• Lattualita

    AGRICULTURA

    Emater promove encontro para jovens agricultores de São Marcos neste sábado (13)

    VII Encontro de Juventude Rural acontece no salão da capela da Linha Riachuelo. Programação terá palestra, jantar e confraternização: ‘queremos mostrar que o jovem produtor tem possibilidades de agregar valor ao que produz’

    5 anos atrás

    Evento acontece anualmente e a 7ª edição deve reunir cerca de 200 pessoas *(Foto: divulgação Emater)

Não é novidade que muitos jovens, filhos de agricultores, acabam deixando as lavouras rumo à cidade em busca de diferentes oportunidades de trabalho. É buscando manter esse público no campo e motivando-o a seguir gerando lucros e benefícios para a família que a Emater de São Marcos realiza a 7ª edição do Encontro de Juventude Rural. Será neste sábado, 13 de julho, a partir das 18h30, no salão da capela da Linha Riachuelo. A programação inicia de fato às 19h, com palestra sobre “Jovem rural empreendedor”, com Leomar Fernando Mattia, engenheiro agrônomo e educador popular do Instituto Vívere de Marau (RS).

A técnica social da Emater de São Marcos, Inês Pilatti, destaca que o palestrante irá mostrar aos participantes as inúmeras possibilidades para o jovem que deseja empreender no campo. “Nós queremos mostrar que o jovem rural tem possibilidade de ser dono de uma empresa rural, nesse espaço ele tem condições de montar uma agroindústria, uma estufa. É para eles verem as possibilidades de agregar valor ao que produzem. Precisamos de alguém que mostre isso e provoque esse pensamento e essa iniciativa”, ressalta Inês, destacando que o palestrante tem grande experiência no ramo agrícola. “O Leomar tem um trabalho muito grande junto à Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), tem uma experiência bem extensa, porque caminhou muito pelo Rio Grande do Sul, com formações fora do Estado também. Ele vem com grande conhecimento”, informa.

Encontro anual proporciona a troca de sementes crioulas e doação de mudas nativas
Encontro anual proporciona a troca de sementes crioulas e doação de mudas nativas

Após a palestra, às 20 horas, será servido jantar. O cardápio será carreteiro. Em seguida, haverá apresentação de jovens talentos. “São filhos de agricultores, que tocam instrumentos ou que tenham outros talentos. É para eles terem espaço pra se mostrar, e sempre descobrimos novas pessoas para isso”, comenta Inês. Haverá distribuição de sementes de árvores nativas e também troca de sementes crioulas. “São sementes antigas que temos em casa, que não são modificadas em laboratório. É para resgatar esse saber popular e preservar a semente, porque elas são mais resistentes, mesmo que não tenham grande produtividade, mas gera um alimento mais saudável”, explica Inês. A programação terá animação do DJ Vini.

Evento aguarda cerca de 200 pessoas

A programação do Encontro de Juventude Rural acontece anualmente com o objetivo de ressaltar aos jovens os benefícios da permanência na agricultura. “Buscamos incentivar que os jovens fiquem na agricultura. Pensando na sucessão rural”, revela Inês Pilatti. Em cada ano, um grupo de capelas é responsável pela organização. Nesta edição, a responsabilidade é das capelas Riachuelo, Edith, Santana e Rosita.

O evento é totalmente gratuito e são esperadas cerca de 200 pessoas. Inês ressalta, ainda, que o evento é aberto a qualquer pessoa, mas que o foco são os jovens agricultores. “É para o jovem agricultor e sua família. Porque precisamos que a família apoie o jovem também, então tem que estar por dentro. E o jovem da cidade que tem suas origens do campo e ainda tem um vínculo pode participar também. Temos que abrir os horizontes e possibilitar a participação porque não sabemos em quem vai despertar isso que estaremos mostrando”, observa a técnica social da Emater.