-
GERAL
CIC São Marcos realizará reunião-jantar sobre futuro aeroporto de Vila Oliva
Presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo, aponta asfaltamento da Rota Saonda como ação necessária para facilitar acesso de São Marcos ao complexo de serviços e empresas terceirizadas que darão vida e funcionalidade ao aeroporto
4 anos atrás
No próximo dia 17 de maio, a CIC São Marcos realizará reunião-jantar online com seus associados sobre o tema “Caminhos e Oportunidades na nova logística”, tendo como foco principal o futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que estará localizado no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O evento será realizado através da plataforma Zoom, a partir das 19h30, com a presença de autoridades e líderes envolvidos diretamente com o projeto.
Após a divulgação, pela SAC/Minfra (Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura), do termo de autorização para licitação do aeroporto de Vila Oliva, o projeto começa a tomar forma e adquirir legitimidade para finalmente se materializar. “O aeroporto da Serra, sem dúvida, se apresenta como uma das maiores obras com maior investimento na nossa região nas últimas décadas. Provavelmente será um aeroporto de passageiros e cargas, então ele adquire uma dimensão dentro do Estado, com certo privilégio até em confronto com o aeroporto de Porto Alegre. Não digo em tamanho, mas em importância e logística. Para a região da Serra, fica tudo bastante próximo”, observa o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo.
‘Uma grande oportunidade para a iniciativa privada’
Contudo, conforme ressalta, além do aeroporto, a estrutura que será criada em torno dele representa uma grande oportunidade para os empreendedores da região. “Imagina o que vai se criar dentro de um aeroporto. Será um grande complexo de serviços e empresas terceirizadas necessários para dar vida e funcionalidade ao aeroporto. Toda uma estrutura de armazenagem, de transporte, de alimentação, então terá muita oportunidade de negócio para quem quer investir. Eles vão construir o aeroporto e vão começar a terceirizar os serviços. É uma grande oportunidade pra iniciativa privada e por isso que eu acho importante alertar os empresários, para acompanharem esse processo de implantação”, destaca Dorival.
‘Essa via de ligação com a Rota do Sol nos colocará praticamente no centro de um complexo que poderá render muitas oportunidades e grandes negócios’
Conforme aponta, São Marcos, pela sua localização, terá “algumas vantagens naturais, para não dizer privilégios”, devido à proximidade com o aeroporto. “Para que isso aconteça, precisamos da proatividade, não só dos nossos empresários, mas também do poder público”, ressalta Dorival Perozzo, citando como uma das ações necessárias a abertura definitiva e pavimentação asfáltica da rodovia Rota Saonda, na Linha São Roque, que liga São Marcos a Caxias do Sul, pela Rota do Sol, futura via de acesso ao aeroporto de Vila Oliva. “Essa via de ligação com a Rota do Sol nos colocará praticamente no centro de um complexo que poderá render muitas oportunidades e grandes negócios. Com a Rota Saonda asfaltada, já pensou quanto tempo estaremos longe do aeroporto? Vai ser quase a mesma distância de Caxias do Sul com o aeroporto. Então é fundamental, tem que asfaltar. Ela vai ajudar em tudo, não só na questão do aeroporto. Até na acessibilidade para Caxias do Sul, vai tirar um pouco do movimento da BR 116. Então eu acho que tem que se unir todas as forças políticas e econômicas, para que se torne uma realidade o aeroporto, e que se torne para nós uma realidade esse asfalto na Rota Saonda”, assinala Dorival Perozzo.
Vereador Brochetão: ‘objetivo é asfaltar 5km da Rota Saonda até o final do mandato’
O vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de São Marcos, Antônio Luiz Brochetto (Brochetão), que já declarou que uma das prioridades de seu quinto mandato será o asfaltamento da Rota Saonda, informa que a obra já está em tratativas. “Já contatei com o prefeito Evandro Kuwer e o vice-prefeito Marronzinho e determinamos que nos primeiros 2 anos nós faremos o asfalto até o pomar que liga a estrada a São Jacó, e depois, nos últimos 2 anos de mandato, levaremos o asfalto até a ponte. Serão 5km de asfalto. Mas eu estou decidido a, quando iniciar o processo licitatório, nós irmos até a ponte e já darmos continuidade até fechar o trecho. Já estamos bem encaminhados nesse assunto, na comunicação entre o Legislativo e o Executivo municipal”, destaca Brochetão.
O vereador ressalta que outras estradas do município também necessitam de pavimentação asfáltica, contudo, a Rota Saonda apresenta um diferencial. “Pela situação econômica que ela pode proporcionar para o futuro de São Marcos”, pontua Brochetão.
Porto de Arroio do Sal também será tema de reunião-jantar da CIC São Marcos
Outro assunto tratado na reunião-jantar da CIC São Marcos, no dia 17 de maio, será o Porto de Arroio do Sal, também em vias de se consolidar. O projeto russo/brasileiro, realizado através da Rustransatlantic, desponta como o maior investimento nas últimas décadas no Estado do Rio Grande do Sul. “Olha a importância que o Rio Grande do Sul tem em termos de produtividade, com a nossa agricultura, a pecuária, a indústria, e estamos tão mal de porto. Santa Catarina tem dois, três portos, e nós temos praticamente um porto, que é em Rio Grande, e tem problemas. Esse porto de Arroio do Sal vai ser construído todo com iniciativa privada, o que é melhor ainda. São pessoas investindo na nossa região. É uma oportunidade não só para a Serra, mas para o Rio Grande do Sul. Sem sombra de dúvidas vai ser o maior investimento das últimas décadas no Rio Grande do Sul”, define Dorival Perozzo.