• Lattualita

    GERAL

    NATAL DE TODOS

    Espetáculo natalino tomou conta da Praça Dante Marcucci neste sábado (1º)

    Começou o Natal de Todos em São Marcos. Além da chegada do Papai Noel, crianças e adultos prestigiaram apresentação do Coro Lumiar e Coro São Marcos, do tenor Giovanni Marquezeli e banda Os Urbanos. Ato ecumênico foi novidade neste ano

    6 anos atrás

    Papai Noel chegou a São Marcos em carro antigo e ficará no município até dia 25 (Foto: assessoria de imprensa prefeitura)

São Marcos recebeu um grande espetáculo natalino neste sábado, 1º de dezembro. A abertura do Natal de Todos, na Praça Dante Marcucci, contou com programação cultural diferenciada no palco da Concha Acústica, além da apresentação da decoração e iluminação natalina da praça à comunidade presente. As apresentações iniciaram a partir das 18 horas, com o Coro Lumiar e Coro São Marcos, da Escola Estadual Orestes Manfro. Após, houve ato ecumênico que possibilitou ao representante de cada religião falar  durante 10 minutos sobre o Natal e o nascimento de Jesus, sob a visão de cada doutrina. O padre Tadeu Libardi, representante da religião católica, destacou a importância da família, lembrando que “Jesus está dentro de cada um de nós”. O pastor Moisés Minich, representante da Igreja Evangélica Quadrangular, salientou que “Jesus deve ser o convidado principal nas celebrações natalinas”. Representando o movimento espírita, Ana Fachin falou sobre os ensinamentos de Jesus e criticou a exploração comercial do Natal, destacando que a data deve ser “menos comercial e mais espiritual”.

A chefe de gabinete da prefeitura e responsável pela programação natalina, Viviane Magalhães, revela que a ideia do ato ecumênico partiu de uma necessidade de tornar a programação mais abrangente. “Nós estamos passando por um momento de crise econômica, política e moral muito forte, então a primeira ideia que tive quando fui chamada para fazer o Natal foi aproximar mais as pessoas e amenizar um pouco esses corações. O que me veio em mente foi algo religioso e tive a ideia de procurar outras entidades religiosas. Sabemos que existem muitas outras religiões, mas nesse primeiro momento não seria possível reunir todas. Por enquanto conseguimos abranger essas”, destaca Viviane.

A programação de abertura do Natal de Todos seguiu com show da banda Os Urbanos, de Caxias do Sul. O grupo divertiu com cenas teatrais e interagiu com o público presente. Com fantasias natalinas, os músicos relembraram também a irreverência da banda brasileira de rock cômico Mamonas Assassinas. “Eu estava procurando na internet algo que fosse animado e lembrasse o Natal, e encontrei eles. Toda a sonorização e iluminação eram deles, foi muito útil e de qualidade”, avalia Viviane, ressaltando que o pacote com a produtora Foco 3 custou cerca de R$ 6 mil e incluiu diversos serviços. “As pipocas gratuitas também foram oferecidas pela banda. Eles deixaram todo o equipamento de som desde o início da programação, não só para o show deles, mas também à nossa disposição. Esse pacote também dava o Papai Noel, a Mamãe Noel e os duendes”, revela Viviane Magalhães.

Na cidade que sedia um dos maiores encontros de carros antigos do Estado, o Papai e a Mamãe Noel chegaram embarcados em um Ford Thunderbird 1956 Red Fiesta (modelo que é destaque no cartaz de divulgação do 21º Encontro de Carros Antigos de São Marcos). Agora, eles estarão recebendo os visitantes em sua casinha na Praça Dante Marcucci, nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h, sábados, das 14h30 às 22h, e domingos, das 15h às 22h. Logo após a tão esperada chegada da Família Noel, o tenor Giovanni Marquezeli e sua equipe de músicos, de Farroupilha, foram os últimos a se apresentar, com músicas clássicas e natalinas. “Geralmente chamam música gaúcha e eu queria mudar, para mostrar coisas novas aos são-marquenses. O tenor Giovanni foi maravilhoso. O pacote completo dele, com todos os músicos custou R$ 4.500”, informa a coordenadora da programação natalina em São Marcos.

Durante a programação neste sábado (1º) houve distribuição de pipoca, algodão doce e mudas de flores. O Interact Club se encarregou das pinturas faciais nas crianças. Outro atrativo da noite foi a presença de food trucks na praça. “Ano passado nós sentimos falta de algo para comer ali na praça. Então esse ano qualquer pessoa podia jantar ali e acompanhar toda a programação. O clima atrapalhou um pouco, muita gente foi embora quando deu uma pancada de chuva, mas a Praça está convidativa”, observa Viviane Magalhães. A programação do Natal de Todos segue até o dia 25 de dezembro. O Dindinho fará passeios pela cidade de terça-feira à domingo, das 15h30 às 17h30 e das 18h às 22h.