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    CIC São Marcos realiza palestra online sobre ABC da exportação: tributação, negociação e marketing internacional

    Palestrante Lucas Vogt Schommer, CEO da 3S Corp Soluções Internacionais, com mais de 15 anos de experiência em comércio exterior, abordou os aspectos práticos e operacionais da exportação, em palestra realizada no último dia 29 de setembro

    3 anos atrás

    Palestrante Lucas Vogt Schommer, CEO da 3S Corp Soluções Internacionais

No último dia 29 de setembro, a CIC São Marcos promoveu palestra online, transmitida pelo canal da entidade no youtube a partir das 19h30, sobre o tema “ABC da Exportação”. O palestrante Lucas Vogt Schommer – CEO da 3S Corp Soluções Internacionais, com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e soluções estratégicas em comércio exterior – abordou os aspectos práticos e operacionais da exportação, tributação, negociação internacional, marketing internacional e estratégias cambiais. A palestra, voltada para o setor da indústria, foi o penúltimo encontro promovido dentro do projeto “Circuito do Conhecimento”, realizado pela CIC São Marcos no mês de setembro como comemoração aos 50 anos de atividades da entidade, completados no último dia 15.

O vice-presidente da Indústria da CIC São Marcos, Guilherme Renosto Junior, realizou a abertura oficial da palestra, destacando a “importância vital” da exportação para as empresas e para o país. “É uma das principais formas de ingresso de recursos internacionais para o mercado interno. Sonho e meta de qualquer gestor, tanto público quanto privado. Embora tenhamos ainda um caminho longo a percorrer, o nosso país e, especialmente a nossa região, tem condições de assumir uma certa liderança, com ótimas perspectivas para o futuro. Exportar é uma alternativa para incrementar o faturamento, melhorar a rentabilidade, além do fato de que encarar desafios com competidores externos possibilita à empresa um crescimento em termos de qualidade e competitividade. A falta de familiaridade com os processos pode ser um dos fatores principais, somados aos desafios trazidos pelas oscilações das taxas de câmbio, as diferenças culturais, entre outros. O encontro de hoje foi pensado justamente para mostrar que é viável e que, de forma planejada, é possível trazer esse segmento para dentro dos nossos negócios”, pontuou Guilherme.

Pequenas e médias empresas podem e devem se valer também da exportação’

O palestrante Lucas Vogt Schommer iniciou o encontro online destacando o seu objetivo de “desmistificar e quebrar o paradigma de que só grandes companhias podem fazer uso dos processos de exportação”. “Pequenas e médias empresas podem e devem se valer também da exportação, de vendas de mercado externo, como um potencial, uma força motriz da companhia, para capilarizar as suas vendas. Eu costumeiramente digo que quem exporta tem um diamante nas mãos, porque capacita e qualifica o produto, que também vai servir como um potencial maior para dentro do mercado interno brasileiro. Todas as certificações que a gente tem que fazer, dependendo do mercado em que vai se atuar, também melhoram a performance no mercado interno”, observou Lucas Schommer. Conforme detalhou, de acordo com levantamento, entre todas as empresas são-marquenses, apenas 21 são exportadoras e 25 são importadoras.

‘Qualquer empresa pode se habilitar para fazer processo de exportação’

Conforme explicou, para uma empresa ficar apta à exportação é necessário apresentação de documentação à Receita Federal. “A documentação é simples e habilita-se a pessoa jurídica no Radar, que é um ambiente onde a Receita Federal vai conceder para a empresa que ainda não é exportadora uma habilitação à exportação. Nesse mesmo ambiente ela determina um limite para a importação. Mas as empresas, em regra, não têm nenhum limite pra exportar. Qualquer empresa pode se habilitar para fazer processo de exportação”, frisou o palestrante.

‘O que se vende para o mercado externo é livre de qualquer tipo de tributação’

Lucas Schommer também esclareceu uma dúvida comum em relação à tributação no processo de exportação, salientando que apenas no mercado interno há tributos. “Hoje o meu produto oferece uma tributação quando eu vendo no mercado interno e isso não acontece para fins de exportação, como um estímulo, um incentivo para as empresas exportarem. Então, quando vai se fazer um estudo de precificação de produto no mercado externo, se pega o preço do produto, que hoje é comercializado no mercado interno, e se desonera toda a carga tributária de impostos, pra fins de exportação. O que se vende para o mercado externo é livre de qualquer tipo de tributação”, frisou o palestrante.

Negociação internacional: ‘seguro de carga, forma de pagamento e quantidade mínima de produto a ser exportado são aspectos importantes’

Lucas também citou aspectos importantes que envolvem a negociação internacional no processo de exportação. “Quem exporta tem que se preocupar com o recebimento do recurso. Quem importa tem que se preocupar com o recebimento do produto. E aí nós temos que avaliar determinados mercados, que têm características diferentes. Um aspecto importante a se avaliar é a forma de negociação, até onde vai a minha responsabilidade de entrega do produto, e onde começa a responsabilidade do meu cliente. Também o seguro de carga, a forma de pagamento, se vai ser à vista, antecipado, a prazo, se vai ser através de uma carta de crédito ou não. E tem outros elementos relacionados à quantidade mínima de produto a ser exportado, se o cliente importador vai te exigir exclusividade ou não. Então esses são alguns temas que a gente debate no dia a dia, que são relevantes e importantes e que rondam o aspecto de negociação internacional”, ressaltou Lucas Schommer. A palestra na íntegra está disponível no canal do youtube da CIC São Marcos.