-
CORONAVíRUS
GERAL
Empresas de São Marcos realizam segunda ação de apoio aos caminhoneiros
Segundo dia de entrega de kits com itens de prevenção, como máscara e álcool gel, além de alimentos e brindes, aconteceu na última sexta-feira (30). Ao todo, 770 kits foram entregues para caminhoneiros entre março e abril
4 anos atrás
Na última sexta-feira, dia 30 de abril, aconteceu a 2ª Ação de Empresas Pró-Caminhoneiro em São Marcos, das 8h às 16h30, no Km 112 da BR 116. Assim como na primeira ação, realizada em 26 de março, kits com máscaras, álcool gel, alimentos e brindes, patrocinados pelas empresas participantes, foram entregues aos motoristas de caminhão que passaram pelo local durante o dia. 400 caminhoneiros participaram da ação de apoio no mês de abril. Em março, 370 caminhoneiros já haviam sido beneficiados com a iniciativa.
Ao todo, 770 kits foram entregues ao final das duas ações, superando o número inicial projetado pela Ação Pró-Caminhoneiro, de 500 caminhoneiros contemplados. “Nesta segunda ação, registramos um maior movimento de caminhoneiros pela manhã e, no final da tarde, próximo das 16h, teve uma diminuição. Então, dos 400 kits que tínhamos projetado para o segundo dia, sobraram 39, que já foram entregues aos caminhoneiros pelo Cláudio Machado, representante da rádio Gasmar. Mas, resumindo, todos os 400 kits já foram entregues aos motoristas conforme o projetado”, destaca a idealizadora da ação, a jornalista e profissional de marketing Roseméri Drago.
‘Conseguimos melhorar os kits com apoio de mais empresas’
Conforme observa, um maior número de itens foram entregues em cada kit para os motoristas na segunda edição da Ação Pró-Caminhoneiro. “Esses 400 kits estavam ainda mais reforçados do que aqueles entregues na primeira ação. Conseguimos colocar uma caixa de bombons em todos, sendo que no primeiro dia só 222 kits (de um total de 370) tinham esse item a mais. Também a parte de brindes estava mais reforçada, porque tivemos nessa segunda edição uma maior participação de grandes empresas, como a Bepo, Fabbof e Master Power, que nos deram um suporte muito bom. Com isso, conseguimos melhorar também os kits”, assinala Roseméri.
A equipe da Polícia Rodoviária Federal do posto de Caxias do Sul apoiou novamente a iniciativa, sinalizando trecho e permitindo a realização da segunda ação com segurança. As novas empresas participantes da 2ª Ação Pró-Caminhoneiro foram Fabbof, Metal C, Pegemar, Matrizaria Cardoso, Bepo, Master Power, Rovali e Scandiesel. Já apoiavam o movimento desde a primeira ação, no mês de março, as empresas Águas Serra Maior, ASM Frutas, Renovadora de Pneus Chimba, Cooperativa Rio Branco, Digal Pneus – Dunlop, Engevel, Fado Auto Peças, Humanize Marketing Estratégico, Jetta Componentes, Rodo Waves Transportes, Sicredi, Suspentech e Super Marco. Após a primeira ação, em 26 de março, os grupos de rádio amador Gasmar e Cidade Scania uniram-se ao movimento, com colocação de faixas pedindo a vacinação prioritária para os motoristas de caminhão na BR 116, e inclusão do adesivo da campanha nos kits entregues aos caminhoneiros participantes da segunda ação, no dia 30 de abril.
2ª Ação Pró-Caminhoneiro reforçou pedido dos profissionais pela vacina contra a covid-19: ‘estão longe de casa e não sabem se ainda verão as suas famílias’
Em seu segundo dia, a Ação Pró-Caminhoneiro seguiu com o objetivo de chamar a atenção da população para os sérios problemas enfrentados pelos transportadores durante a pandemia e amplificar o pedido dos profissionais da estrada pela vacina contra a covid-19. “Seguimos com o objetivo de valorizar e apoiar o caminhoneiro, e também chamamos a atenção da população para as dificuldades que eles estão enfrentando, com falta de infraestrutura na estrada, não tendo onde se alimentar bem e não conseguindo banheiro higienizado. Inclusive, acreditamos que os banheiros sejam o maior foco de transmissão da covid-19 para eles, pois não são desinfectados como deveriam. Destacamos também o fato de que os motoristas podem ficar mal, ter sintomas da covid-19, e muitas vezes são atendidos em hospitais com poucos recursos. Estão longe de casa e não sabem se ainda verão as suas famílias”, ressalta Roseméri Drago.
Famílias de caminhoneiros são-marquenses que faleceram em virtude da covid-19 participaram de 2ª Ação
Após a realização da primeira Ação Pró-Caminhoneiro, no dia 26 de março, o falecimento de dois motoristas são-marquenses em virtude da covid-19 – Roberto Pelissari, no dia 29 de março, e Pedro Martins, no dia 8 de abril, ambos com 59 anos – , aumentou o clamor dos transportadores pela vacina em São Marcos. Neste dia 30 de abril, a 2ª Ação Pró-Caminhoneiro teve a participação dos familiares vestindo camiseta em homenagem aos motoristas falecidos e reforçando o pedido da vacina contra a covid-19 para todos os caminhoneiros.
A esposa de Roberto Pelissari – primeiro caminhoneiro vítima fatal da covid-19 em São Marcos – Valéria Piccoli Pelissari, 53 anos, destaca a emoção de entregar os brindes para os caminhoneiros no segundo dia da ação. “Foi muito bom e foi emocionante. Quanto mais a gente fizer pelos caminhoneiros, melhor, porque eles sempre foram grupo prioritário em outras situações, e agora, na questão da vacina contra a covid-19, estão sendo deixados de lado”, aponta Valéria.
‘Se não conseguirem se movimentar, o país para. Eles também são linha de frente’
Gracione Dallago Martins, esposa do segundo caminhoneiro vitimado pela doença, Pedro Martins, também comenta sobre a participação na ação, agradecendo a todas as empresas que viabilizaram o movimento. “Nossa família agradece a todas as empresas pela dedicação e esforço para realizar a campanha pró-caminhoneiro. Agradecemos também a família Pelissari, por vestir a camiseta junto com nós na ação. Somos duas famílias que sofrem a perda do pilar de suas vidas, mas estamos confiando no empenho de pessoas competentes para que todos os caminhoneiros recebam a vacina contra a covid-19. Eles já provaram para o Brasil que, se não conseguirem se movimentar, o país para. Eles também são linha de frente”, pontua Gracione Martins.
Terceira edição da Ação Pró-Caminhoneiro: ‘o próximo passo é expandir a ideia para outras cidades’
A idealizadora da Ação de Empresas Pró-Caminhoneiro, Roseméri Drago, visualiza a expansão da iniciativa em uma terceira edição. “Acredito que tenhamos alcançado os objetivos projetados para o início da Ação Pró-Caminhoneiro, tanto em números quanto em relação aos propósitos do movimento. O próximo passo, quando realizarmos a terceira edição, imagino que seja fazer com que a ação cresça para além de São Marcos. Fazer parcerias com empresas de outros municípios, para que possamos fazer a divulgação e entrega, expandindo a ideia para outras cidades. Mas mantendo o protagonismo de São Marcos, de forma a manter a característica de ser um movimento iniciado por São Marcos, capital gaúcha do caminhoneiro, e suas empresas”, projeta Roseméri Drago.
Bepo: ‘que essa atitude positiva nos dois dias da ação se traduza num movimento extremamente favorável para a classe dos caminhoneiros’
A gestora de RH da Bepo, Márcia Boff, destaca a importância da união das empresas são-marquenses para a realização da ação em prol dos caminhoneiros. “Nós nos sentimos muito felizes em ter participado dessa ação, que mostrou que a união de várias empresas aqui da nossa cidade contribui muito para mostrar para toda a sociedade a importância que o caminhoneiro tem no nosso dia a dia. Nós reforçamos que o caminhoneiro é essencial e é uma mão de obra que não pode parar. Que essa atitude positiva que vimos nos dois dias dessa ação se traduza num movimento extremamente favorável para a classe dos caminhoneiros. Seja com a vacina, que vemos que é extremamente importante e foi tão reivindicada, e também com pontos positivos nas melhorias das condições diárias que são enfrentadas pelos motoristas”, assinala Márcia Boff.
Fabbof: ‘precisamos apoiar e reforçar a importância de incluir os caminhoneiros nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19’
O gerente de TI e marketing da Fabbof, Ramon Borghetti, ressalta que, para a empresa, “foi uma honra e uma satisfação” participar da segunda Ação Pró-Caminhoneiro. “A Fabbof nasceu e cresceu produzindo peças e acessórios para caminhões, a paixão pelo caminhão está em nosso DNA, assim como o respeito e a admiração pelo amigo caminhoneiro. Precisamos apoiar e reforçar a importância de incluir os caminhoneiros nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19. Estes profissionais sempre estiveram na linha de frente levando Brasil afora alimentos, medicamentos e o progresso do país. Precisamos sempre apoiar estes profissionais”, destaca Ramon Borghetti, parabenizando aos organizadores e demais apoiadores pelo sucesso desta grande mobilização em prol dos caminhoneiros.
Digal Pneus: ‘pudemos ouvir histórias, ver sorrisos e sentir que, de alguma forma, os caminhoneiros se sentiram abraçados’
A consultora comercial da Digal Pneus – empresa que apoiou as duas ações Pró-Caminhoneiro em São Marcos – Paola Dal Prá, fala sobre a experiência de participar do movimento de apoio aos motoristas. “Participar dessa Ação Pró-Caminhoneiro, nessas duas ocasiões, tanto no mês de março quanto no mês de abril, foi muito importante. Foi de uma alegria muito grande também, porque sabemos que o motorista, o transportador, está na linha de frente. Ele não parou de trabalhar um minuto sequer nesse momento de pandemia. Ele enfrenta inúmeras dificuldades por esse Brasil afora, em se tratando de condições das estradas, pouca estrutura até mesmo para um banho, para uma refeição digna. Além de todos esses aumentos frequentes nos insumos, nas coisas que são envoltas ao transporte. Então, a gente poder, em dois momentos, se fazer presente e levar um pouquinho de alegria, de carinho e, até mesmo com esse gesto pequeno de doação, agradecer o que eles fazem diariamente por nós, me encheu de alegria. Esse nosso gesto pode ser ‘uma gotinha no meio do oceano’, mas com certeza para eles significou muito. Nós pudemos ouvir histórias, ver sorrisos e sentir que, de alguma forma, eles se sentiram abraçados”, exalta Paola Dal Prá.