-
CORONAVíRUS
SAúDE
Coronavírus: São Marcos registra primeiro final de semana sem caso positivo desde maio
Campanha destinada à testagem em massa dos motoristas no Hospital São João Bosco atendeu 16 caminhoneiros e 4 pessoas da comunidade na sexta-feira de noite, sábado e domingo (19 a 21)
4 anos atrás
Nesta terceira semana de junho, o município de São Marcos registrou queda no avanço de casos positivos de Covid 19, com apenas duas confirmações sendo registradas, na quinta-feira (18), quando duas crianças, uma de 11 meses e outra de 9 anos, testaram positivo para anticorpos da doença. Depois disso não foram mais registrados testes positivos e o cenário se manteve na sexta-feira de noite, sábado e domingo (19 a 21 de junho), quando o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde é assumido pelo Hospital São João Bosco, que registrou o primeiro final de semana sem casos positivos de Covid-19 desde o início de maio. A semana tranquila também se refletiu na procura menor pelos testes rápidos no Hospital, ao total foram 20 testes rápidos de detecção de coronavírus realizados de sexta de noite a domingo, sendo 16 caminhoneiros e 4 pessoas da comunidade, uma redução no atendimento de motoristas – nos últimos dois finais de semana o número de caminhoneiros testados no Hospital vinha se mantendo em 24.
‘A semana inteira se mostrou mais tranquila’
Dos 16 motoristas atendidos de 10 a 21 de junho no Hospital São João Bosco, 2 voltaram para realizar o teste rápido pela terceira vez e 5 caminhoneiros retornaram 15 dias após para realizar o seu segundo teste. “Deu uma boa acalmada. Especialmente no que se refere às pessoas da comunidade, estão mais calmas, se percebe que há um momento de menos ansiedade. Conversei com os médicos do Pronto Atendimento do Hospital e, de fato, a semana inteira se mostrou mais tranquila”, avalia a farmacêutica Daniela Trevisan, representante da comissão de profissionais formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações da instituição de enfrentamento à pandemia. “Também no Laboratório São Marcos fizemos vários testes, vieram bastante testes PCRs, todos negativos, então realmente houve uma redução no avanço do vírus, foi um reflexo visto a semana inteira”, observa Daniela.
O Hospital São João Bosco segue com nenhum internado com Covid-19, apenas um caso suspeito, com indicativo de diagnóstico apenas pela tomografia. “Ele está evoluindo bem, o PCR deu negativo, mas, como tinha tomografia de pulmão muito semelhante ao de pacientes com Covid-19, foi decidido pelo médico mantê-lo internado”, observa a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto. Ela explica que o diagnóstico por tomografia é considerado em alguns países, juntamente com o PCR e os testes rápidos, como na China por exemplo, mas ainda não no Brasil. “Por isso, por uma prevenção, o paciente segue internado como suspeito”, explica Aline.
Campanha dos motoristas recebe doação de 100 testes rápidos da Bepo e apoio dos maçons são-marquenses
Integrante da comissão que acompanha as ações do Hospital São João Bosco no enfrentamento da pandemia, a jornalista Roseméri Drago, responsável pela captação de recursos junto às empresas de São Marcos para a compra de testes rápidos para a campanha de testagem em massa dos caminhoneiros, revela que a última semana também foi de boas notícias para o denominado “placar da vida”. “Alcançamos o total de 625 testes rápidos através de doações das empresas. Os destaques da semana ficaram por conta dos 100 testes patrocinados pela Bepo (metalúrgica Instaladora São Marcos), a maior doação recebida pela campanha até o momento. E outro apoio importante que recebemos foi o da Loja Maçônica de São Marcos, através da entidade e também de seus membros”, observa Roseméri.
Ela lembra que, além de garantir testagem em massa de todos os motoristas que buscam a avaliação no Hospital São João Bosco – com possibilidade de retornarem para realizar novamente o teste a cada 15 dias -, os testes rápidos doados pela empresas de São Marcos estão sendo fundamentais para a avaliação de todas as pessoas que buscam o Pronto Atendimento do Hospital com suspeita de contaminação pelo novo vírus e, especialmente, o teste tem sido decisivo no momento da internação de pacientes suspeitos. “Muitas vezes as pessoas, no caso de terem sintomas gripais ou serem contactantes, chegam no hospital passando mal e precisam ser internadas. Neste momento o teste rápido é uma ferramenta de diagnóstico a mais que dispomos para que o atendimento possa ser feito na hora, seguindo o protocolo indicado para casos de Covid-19”, explica Aline Brochetto.
‘Prefeitura tem que fiscalizar uso de máscara e aglomerações, julho é o mês em que registramos a maior ocupação de leitos em São Marcos’
O gestora do Hospital São João Bosco faz um alerta. Apesar de diminuição do avanço do coronavírus em São Marcos, registrado na terceira semana de junho, Aline Brochetto lembra que julho é o mês em que costuma haver a maior ocupação de leitos em São Marcos. “Se conseguirmos encerrar o próximo mês de julho com a situação sob controle, acredito que não deveremos ter problemas de superlotação de leitos no Hospital São João Bosco em virtude da pandemia”, observa. Segundo ela, além do período mais frio do inverno, outra coisa que deve preocupar os são-marquenses é o avanço da doença em grande escala nos municípios vizinhos, como em Caxias do Sul e Flores da Cunha. “Isso é o que está nos preocupando muito no momento”, comenta Aline Brochetto, reforçando que o caminho é o município de São Marcos fiscalizar o cumprimento das normas de prevenção pela população, como o uso de máscaras, e proibindo aglomerações na cidade.