-
COLUNISTAS
Roberta Castilhos - roberta_castilhos@hotmail.com
CTG Porteira da Serra participou do Festival dos Festivais em Santa Cruz do Sul
Leia o artigo da nova colunista do L'Attualità Roberta Castilhos
3 anos atrás
Depois de aproximadamente dois anos nos encontrando pelas telas de celulares e computadores, chegou a hora de revivermos nossas tradições da forma mais genuína possível. A chama do tradicionalismo e da esperança permaneceu acesa no coração de tantos tradicionalistas durante esse período, mas finalmente começou a retomada dos eventos tradicionais. É hora de sentir novamente as borboletas no estômago, os arrepios na pele e o brilho nos olhos ao pisar nos palcos e levar o nome de tantas pessoas que acreditam no trabalho das entidades.
Em épocas “normais”, o feriado da Proclamação da República reúne milhares de pessoas no maior festival de arte amadora da América Latina, o ENART, que apresenta ao mundo os artistas que moram no seio dos CTGs, DTGs, GANs e Piquetes do Estado, mostrando o melhor dentre suas modalidades, como dança, música, canto, declamação, chula, causo e trova.
Esse ano, o recomeço foi um pouco diferente, mas não menos especial. O ENART virou FESTIVAL DOS FESTIVAIS e reuniu também o FEGADAN e o FEGACHULA, outras duas grandes representatividades artísticas do estado. No domingo, dia 14 de novembro, São Marcos marcou presença em Santa Cruz do Sul por meio do CTG Porteira da Serra, que há 55 anos faz história por esse Rio Grande afora.
Em 2018, a invernada Mirim do CTG trouxe para a cidade o título de TRICAMPEÃO do FEGADAN, o que permitiu que esse ano a entidade fosse convidada de honra para essa edição única e especial, que teve como objetivo preservar, valorizar e divulgar nossa cultura, deixando a competição de lado. A Invernada Adulta, em apenas quatro ensaios, preparou um verdadeiro espetáculo para os espectadores do festival. Com 19 pares e a sala cheia, emocionaram quem acompanhou e assistiu à apresentação. Se meses atrás havia a incerteza do retorno, hoje a entidade carrega ainda mais a certeza de estar no caminho certo.
Os trabalhos seguem com as invernadas mirim, juvenil, adulta e a nova veterana, além dos individuais. Sempre incansáveis nos ensaios e apresentações, certamente muitas emoções e motivos de orgulho serão nos presenteados pelo CTG Porteira da Serra. Na última semana, houve troca de faixas e crachás do prendado, fazendo a manutenção do setor cultural da entidade. Quem se interessar em fazer parte dessa família, os ensaios das invernadas mirim e juvenil são nas segundas e quartas, a partir das 19h, da veterana na segunda a partir das 20h e da adulta aos domingos a partir das 18h.
Quem quiser assistir a apresentação, pode conferir no vídeo abaixo, no tempo 52:00 até 1:12:00. O Patrão da entidade, Marcos Quadri, juntamente com sua esposa Carina, a coordenadora da invernada Simone e o instrutor Dalmir, dão a entrevista no tempo 1:22:20 até 1:28:00. Confira!