• Lattualita

    GERAL

    Glaucio Brochetto assume Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos de São Marcos nesta quarta-feira (12)

    Atual secretário da Agricultura acumulará dois cargos, após exoneração de Vinicius Capeletti

    3 anos atrás

    Vinicius Capeletti será substituído por Glaucio Brochetto na Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos (Foto Paola Vedovelli)

A partir desta quarta-feira, dia 12 de maio, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos de São Marcos será assumida por Glaucio Brochetto, que acumula também o cargo de secretário municipal da Agricultura. Conforme informações da prefeitura, a troca de titularidade se deve ao pedido de exoneração do atual diretor, Vinicius Capeletti, que seguirá “novos rumos profissionais”. Glaucio Brochetto informa que os trâmites da troca de cargos iniciaram ainda na semana passada. “Acompanhei o trabalho do Vinicius mais de perto e ele me explicou todo o funcionamento desta secretaria. Meu objetivo na liderança dos Serviços Públicos e Urbanos é dar sequência aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos, com especial atenção à jardinagem nos canteiros e a roçada nas ruas. Nosso objetivo é seguir com todos os trabalhos que deixem a cidade bonita e limpa”, declara o secretário.

Glaucio Brochetto já compõe a administração municipal desde o início do primeiro mandato do prefeito Evandro Kuwer. Em 2 de janeiro de 2017, assumiu o cargo de secretário municipal de Obras do Interior e, após mais de 2 anos, em 1º de abril de 2019, foi transferido para a Secretaria Municipal da Agricultura. Conforme detalha Glaucio, neste período à frente da pasta, ele já se afastou por 30 dias, em setembro de 2019, quando assumiu como vereador suplente do PDT na Câmara de Vereadores de São Marcos, substituindo a vereadora Ivana Polo (MDB).

‘Acho que até o final deste ano é provável que eu fique à frente da pasta’

Ao L’Attualità, o secretário municipal da Agricultura Glaucio Brochetto ressalta que a sua permanência na Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos deve ser provisória. “Em conversa com o prefeito Evandro Kuwer e o vice Marronzinho, eu pedi para que fosse uma situação provisória, até que eles arrumem outra pessoa para ocupar o cargo. Em função da questão da pandemia, eu acho que até o final deste ano é provável que eu fique à frente da pasta. Mas acredito que depois teremos outra pessoa nos Serviços Públicos e Urbanos”, antecipa Glaucio Brochetto. Conforme salienta, ele não receberá dois salários enquanto cumprir as duas funções. “Acumula só o serviço”, comenta Glaucio.

Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos: ’em função da lei 173, não tem como contratar novos funcionários’

Conforme detalha, enquanto acumula os dois cargos de secretário e diretor, seguirá contando com a atual equipe de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos. “A princípio eu vou estar trabalhando com o que temos de funcionários. Essa foi até uma das questões que o Vinicius Capeletti sempre batalhou, para que viessem novos funcionários, mas, em função da lei 173 (que estabelece que a realização de concurso público fica proibida até 31 de dezembro de 2021, exceto para reposição de vagas nos quadros efetivos), não tem como contratar. Então estão sendo feitos alguns contratos emergenciais, como para roçador, por exemplo”, comenta Glaucio Brochetto.

Conforme detalha, atualmente a secretaria conta com 4 roçadores; 4 eletricistas, que atendem iluminação pública, colégios e prédios públicos; e mais 6 operários gerais, sendo que 3 atuam na Praça Dante Marcucci e outros 3 realizam o serviço de podas e recolhimento de entulhos e móveis.