• Lattualita

    GERAL

    CTG Porteira da Serra é campeão geral artístico do 11º Rodeio Nacional de São Marcos

    CTG Porteira da Serra acumulou 560 pontos e recebeu 20 troféus em diferentes modalidades das provas artísticas. É o segundo Rodeio consecutivo de São Marcos em que a entidade se consagra campeã geral

    5 anos atrás

O CTG Porteira da Serra foi o campeão geral artístico do 11º Rodeio Crioulo Nacional de São Marcos, que aconteceu de 5 a 8 de dezembro, no Parque Esportivo e Recreativo Albino Antonio Ruaro. A entidade acumulou 560 pontos e recebeu 20 troféus em diferentes modalidades das provas artísticas. É o segundo Rodeio consecutivo de São Marcos em que o CTG Porteira da Serra se consagra campeão artístico do evento, tendo conquistado 17 troféus no 10º Rodeio, realizado em 2017.

O patrão da entidade, Roque Castilhos, avalia que o excelente desempenho dos grupos de danças e dos integrantes do CTG é resultado do empenho dos pais e da patronagem. “A motivação da ‘gurizada’, dos integrantes do CTG, e também dos pais, que os incentivam a estar junto participando. E o bom trabalho de toda a patronagem do Porteira da Serra, que está sempre trabalhando e se dedicando para que a gente consiga fazer com que essas crianças tenham um lazer diferente e não estejam aí nas ruas atrás de outras coisas que podem prejudicar não somente a saúde delas, mas toda a família”, assinala Roque. Conforme observa, a participação de entidades nas provas artísticas do 11º Rodeio foi menor do que nas edições anteriores. “No 9º Rodeio foram 82 grupos de dança, no 10º Rodeio 44 grupos e esse ano foram 36 grupos. Acredito que muitas entidades foram participar da última etapa para o Rodeio de Vacaria – que acontece de 1 a 9 de fevereiro – em Carazinho, para se classificar”, aponta Roque.

Integrantes do CTG Porteira da Serra comemoram o título de bicampeão geral
Integrantes do CTG Porteira da Serra comemoram o título de bicampeão geral

 

Segundo informa, o CTG Porteira da Serra possui atualmente entre os integrantes da entidade cerca de 100 crianças, a partir dos 3 anos de idade. “Temos 3 dias de ensaio por semana. Nas segundas e quartas-feiras, ensaiam as invernadas Mirim e Juvenil e, aos domingos, a Adulta”, detalha. Conforme revela o patrão, o CTG Porteira da Serra participa de outros rodeios da região, além dos festivais Fegaserra (Festival Gaúcho de Danças na Serra) e Fegadan (Festival Gaúcho de Danças). “No último Fegadan, dia 13 de outubro, a nossa Invernada Mirim foi tricampeã estadual. A Juvenil ficou na quinta posição e a Adulta ficou em décimo lugar. Esse festival acontece cada ano em uma cidade diferente que apoia o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e esse ano foi em Farroupilha”, conta Roque Castilhos.

Coordenador do 11º Rodeio, Luis Ferreira dos Reis: ‘esperávamos mais participantes na Artística’

O coordenador artístico do 11º Rodeio de São Marcos, Luis Ferreira dos Reis, revela que a organização do evento esperava uma maior participação de entidades nas provas artísticas. “As apresentações, o desenrolar dos concursos, aconteceu tudo bem. As comissões estavam todas presentes, elogiando o trabalho dos CTG’s. A estrutura que temos montada também deixou todo mundo muito contente. Nos grupos de danças houve uma classificação igual ao Rodeio passado, mas a gente esperava mais participantes”, comenta Luis, citando também a última etapa de classificação para o Rodeio de Vacaria em Carazinho, que coincidiu com o final de semana do 11º Rodeio. “Teve alguns grupos que optaram por ir para lá e não vir pra cá. Foram 3 ou 4 CTG’s, mas cada CTG tem 4 grupos de dança, então isso aumentaria bastante a participação de grupos em São Marcos”, observa Luis Ferreira. Ele acredita que a alteração da data do Rodeio de São Marcos é “algo a se pensar”. “Se trocamos a data com outro evento, o pessoal vai em um num final de semana e no outro vai em outro, mas tudo é custo. Não sei se é a solução, tem que se pensar”, pondera o coordenador artístico do 11º Rodeio Nacional de São Marcos.

Luis Ferreira também aponta que a participação de público nos bailes do 11º Rodeio foi inferior às edições anteriores. “Teve uma participação muito boa, mas não foi igual aos outros anos. O baile com Julian e Juliano & Só Vanerão, na sexta-feira (6), teve um público maior, mas tinha outro evento no Salão Paroquial de São Marcos na mesma noite. Nós estávamos com a programação pronta e já tínhamos a data do baile há bastante tempo. Se faz toda uma programação de festas e eventos da comunidade no início do ano e esse baile não estava, mas o Salão Paroquial foi cedido mesmo sabendo-se que tinha o Rodeio, um evento de grandiosidade, no mesmo dia”, aponta Luis Ferreira dos Reis.

Confira os troféus conquistados pelo CTG Porteira da Serra no 11º Rodeio Nacional de São Marcos

CAMPEÃO GERAL COM 560 PONTOS

Mais Prendada Prenda: Ana Vitoria Cioato

1º Lugar Danças de Salão Mirim – Eduarda Vieira e João Porto

2º Lugar Danças de Salão Mirim – Rafaela Vieira e Luiz de Souza

3º Lugar Danças de Salão Mirim – Júlia dos Passos e Lucas Rizzon

2º Lugar Solista Vocal Prenda Mirim: Eduarda Vanin

2º Lugar Solista Vocal Peão Juvenil: João Vitor da Silva Melos

3º Lugar Solista Vocal Peão Juvenil: Rafael Machado do Amaral

3º Lugar Solista Vocal Peão Adulto: Júnior Bonella

2º Lugar Gaita Piano + 15 Anos: William Schmitt Daros

3º Lugar Violão Solo + 15 Anos: Jean Francisco Perozzo Mascarello

1º Lugar Declamação Prenda Mirim: Rafaela Borges Vieira

3º Declamação Peão Mirim: Augusto Rizzon Bugança

3º Lugar Declamação Prenda Juvenil: Luiza Vanin Vieira

1º Lugar Declamação Prenda Adulta: Ana Vitoria Cioato

2º Lugar Declamação Prenda Adulta: Roberta Castilhos

3º Lugar Declamação Prenda Adulta: Carina Bresolin Quadri

2º Lugar Danças Tradicionais Mirim

1º Lugar Indumentária mais autêntica Mirim

2º Lugar indumentária mais autêntica juvenil