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Fado lança linha de molas na 23ª Fenatran, em São Paulo
Fado apresentou sua nova linha de molas e aramados na Fenatran 2022, realizada de 7 a 11 de novembro, focando também o mercado agrícola
2 anos atrás
Pela 2ª vez na Fenatran, Fado foca montadoras de implementos rodoviários
A Fado Auto Peças, indústria especializada na fabricação da linha de escapamentos e peças para caminhões e carretas, foi uma das empresas expositoras de São Marcos na 23ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) – a principal feira da América Latina do setor de veículos pesados. No evento, realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (pavilhão de exposições localizado na cidade de São Paulo), a Fado apresentou, ao setor de implementos rodoviários e agora também ao mercado de tratores e implementos agrícolas, a sua nova linha de molas e aramados, com aplicação em diversos setores, abrindo uma nova gama de clientes.
Em seu estande, G 179, a Fado lançou o novo mix de produtos, com diversos modelos e tipos de molas, grampos, pinos e aramados de diversos formatos. “As molas têm diversas formatações, então em diversos setores elas podem ser aplicadas. A mola é um produto que vai em várias partes do caminhão e também dos implementos rodoviários e agrícolas. Por exemplo, tem a mola que prende o para-choque, que faz o para-choque ter a suspensão correta na carreta; e a mola que vai no patim de freio do caminhão e também da carreta. É um componente utilizado em várias partes. Quando o freio é acionado, tem uma mola que aciona a pastilha de freio para encostar no tambor, uma mola de tração”, explica o diretor comercial da Fado, Valderez Rodrigues.
Conforme acrescenta, o produto também é bastante utilizado no meio agrícola. “É utilizado muita mola em trator, em implementos agrícolas. Uma plantadeira, por exemplo, a base é toda com mola, que vai acionar e desacionar o bico para soltar a semente na terra. É tudo a mola que vai trabalhar nisso. Enfim, a mola foi o nosso grande lançamento na Fenatran, e foi uma surpresa, porque ninguém esperava que nós fôssemos entrar para esse mercado de arames”, assinala Valderez.
Investimento em tecnologia: ‘um equipamento que não tinha aqui em São Marcos e que, na região, existe algo similar, mas de pequeno porte’
Conforme ressalta, para lançar a nova linha de produto, a Fado realizou um alto investimento em tecnologia em 2022. “Um investimento gigante. Um equipamento que não tinha aqui em São Marcos e que, na região, existe algo similar, mas de pequeno porte. Nós trouxemos um equipamento com uma tecnologia grande agregada, de fora do país, e que vai trabalhar com uma gama de arames de 2 milímetros até 9 milímetros”, destaca Valderez Rodrigues.
‘Consolidou a marca Fado associada também a implementos rodoviários e outras linhas’
A estreia da Fado na Fenatran aconteceu na 22ª edição, em outubro de 2019, quando a empresa foi a única expositora são-marquense presente na feira. Na ocasião, a Fado lançou nova linha de peças para carrocerias de caminhão, focando montadoras e frotistas. “A primeira vez em que participamos o objetivo era buscar o mercado de carretas, que era a linha em que a gente estava entrando e, com certeza, foi o ‘up’ para vir toda a clientela desse setor de carreta do implemento rodoviário. A Fenatran nos abriu as portas para esse mercado”, assinala a gerente comercial da Fado, Carine Bolson Michelon.
O diretor comercial da Fado, Valderez Rodrigues, destaca que a segunda participação da empresa na Fenatran, em 2022, serviu para consolidar a marca junto às montadoras. “É importante mostrar os nossos produtos, mostrar que a Fado é voltada para o mercado de reposição e que hoje também está buscando, na linha de montadoras, essa questão de implementos rodoviários. Evidenciar que o nosso produto tem um perfil de qualidade e de atendimento que agrega na necessidade das montadoras e apresentar também para os clientes dessas montadoras que estão lá que a nossa marca já tem outros produtos, para que eles possam ser atendidos. Porque eles não tinham esse conhecimento, na nossa primeira participação na Fenatran, e agora consolidou bastante na segunda, essa questão da marca Fado estar associada também a implementos rodoviários e outras linhas”, ressalta Valderez Rodrigues.
‘Tivemos excelentes reuniões na 23ª Fenatran, excelentes feedbacks de futuros parceiros’
Conforme aponta, a Fado sempre teve o perfil de participar de feiras buscando a consolidação de parcerias . “Nosso objetivo nunca é de ir lá fazer promoção, tirar pedido, nunca fomos para isso em feiras. Desde quando participamos da Automec e agora na Fenatran, o objetivo sempre foi de consolidar a marca, associada a produto com parceiros comerciais. Formatar parcerias que venham a ser contínuas por um longo prazo e, nesse sentido, tivemos excelentes reuniões na 23ª Fenatran, excelentes feedbacks de futuros parceiros e também de outros que já são parceiros e foram lá e consolidaram mais ainda. Eles puderam enxergar a confiabilidade da empresa de estar no evento apresentando algo novo e também trazendo o que já faz e se colocando como solução para eles. Fomos reconhecidos, chamados para negociar, para formatar um futuro que caminhe junto às empresas, de forma que isso traga resultados bons contínuos”, comenta Valderez Rodrigues.
‘Para nós foi a melhor feira, tanto em termos de estrutura, de pessoal, de negócios e de abertura de portas’
Carine Bolson salienta que a 23ª Fenatran, que marcou o retorno do evento após 3 anos, em virtude da pandemia, foi maior em termos de espaço e de público. “De acordo com o pessoal que eu tinha contato, eles estipulavam uma média de em torno de 3 áreas a mais na Fenatran desse ano. Realmente estava muito grande. Com certeza o pessoal foi com muita vontade, estava sedento por um evento, por ver tecnologia, inovação, mercado. Teve um público muito maior que a última edição. E, por um termômetro que nós tiramos do nosso estande da Fado, tanto na questão de negociação quanto de clientes e parceiros novos, o público era muito maior. Foi uma feira muito boa. Para nós foi a melhor feira, tanto em termos de estrutura, de pessoal, de negócios e de abertura de portas”, destaca Carine Bolson.
Fado em 2023: ‘queremos ser a solução para os clientes’
Localizada na VRS 315, Km 3,9, número 718, na estrada Padre Pedro Rizzon, próximo a Linha São Luiz, em uma área de 40 mil m² (sendo 11 mil metros de área construída), a Fado Auto Peças conta, atualmente, com 86 funcionários e cerca de 30 representantes indiretos em todo o Brasil. “Atendemos todas as regiões, algumas com vendedor interno e, em algumas regiões que não tem vendedor, atendemos diretamente pela empresa. E temos vendedores externos na América Latina”, detalha a gerente comercial da Fado, Carine Bolson Michelon.
Conforme antecipa o diretor comercial Valderez Rodrigues, para 2023 a Fado está projetando produtos que sejam solução para o cliente na linha metalúrgica em que a empresa atua: aço, corte, dobra, solda, arame, mola, no segmento de caminhão, carreta, implemento rodoviário e implemento agrícola. “As montadoras pegam hoje vários componentes de vários sistemistas e dentro ‘de casa’ elas têm que juntar e fazer um produto que vai agregar no produto principal delas. Mas certos processos elas querem tirar de dentro do sistema delas e querem algum sistemista que entregue solução. E a Fado quer fazer isso para o cliente, queremos ser a solução de qualquer produto que esteja ligado no nosso segmento de aço, com a tecnologia que a Fado tem de tubo, chapa, solda, corte, dobra, mola, flexível. Se precisar juntar mais de um tipo de solução nesses 5 ou 6 quesitos que a Fado tem como tecnologia que domina, nós juntamos e apresentamos para eles, seja clientes da linha do caminhão, de implementos rodoviários ou agrícolas. Isso eles enxergaram com ótimos olhos na Fenatran. E nós vamos intensificar essa iniciativa em 2023: ser solução”, pontua Valderez Rodrigues.