• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Coronavírus: terceira semana de julho registra queda na procura por testes no Hospital São João Bosco

    De 13 a 19 de julho, Hospital São João Bosco testou 35 pessoas, sendo 31 caminhoneiros e 4 pessoas da comunidade, com apenas um caso positivo de covid-19

    4 anos atrás

    Hospital São João Bosco realizou testagem preventiva nas agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica

A terceira semana de julho, de 13 a 19 de julho, registrou menor procura por testes de detecção de coronavírus junto ao Hospital São João Bosco. Pela campanha de controle da saúde dos motoristas, foram testados 11 caminhoneiros durante a semana, um com resultado positivo para covid-19, e 20 caminhoneiros no final de semana. Já pessoas da comunidade, 2 realizaram o teste durante a semana e 2 no final de semana, sábado e domingo, dias 18 e 19 de julho. No total foram 31 caminhoneiros e 4 pessoas da comunidade. Os números foram inferiores aos registrados na segunda semana de julho (de 6 a 12 de julho), quando foram testados para covid-19 42 caminhoneiros e 18 pessoas da comunidade.  “Deu uma acalmada na procura, está bem calmo no Hospital, neste domingo estamos com apenas 6 pacientes internados,  destes 2 suspeitos aguardando exame de covid-19, volume de internados bem abaixo da média”, observa a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto.

Ela lembra que, apesar do baixo número de internados, a estrutura de atendimento precisa ser sustentada pelo Hospital durante a pandemia. “Durante esta terceira semana de julho, teve um dia que tivemos apenas 1 paciente internado. Sendo que temos 92 funcionários trabalhando, que o Hospital não pode demitir e nem afastar”, ressalta Aline.

Na tarde da sexta-feira (17), Hospital São João Bosco realizou testagem preventiva nas agências dos bancos do Brasil e Caixa Econômica

Além da campanha de testagem em massa dos caminhoneiros, o Hospital São João Bosco iniciou uma série de ações preventivas fora da instituição para colaborar com o controle da pandemia em São Marcos. Especificamente para os testes realizados fora do Hospital, a instituição adquiriu 200 testes rápidos de detecção de coronavírus com recursos próprios. Nesta sexta-feira (17), foram realizados testes nas agências bancárias do município do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. “Realizamos 15 testes no Banco do Brasil e 17 na Caixa Econômica, todos com resultado negativo para covid-19”, informa Aline Brochetto.

Sábado e domingo (18 e 19) sem casos de coronavírus em São Marcos: pastor Moisés segue em recuperação na UTI do Hospital Geral

O movimento de maior tranquilidade em relação à pandemia verificado no Hospital São João Bosco nesta terceira semana de julho também foi confirmado pelos boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado e domingo, 18 e 19 de julho, quando não houve registro de casos positivos de covid-19 no município. São Marcos segue com 90 casos confirmados da doença, sendo 76 recuperados e 14 casos ativos, destes 13 em isolamento domiciliar e um internado da UTI do Hospital Geral.

Trata-se do pastor Moisés de Souza Minich, de 44 anos, internado desde o dia 11 de julho na UTI do Hospital Geral. O são-marquense, conforme familiares, vem apresentando sinais de melhora do estado de saúde diariamente. “Ele continua melhorando, graças a Deus. Desde o início o médico tinha nos explicado que o processo era lento e hoje o médico estava muito otimista, falou que já estão baixando a capacidade da oxigenação para depois tirar a sedação, mas ele falou que é para a família ter um pouco mais de paciência, mas que está tudo se encaminhando bem. Como ele é um paciente novo, totalmente saudável, não tem nenhuma outra doença, o médico está muito otimista”, relatou a esposa do pastor Moisés, Luciara Minich, ao L’Attualità na noite deste sábado (18).