-
GERAL
Sindicato Rural de São Marcos tem eleição com chapa única neste sábado (19)
Eleição contará com chapa liderada pela atual presidente da entidade, Sandra Maria Corso Meneguzzo. Cerca de 200 associados precisam votar para que haja a reeleição
3 anos atrás
Nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, Sandra Meneguzzo representou o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos na 10ª edição do evento Grito de Alerta, em Ijuí
Neste sábado, dia 19 de fevereiro, acontece a eleição da nova diretoria, conselho fiscal, titulares e suplentes do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos (Staf). A votação ocorrerá na sede do Sindicato – localizada na Rua Osvaldo Aranha, número 835, no centro de São Marcos, com início às 8h e sendo encerrada às 17h30. Após, será realizada a apuração dos votos.
‘Quebramos esse tabu, mostrando que a mulher também é capaz de assumir uma entidade’
A eleição contará com uma chapa única, liderada pela atual presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de São Marcos, Sandra Maria Corso Meneguzzo. Conforme revela Sandra, em 58 anos de Sindicato, apenas a eleição de 2018 contou com uma chapa de oposição. “Eu fui a única candidata da oposição e me tornei a primeira mulher a ser presidente do Sindicato. A oposição foi boa para conquistar esse espaço. Ainda víamos aquela questão de discriminação contra a mulher no meio do Sindicato e agora quebramos esse tabu, mostrando que a mulher também é capaz de assumir uma entidade”, assinala Sandra.
A presidente salienta que a eleição é mais democrática quando conta com uma chapa concorrente. “É bom para as pessoas escolherem. Nenhum presidente vai assumir o Sindicato se não tem o voto do associado e, quando tem duas chapas, a votação é mais democrática, o pessoal se engaja mais. Neste ano somos chapa única e acredito que seja porque o trabalho que está sendo realizado é bom e o pessoal optou em deixar a gente mais 4 anos. Talvez exista um consenso”, observa Sandra Meneguzzo.
‘Precisamos de 15% dos associados para votar’
Conforme detalha, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos conta com aproximadamente 1.200 associados, sendo a maioria agricultores são-marquenses e algumas pessoas da região do distrito de Criúva. Segundo Sandra, o novo estatuto do Sindicato determinou novas regras para a reeleição e número mínimo de votos. “Nos últimos anos, quando eu já era secretária da entidade, o estatuto foi modificado. Na época do antigo estatuto, o presidente podia ficar o tempo que ele quisesse, com a aprovação do associado. Agora, com a mudança, o presidente vai trabalhar um mandato de 4 anos, com direito a apenas uma reeleição. Então eu teria mais 4 anos para ficar como presidente. Quanto ao número mínimo de votos, antigamente eram necessários 50% + 1 de votantes para uma diretoria assumir. Hoje, tendo uma chapa única, é 15%, e tendo 2 chapas ou mais, é 30%. Então precisamos de 15% dos associados para votar”, ressalta Sandra Meneguzzo.
‘O nosso associado ainda não tem a noção de que nós precisamos cumprir essa cota de votação’
A atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos explica que serão necessários cerca de 200 associados votantes para que ela seja reeleita. “O nosso associado ainda não tem a noção de que nós precisamos cumprir essa cota de votação, então está sendo mais trabalhoso, porque precisamos conversar e explicar. Quando pedimos para o associado vir votar, muitos dizem ‘mas vai ser você de novo, não precisa votar, nós concordamos que você fique de novo’, e aí eu digo ‘não, mas o voto é importante”, assinala Sandra.
Conforme revela, na medida do possível, Sandra Meneguzzo está realizando a sua campanha junto aos agricultores associados. “Não estou conseguindo muito ir nas casas, porque eles estão tirando uvas nessa época. E tem a pandemia, que a gente tem que tomar cuidado, não ir muito nas casas de pessoas mais idosas. Mas estou conseguindo ir mais nas missas, onde converso com os agricultores, e ali no Sindicato, no momento em que eles vêm pagar a mensalidade, estamos entregando um material, com local de votação e horário. Também fiz um folheto mostrando o que a gente fez nesses 4 anos e as propostas para os próximos 4”, destaca Sandra Meneguzzo.
Contratação de técnico agrícola é uma das propostas para novo mandato de Sandra Meneguzzo
De acordo com Sandra Meneguzzo, uma de suas propostas para o próximo mandato é a contratação de um técnico agrícola para o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos. “Temos já o trabalho da Emater, que está sendo muito bom, mas eu acredito que o nosso público, o agricultor, está crescendo muito e eu acredito que um assistente técnico nos ajudaria muito. Não precisa trabalhar dentro do Sindicato, mas trabalhar em horas que ele dispõe. Também vamos ver a questão da acessibilidade do prédio e auxIliar na nota fiscal eletrônica. Enfim, prestar serviço para o nosso associado e que ele possa ter esse trabalho gratuitamente, esse é o objetivo. Ele paga a sua mensalidade para depois a gente poder auxiliar ele nas horas que precisa”, pontua Sandra Meneguzzo.