deste domingo (6).
Durante a semana, uma paciente de 47 anos recebeu alta do HSJB e foi registrado o primeiro óbito de paciente internado no Hospital São João Bosco com covid-19. O são-marquense, de 79 anos, buscou atendimento no hospital na quinta-feira (4), às 19 horas, e faleceu 7 horas depois. De acordo com informações da administração do Hospital, ele já teria chegado bastante debilitado e foi submetido ao teste rápido, que indicou resultado positivo para o coronavírus. “Gostaríamos de reforçar a importância das pessoas procurarem atendimento nos primeiros sintomas, para que possamos testar e tratar precocemente, pois a rapidez no início do tratamento é decisiva para a recuperação, conforme tem mostrado a experiência com os pacientes de covid-19 atendidos e tratados no Hospital São João Bosco”, ressalta a gestora do HSJB, Aline Brochetto.