• Lattualita

    DESTAQUE

    GERAL

    Cooperativa de crédito Cresol Centro-Sul inaugurará agência em São Marcos dia 21 de janeiro

    Agência localizada na Rua Padre Feijó, número 833, sala A, no centro da cidade, será inaugurada no próximo dia 21 de janeiro, com a presença da imprensa e do poder público. Comunidade poderá visitar a cooperativa durante o mês de janeiro

    4 anos atrás

A partir de 21 de janeiro, São Marcos passa a contar com a primeira agência da cooperativa de crédito Cresol Centro-Sul no município – localizada na Rua Padre Feijó, número 833, sala A, no centro da cidade. A abertura da nova agência será a partir das 16 horas e terá a presença de poucas pessoas, devido à pandemia da covid-19. “Vamos convidar a imprensa do município e o poder público. Não sabemos quantas pessoas poderão estar participando, mas vamos seguir o cronograma e, conforme for a bandeira (do distanciamento controlado), faremos a abertura”, assinala Ivonir Todero, presidente da Cresol Centro-Sul. Conforme explica, após a inauguração, a Cresol receberá a comunidade de São Marcos para que conheça a agência. “No decorrer do mês de janeiro faremos ações na comunidade, junto com a imprensa, para convidar as pessoas a participar, conhecer a cooperativa e a nossa estrutura. Teremos também um coquetel para as pessoas desfrutarem”, destaca Ivonir.

‘A Cresol é uma cooperativa completa, com todos os produtos que uma instituição financeira deve ter’

Presidente da Cresol Centro-Sul RS/MS, Ivonir Todero

A Cresol Centro-Sul foi criada em 1998, no município de Erechim (RS), por agricultores familiares. De acordo com Ivonir Todero, nos últimos 22 anos a cooperativa se expandiu e hoje atende não só agricultores, mas toda a comunidade, oferecendo serviços tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, urbanas ou rurais. “Nós temos uma grande identificação com a agricultura, com o agro, tanto a agricultura familiar quanto o agro de pequeno, médio e grande porte. Atendemos também as pessoas físicas urbanas, assalariados, profissionais do setor público e do setor privado, e todas as pessoas jurídicas, e micro, pequenas, médias e grandes empresas. Hoje a Cresol é uma cooperativa completa, que tem dentro do seu leque todos os produtos que uma instituição financeira deve ter. Ela é regulamentada pelo Banco Central e atende a toda a comunidade”, detalha Ivonir.

Conforme explica o presidente da Cresol Centro-Sul, a cooperativa de crédito é filiada a Central Cresol Sicoper, presente em 17 estados do Brasil. A Cresol Centro-Sul já conta com 8 agências, localizadas nos municípios gaúchos de Erechim (2 agências), Barão de Cotegipe, Três Arroios, Paulo Bento e Farroupilha (primeira agência da Cresol na Serra gaúcha, inaugurada em 20 de junho de 2020), e também no Mato Grosso do Sul, nas cidades de Ivinhema e Glória de Dourados. Até 31 de dezembro de 2020, a Cresol Centro-Sul contava com 14.349 associados.

Unidade de São Marcos é terceira agência da Cresol na Serra gaúcha

Neste mês de janeiro, além da abertura da agência em São Marcos, no dia 21, a cooperativa também inaugurará outra unidade na Serra gaúcha, em Flores da Cunha, no dia 14. “As unidades de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos são as três primeiras agências da Cresol Centro-Sul na Serra e fazem parte do nosso plano estratégico de expansão. A ideia é abrirmos agência também em Caxias do Sul e outras cidades da Serra gaúcha. Fizemos um estudo dessa região  e vimos nela uma oportunidade de elevar o sistema de cooperativa de crédito, por ser um lugar privilegiado, onde a gente entende que tem potencialidade, tanto na agricultura, quanto na indústria e no comércio. Vemos pontos econômicos na indústria metalúrgica, moveleira e vinícola dessa região, e fizemos um estudo de expansão. A logística favoreceu, porque São Marcos, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha são municípios próximos, onde estaremos atuando nesse ano de 2021”, revela Ivonir Todero.

‘Incentivamos diretamente a evolução dos municípios’

Sede da cooperativa da Cresol Centro-Sul localizada em Erechim, no norte gaúcho

Conforme exalta o presidente da Cresol Centro-Sul, a cooperativa de crédito buscou profissionais da comunidade para trabalhar na agência de São Marcos. “Para começar, contratamos quatro profissionais que são da comunidade de São Marcos. São pessoas que conhecem tanto o meio rural quanto o meio urbano. Vamos atuar na parte da agricultura, que é um ponto forte que nós temos, de atender bastante o agro, e também vamos focar bastante no público urbano e na indústria”, detalha Ivonir, destacando também o envolvimento com a comunidade como uma forte característica da Cresol. “Nós temos um trabalho de se envolver com a comunidade e também de dar retorno à comunidade. Temos um atendimento muito humano e bem profissional. Estamos sempre caminhando lado a lado dos associados, da comunidade. Os nossos recursos são direcionados para os municípios em que a Cresol atua, então incentivamos diretamente a evolução dos municípios, seja na questão da saúde, educação, lazer, comércio ou indústria”, assinala Ivonir Todero.

‘Estamos muito felizes de ir para São Marcos, vemos uma oportunidade muito grande de somar com o município’

Ele ressalta que, apesar da existência de outras cooperativas de crédito em São Marcos, a Cresol Centro-Sul visualiza a oportunidade de vir a somar com o município. “Para quem busca financiamento, a Cresol consegue trabalhar com os associados taxas de juros diversificadas e também competitivas, com agilidade na liberação de crédito. Conseguimos dar um bom retorno nas aplicações para aquele associado que aplica o seu recurso, e a cooperativa devolve para os nossos cooperados parte da nossa receita, ou seja, ela é reinvestida de volta na comunidade. Então, entendemos que há outras cooperativas de crédito, outros agentes financeiros que atuam no município, mas vemos que há também uma oportunidade da Cresol levar algo além das outras cooperativas, levar o formato de trabalhar o sistema de cooperativa de crédito da Cresol para São Marcos. Nós estamos muito felizes de ir para São Marcos, vemos uma oportunidade muito grande, de fato, de somar com o município”, pontua Ivonir Todero.