-
GERAL
Criúva realiza segunda festa em homenagem a Padre Pedro
2ª Festa e Romaria em Homenagem a Padre Pedro Rizzon inicia no dia 10 de agosto com romaria de ciclistas. No dia 18 acontece a grande procissão, com celebração de missa e almoço em Criúva
5 anos atrás
Em 2018, primeira festa foi marcada pelo lançamento de estátua e memorial de Padre Pedro Rizzon (Foto: Zaíra Ballardin)
Em 2018, a comunidade de Criúva realizou a primeira Festa em Homenagem ao Padre Pedro Rizzon, com lançamento de estátua e memorial na Igreja Matriz do distrito. Agora, se aproxima a segunda edição da celebração. Neste ano, serão realizadas três romarias, que terão saída em frente à Igreja Matriz de São Marcos, até a Igreja Matriz de Criúva. A primeira acontece no próximo dia 10 de agosto, sábado, voltada para os ciclistas. A saída será às 14h. A segunda romaria será no dia 17, também no sábado, para motos, quadriciclos, jipes e gaiolas, com saída às 14h. A grande romaria a pé será no dia 18, domingo, seguindo o mesmo percurso. O grupo parte da Igreja Matriz às 7h e, pouco mais tarde, às 8h, parte também a Cavalgada, da Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi, no Parque de Eventos Prefeito Albino Antonio Ruaro.
No domingo, a programação segue com celebração de missa a partir das 11h e também à tarde, a partir das 15h. Ao meio dia será servido almoço no salão da comunidade de Criúva. O cardápio será galeto, churrasco, saladas, pão, vinho e merengue. Os ingressos já estão à venda por R$ 35 para adultos, e R$ 20 para crianças de 7 a 12 anos. Eles podem ser adquiridos junto à comissão da Festa, pelos telefones (54) 3267 8160 (Marcos), 3267 8155 (Luiz), 9 9912 4494 (Valdemir) ou 9 9978 1703 (Neco). Parte do valor arrecadado com os ingressos será doado para entidades assistenciais, entre elas a Apae de São Marcos.
O presidente da comissão da estátua ao Padre Pedro Rizzon, Marcos Lorandi, ressalta que a festa é uma forma de homenagear o padre que, durante sua trajetória, se dedicou à comunidade de Criúva. “Nosso objetivo é fazer uma homenagem ao Padre Pedro, sempre. Seguimos trabalhando para divulgar a história dele, que é muito rica, porque as pessoas têm muita devoção nele”, destaca Marcos.
Estátua e memorial levaram mais visitantes à Criúva
O presidente da comissão que projetou a instalação da estátua em homengem ao Padre Pedro em Criúva, Marcos Lorandi, ressalta que desde a inauguração do monumento o número de visitantes à comunidade tem aumentado. A estátua em frente à igreja e a sala memorial foram inaugurados no dia 19 de agosto de 2018, durante a primeira edição da Festa em homengem ao padre. “Notamos muito movimento das pessoas que vêm para ver a estátua, para pedir graças, fazer agradecimentos de graças já alcançadas. A gente nota que mudou muito o movimento aqui, teve um crescimento de visitantes”, revela.
Ele ressalta que a programação da segunda edição da festa já apresenta mais atrativos na programação, e que para os próximos anos a expectativa é ampliar ainda mais. “É a segunda festa em honra ao Padre Pedro. No ano passado teve muita gente participando, principalmente em função da inauguração do memorial. Mas nossa expectativa é seguir com esse público, nesse ano trabalhamos mais em torno das romarias. Esses são os primeiros passos, ano passado foi o primeiro, agora é o segundo. Colocamos mais romarias e vamos trabalhando para aumentar cada vez mais”, avalia o presidente, fazendo um agradecimento à comunidade de São Marcos pelo apoio às festividades e, principalmente, à construção da estátua, que tem ampliado o turismo em Criúva. “Sempre fazemos um agradecimento ao pessoal de São Marcos em função da colaboração com a confecção da estátua para o Padre Pedro, tivemos muito apoio e foi excelente”, pontua.