• Lattualita

    EDUCAçãO

    ESCOLA ESTADUAL MARANHãO

    Escola Maranhão, de São Marcos, realiza sua primeira Literarte

    Mostra de literatura e arte aconteceu no último dia 18 de julho, na escola. Alunos do turno da manhã apresentaram trabalhos e performances para a comunidade

    1 ano atrás

    Mostra Literarte teve sua primeira edição no dia 18 de julho (Foto: divulgação)

No último dia 18 de julho, a Escola Estadual Maranhão, de São Marcos, realizou a sua 1ª Literarte. A mostra de literatura e arte buscou despertar nos alunos o interesse por essas áreas do conhecimento e estimular a leitura de obras e aplicação no cotidiano. A Literarte aconteceu no turno da manhã e contou com a visita de praticamente todas as escolas do município. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de todas a idades, que estudaram e desenvolveram atividades sobre diferentes obras, declamaram poesias, cantaram músicas, entre outras abordagens. “A mostra foi organizada pelas professoras de linguagens, literatura e arte. O objetivo era explorar a parte da literatura, junto com o cunho artístico. Na literatura se estudam as poesias, os autores, os gêneros literários, a questão da expressão por meio da poesia, da declamação, canto, música, os origamis. Cada grupo trabalhou com um tema”, explica a diretora da Escola Maranhão, Gisele Rizzon.

A mostra foi organizada, principalmente, pelas professoras de literatura Isabela Diaz Araújo e Rubiane Guerra, professora de arte Ivete Carraro Armiliato e as professoras de matemática Débora Buckell e Vivi Moraes. Uma das obras trabalhadas foi a Colcha de Retalhos, de Conceil Correia Silva e Nye Ribeiro Silva. Neste projeto, os alunos puderam resgatar memórias e vivências em torno da literatura. Após a leitura to livro, os estudantes confeccionaram uma colcha de retalhos com desenhos, ilustrando momentos de suas vidas, e também pequenas colchas de tecidos que serão doadas a entidades assistenciais de São Marcos. “As colchas são colchas mesmo, e elas vão ser doadas. São colchas pequenas, para bebês”, revela Gisele.

O projeto contribuiu para que os alunos compreendessem a diversidade da sociedade, os diferentes pensamentos, identidades e valores, que formam uma grande teia. A diretora da Escola ressalta, Gisele Rizzon, o engajamento dos alunos nessa primeira edição da Mostra Literarte e agradece a participação da comunidade são-marquense. “A participação dos alunos foi muito boa, eles trabalharam muito. E o evento não teria acontecido se não fosse a dedicação deles. A organização foi bem dos alunos mesmo, eles que se engajaram nisso. E queremos agradecer a todas as escolas que deram apoio e prestigiaram, e também à vice-prefeita Rosa Fontana e à secretária de Educação, Tatiane Borghetti, que participaram e deram essa força à nossa primeira Literarte”, pontua Gisele Rizzon.