• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Hospital de São João Bosco: busca de caminhoneiros por testes rápidos se manteve neste final de semana

    Campanha em prol da saúde dos motoristas recebe apoio de empresas de São Marcos para compra de testes rápidos para detecção de coronavírus

    4 anos atrás

    Hospital São João Bosco realiza testagem em massa de motoristas através de campanha liderada por entidades de São Marcos

Segue em curso a campanha para realização da testagem em massa de caminhoneiros para coronavírus no Hospital São João Bosco, em São Marcos. Neste final de semana, sexta, sábado e domingo, de 12 a 14 de junho, foram testadas 27 pessoas, redução de 6 testes no comparativo com o último final de semana (5,6 e 7 de junho), quando o total de testes rápidos chegou a 33. Dos 27 testes rápidos realizados de 12 a 14 de junho no HSJB, 3 são pessoas da comunidade, sendo que, destes, um homem de 70 anos com sintomas positivou para coronavírus. “Se trata de um caso em vias de recuperação, conforme o resultado do teste rápido realizado, esse senhor já apresentava anticorpos de memória, não sendo necessária internação”, observa a farmacêutica Daniela Trevisan, representante da comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações da instituição durante a pandemia.

Ainda, do total de 27 testados nesta sexta, sábado e domingo no Hospital São João Bosco, 24 foram caminhoneiros, o número se manteve o mesmo registrado no último final de semana. Destes 24, 2 são motoristas que retornaram para fazer o teste novamente após período de 15 dias. “O que reduziu foi a procura por testes por parte de pessoas da comunidade, em relação aos motoristas a procura se manteve igual”, aponta Daniela.

‘Os testes da campanha estão ajudando e muito a comunidade de São Marcos’

A campanha de testagem em massa dos caminhoneiros para Covid-19 está sendo realizada pelo Hospital com apoio de entidades e empresas de São Marcos, responsáveis pelas doações de dinheiro para a compra dos testes rápidos para detecção do novo vírus. Da Associação dos Motoristas São-Marquenses e da CIC São Marcos foram recebidos 75 testes cada e mais 150 testes foram adquiridos pelo próprio Hospital São João Bosco. Além disso, a busca de recursos junto a empresas de São Marcos já garantiu a compra de mais 375 testes até o momento. “Os testes da campanha estão ajudando e muito a comunidade de São Marcos. Nossos testes estão servindo não apenas para a testagem em massa dos motoristas, mas também para auxiliar as pessoas da comunidade, especialmente contactantes e familiares de positivados, onde muitas vezes há crianças, para que possamos acompanhar melhor a sua saúde em relação à contaminação pelo vírus”, explica Daniela. “Esse senhor que foi positivado hoje (14), se não fossem os testes rápidos que adquirimos, seria testado após avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, que marcaria o exame, ou seja, ia ficar no isolamento, mas não ia ter certeza, e quando a pessoa tem certeza os cuidados são outros”, observa a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto.

Pacientes internados com Covid-19 apresentam boa recuperação

Neste domingo (14), o Hospital São João Bosco permanece com dois pacientes internados com Covid-19, homem de 55 anos e mulher de 60 anos. Ambos seguem se recuperando e evoluindo bem em relação ao tratamento.

‘Na última semana recebemos um número maior de confirmação de empresas apoiando a compra dos testes e os contatos vão continuar’

Também integrante da comissão do Hospital SJB e responsável pela captação de recursos junto às empresas do município, a jornalista Roseméri Drago explica sobre o modelo de doação adotado e a adesão maior à campanha recebida nos últimos dias. “O modelo é totalmente transparente, com compra das caixas de teste em nome das empresas, mediante nota fiscal enviada aos apoiadores, descritiva da compra realizada enviada pela própria importadora da qual são adquiridos. Não há circulação de dinheiro, as empresas depositam, recebem a nota fiscal e as caixas de teste são entregues pela importadora no hospital. Na última semana recebemos um número maior de confirmação de empresas apoiando a causa e os contatos vão continuar, pois o Hospital registra uma média de consumo de 50 testes por semana, e a tendência é de que essa média venha a aumentar”, explica Rose.