-
GERAL
Eleições para o Conselho Tutelar acontecem no dia 6 de outubro em São Marcos
Em São Marcos, eleição terá 10 candidatos, que foram aprovados em prova realizada no dia 1º de agosto e disputam cinco vagas para o Conselho Tutelar do município. Campanha eleitoral é permitida até o dia 5 de outubro, e votação será no Salão Paroquial, das 8h às 17h
5 anos atrás
Todas as pessoas com título de eleitor podem participar da votação no dia 6 de outubro (Foto: apenas ilustrativa)
Dez são-marquenses concorrem ao cargo de conselheiro tutelar do município. Os candidatos foram os aprovados em processo seletivo com prova, no dia 1º de agosto, entre 16 inscritos. Agora, a próxima etapa é a eleição pelo voto popular, que acontece no dia 6 outubro, domingo, das 8h às 17h, no Salão Paroquial (confira os nomes dos candidatos abaixo). A votação para o Conselho Tutelar acontece a cada quatro anos em todo o país e os cinco eleitos desenvolvem funções de extrema relevância social em prol dos direitos das crianças e adolescentes em seus respectivos municípios, por isso a participação da comunidade na escolha dos representantes é tão importante. “O voto não é obrigatória, mas pedimos que as pessoas estejam conscientes e tirem 5 a 10 minutinhos no dia 6 de outubro para ir votar. Porque o voto da população é importante, assim como a gente sai para votar para o prefeito, presidente, governador. É a população que escolhe entre esses 10 candidatos”, ressalta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Marcos (Comdica), Rosmari Capeletti.
O período para candidatura aconteceu de 5 de abril a 6 de maio, quando 16 pessoas se inscreveram. No dia 1º de agosto todas passaram por prova seletiva sobre a legislação e conhecimentos gerais, e os aprovados, que atingiram a média 6, participam da eleição. “O processo da candidatura transcorreu dentro da normalidade, se inscreverem 16 e 10 passaram pela prova escrita. Na eleição os cinco mais votados serão os conselheiros, e o restante serão considerados suplentes”, explica Rosmari. Entre as principais atividades a serem desenvolvidas pelos candidatos eleitos estão o atendimento a crianças e adolescentes sempre que estes tiverem direitos ameaçados; anteder a pais e responsáveis, aplicando medidas previstas na legislação; requisitar serviços públicos ao município, abrigos, tratamentos médicos ou psicológicos; encaminhar à autoridade judiciária casos de sua competência; entre outras ações de proteção da criança e adolescente.
Para votar é necessário Título de Eleitor e documento com foto
Toda a comunidade pode participar das eleições no dia 6 de outubro. Para votar é necessário apenas apresentar o Título de Eleitor e documento com foto. “Quem pode votar são todos os eleitores inscritos no município até o dia 26 de junho de 2019, inclusive os que não fizeram a biometria, desde que levem no local da votação o título de eleitor e documento de identidade com foto”, reforça a presidente do Comdica. Após a votação, serão contabilizados os votos e eleitos os cinco mais votados. De acordo com a programação prevista, a publicação do resultado preliminar será divulgada no dia 7 de outubro, segunda-feira. E no dia 15 será divulgado edital com o resultado definitivo.
Candidatos darão entrevistas à rádio local
Desde o dia 22 de agosto até o dia 5 de outubro os candidatos podem desenvolver campanha eleitoral no município. Não serão permitidas ações que impliquem grave perturbação à ordem, aliciamento de eleitores por meios insidiosos e propaganda enganosa, como promessas de resolver eventuais demandas que não se enquadrem nas atribuições do Conselho Tutelar. É permitida a campanha em meios de comunicação, redes sociais, faixas em propriedades particulares e panfletos. A propagando em alto falantes ou carros de som é proibida.
A fim de apresentar os candidatos à comunidade, a Rádio São Marcos FM (104,9) abrirá espaço para entrevistas em sua programação. Do dia 23 ao dia 27 de setembro, dois candidatos por dia se apresentarão no programa que inicia às 9 horas da manhã.
Candidatos ao Conselho Tutelar e respectivos números para votação:
1 – Geci Fredrez Miotto
2 – Cátia Santos
3 – Marilda Gonçalves Alves
4 – Luiza Cabral
5 – Neiva Souza
6 – Paula Lopes
7 – Nega Perin (Elizete)
8 – Denise Cardoso
9 – Joacir Fochesato
10 – Lú-ciana (Luciana Aparecida Bezerra)