• Lattualita

    SAúDE

    Covid-19 em São Marcos: após aumento de casos em dezembro, primeira semana de janeiro registra baixa

    De 21 de dezembro a 4 de janeiro, município registrou 126 novos casos de covid-19. Secretaria Municipal de Saúde alerta para baixa adesão da terceira e quarta dose da vacina contra a doença

    2 anos atrás

Na última quinzena do mês de dezembro de 2022, São Marcos registrou aumento no número de novos casos de covid-19. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maristela Lunedo, de 21 de dezembro até este dia 4 de janeiro, quarta-feira, 126 casos da doença foram registrados. “Tivemos um aumento bem expressivo de casos na última quinzena de dezembro, deu um pico bem grande, o que estava nos preocupando muito. Mas, nessa primeira semana de janeiro baixou bastante, começou a acalmar de novo. Talvez porque muitas pessoas ainda não voltaram das férias no litoral e também porque estamos sem aula nas escolas, então isso colabora, porque é menos aglomeração”, observa Maristela Lunedo.

Conforme destaca, a vacinação contra a covid-19 no município segue sendo realizada na Secretaria Municipal da Saúde. “Nas quartas-feiras de manhã vacinamos crianças a partir de 3 anos e, às sextas-feiras, população a partir de 12 anos e adultos. A pessoa chega com a carteirinha de vacinação, nós analisamos para verificar qual dose ela precisa tomar e fazemos o que for necessário. E, nesse momento, além da vacina de covid, verificamos as outras vacinas também”, informa Maristela.

Secretaria de Saúde vacinará crianças de 6 meses a menores de 3 anos contra covid-19 nesta sexta-feira (6)

Nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos reservou horário exclusivo para a vacinação contra a covid-19 de crianças de 6 meses a menores de 3 anos: das 8h às 13h. O atendimento ocorrerá normalmente também ao meio dia. O esquema primário para as crianças é duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a segunda. Até então, em São Marcos, a vacinação para essa faixa etária estava liberada apenas para quem tinha comorbidade, entretanto, a partir desta sexta-feira (6), estará liberada para todas as crianças de 6 meses a 2 anos.

‘Menos de 30% da população recebeu quarta dose’

Secretária municipal de Saúde Maristela Lunedo alerta para baixa adesão de terceira e quarta doses da vacina contra covid-19

A secretária municipal de Saúde salienta que a terceira e quarta doses da vacina contra a covid-19 estão com baixa adesão em São Marcos. “A primeira dose nós já atingimos quase 100% da população maior de 12 anos, a segunda dose está em cerca de 95%. Já a partir da terceira dose começa a baixar, não atingindo ainda 60%, e a quarta dose mais baixa ainda, menos de 30% se vacinaram. Então as pessoas que se atentem de olhar a carteirinha, porque precisa fazer a terceira e quarta doses”, alerta Maristela Lunedo. Conforme complementa, entre crianças de 3 a 11 anos, aproximadamente 50% se vacinaram com primeira dose e 33% com segunda dose. Segundo detalha, atualmente a vacina disponível no município em maior quantidade é a Pfizer. “E temos um pouco de Coronavac, para a segunda dose das crianças”, comenta Maristela.

Conforme revela a secretária municipal de Saúde, o município segue com 74 óbitos em virtude da covid-19 contabilizados pelo Estado desde o início da pandemia. “Foram 4 internações hospitalares nos últimos tempos, sendo todos idosos, a partir de 79 anos. Uma dessas pessoas foi a óbito, mas ainda não foi definido pelo Estado se a causa foi covid ou não. O Estado verifica todas as situações antes de confirmar o óbito de covid, porque essas pessoas idosas também estão sujeitas a outras comorbidades. Então continuamos com 74 óbitos contabilizados”, destaca Maristela Lunedo.

Número de óbitos no Estado diminuiu em 2022, mas dezembro registrou aumento de casos

O Rio Grande do Sul fechou o ano de 2022 com uma boa notícia: o número de mortes por covid-19 diminuiu em comparação com o ano anterior. Entretanto, ainda há um sinal de alerta já que os casos da doença aumentaram. Conforme dados do painel de informações atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), durante todo o ano de 2022 foram 4.990 mortes em decorrência do coronavírus. Esse número é 81,7% menor do que o mesmo período de 2021, onde foram registrados 27.282 óbitos. Com 32.354 diagnósticos positivos para doença em apenas 14 dias, o mês de dezembro registrou o maior número de casos de covid-19 desde agosto de 2022, quando a Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabilizou 52.535 casos positivos.