• Lattualita

    GERAL

    Corpus Christi online: transmissão ao vivo teve mais de 4 mil visualizações em São Marcos

    Celebração de Corpus Christi em São Marcos teve transmissão de missa via Facebook e Rádio Diplomata, com Igreja Matriz vazia. Cerca de 2 mil pessoas participaram de carreata para receber bênção e entregar doações

    4 anos atrás

    Com Igreja Matriz vazia, padres fizeram celebração de Corpus Christi online (foto: divulgação Paróquia de São Marcos)

Nesta quinta-feira, dia 11 de junho, a celebração de Corpus Christi em São Marcos foi diferente. Sem os tapetes coloridos em torno da Praça Dante Marcucci e sem a procissão que reúne milhares de fiéis todos os anos. Devido à pandemia, a celebração deste ano foi online e com breve procissão motorizada. Os fiéis puderam acompanhar, a partir das 9 horas, a Missa de Corpus Christi pelas redes sociais, por meio de transmissão ao vivo na página do Facebook da Paróquia de São Marcos, e também na Rádio Diplomata. O vídeo do Facebook atingiu 4,3 mil visualizações até esta sexta-feira (12).

Após a missa, os fiéis puderam passar com seus veículos em frente à Igreja Matriz para receber a bênção do Santíssimo Sacramento. “Por cerca de 1h30 tivemos um grande fluxo de carros. Acreditamos que cerca de 2 mil pessoas passaram em frente à Igreja”, avalia o padre Tadeu Libardi. O momento também foi para que os fiéis entregassem doações de alimentos. A equipe que organizou o evento de Corpus Christi 2020 (Paróquia e prefeitura) contabilizou 1.658 quilos de alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas. Todas as doações arrecadadas serão encaminhadas para famílias carentes do município. Pessoas que ainda desejarem fazer sua doação poderão entregar na Secretaria Paroquial.

O padre Tadeu avalia a grande participação de público no novo formato da celebração, adaptada ao período de pandemia. “Teve bastante gente acompanhando, tanto ao vivo como depois. Foi um momento atípico, tivemos que ter uma criatividade, não fizemos tapetes, mas fizemos o público participar também. Achamos melhor fazer com a igreja fechada, mas o povo na ‘igreja doméstica’, acompanhando em casa”, assinala, destacando a iniciativa de promover a solidariedade entre os fiéis. “A missa é um gesto de fraternidade, de amor, é partilhada, por isso que fizemos a celebração com esse gesto de preocupação com aqueles que estão passando por dificuldades. Foi uma outra estrutura, para nós a beleza da celebração foi a presença das pessoas com suas famílias passando em frente à Igreja para receber a bênção e deixando seu donativo”, avalia o padre.