-
ELEIçõES 2020
CIC promove debate com candidatos a prefeito de São Marcos
Tradicional debate da CIC São Marcos foi realizado nesta segunda-feira (11), em formato online, e teve a participação de mais de 700 telespectadores via Youtube e Facebook
4 anos atrás
(Foto Studio Imagem)
Nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, a CIC São Marcos realizou o tradicional debate com os três candidatos a prefeito do município nas eleições municipais de 2020: Evandro Kuwer (MDB), Fábio Medeiros (Patriota) e Genilson Marcon (PP). A reunião-jantar online iniciou às 19h30, com um público restrito devido à pandemia da covid-19, contudo, mais de 700 telespectadores puderam acompanhar a transmissão ao vivo no Youtube e Facebook da CIC. “Em outras eleições, esse era um dos eventos em que mais tínhamos adesão da população. Neste ano fizemos nesse formato online, com algumas presenças, já que não poderia haver acúmulo de pessoas. E eu acho que nós fomos muito felizes com esse evento, porque o pessoal assistiu mesmo, se interessou pelo assunto. Mesmo com a pandemia da covid 19, atingimos o objetivo de levar as informações dos candidatos para o eleitor que quer ver a maneira como o candidato pensa e se o candidato está falando aquilo que ele gostaria”, destaca o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo.
Mediação reforçou imparcialidade do debate: ‘mostrou que, para nós da CIC, todos os candidatos têm o mesmo valor’
Conforme salienta, a mediação do debate, conduzido pela apresentadora da Rádio Caxias, Lisete Oselame, reforçou a imparcialidade do debate promovido pela CIC São Marcos. “Eu acredito que acertamos também no momento em que trouxemos uma mediadora externa, porque adquire mais imparcialidade, mostrando que, para nós da CIC, todos os candidatos têm o mesmo valor, o mesmo peso, e isso se chama democracia. A liberdade que cada candidato tem de concorrer e mostrar o seu plano de governo para a população”, assinala Dorival Perozzo.
‘Os candidatos tiveram um comportamento muito digno, muito ético’
O debate entre os candidatos a prefeito de São Marcos realizado pela CIC São Marcos foi dividido em três blocos. No primeiro bloco, os candidatos apresentaram seu plano de governo e responderam a 3 perguntas elaboradas pela CIC São Marcos, envolvendo temas de interesse, principalmente da classe empresarial. Já no segundo bloco, a mediadora Lisete Oselame realizou sorteio, oportunizando aos candidatos a realização de perguntas entre eles, com direito à réplica e tréplica. No terceiro, e último bloco, foi concedido tempo de 2 minutos para os candidatos fazerem suas considerações finais. O presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo, ressalta que o debate transcorreu da melhor forma. “Gostei do posicionamento dos candidatos. Lógico que, em todo debate, tem algumas ‘farpas’, mas isso é normal, faz parte do contexto político. Os candidatos tiveram um comportamento muito digno, muito ético. O pessoal que estava assistindo também teve uma postura correta. Isso nos deixa muito contente. A gente se sente realizado quando faz um evento e dá tudo certo”, comenta Dorival Perozzo.
CIC São Marcos entregou lista de prioridades do segmento produtivo do município para candidatos a prefeito
Antes do início do debate, a CIC São Marcos entregou aos candidatos a prefeito de São Marcos uma lista de ações e realizações que a entidade elencou como sendo de relevância para o futuro de São Marcos. “Normalmente fazíamos todos os anos uma lista em conjunto com as demais entidades, mas a própria dificuldade que temos de nos reunir, de se encontrar para debater esses assuntos, nos levou à opção da CIC fazer a sua própria lista. Algumas entidades já tinham entregado sugestões para os candidatos colocarem em seus planos de governo. Nós optamos por apresentar nossas prioridades, porque são prioridades da comunidade e não do plano de governo. Se houver coincidência, como houve, melhor ainda, mas essas são as prioridades vistas sob a ótica da população, principalmente do segmento empresarial, ou seja, indústria, comércio, serviços, agropecuária, todo o segmento produtivo do município”, explica Dorival Perozzo.
‘A CIC espera que o próximo prefeito realize ao menos parte das obras solicitadas’
O presidente da CIC São Marcos destaca que a entidade também incluiu na lista ações que englobam a comunidade como um todo. “Colocamos algumas coisas do contexto da comunidade, como a questão do asfaltamento da Avenida Venâncio Aires, Corsan, meio ambiente. Mas nosso foco principal é mais vinculado ao segmento produtivo do município. Por exemplo, a conexão de São Marcos com Caxias via Rota Saonda, dá impressão de que não é uma questão vinculada ao segmento econômico, produtivo, mas é sim, porque é uma forma de você escoar a produção. Quando tiver o aeroporto de Vila Oliva pronto, é uma forma de você ir até o aeroporto ou carregar mercadoria, porque vai ser um aeroporto de carga. Então tem tudo a ver a com a população, mas principalmente com o segmento econômico”, observa Dorival Perozzo. Ele ressalta que a CIC espera que parte das ações sejam realizadas pelo próximo prefeito de São Marcos. “Sabemos que é impossível o próximo prefeito realizar todas as obras que ali foram solicitadas, mas pressuponho que todos eles tenham uma pré disposição em realizar ao menos parte dessas obras. É isso que a CIC espera e é isso que nós vamos cobrar posteriormente”, pontua o presidente da CIC São Marcos.
Confira íntegra da lista de prioridades entregue pela CIC aos candidatos a prefeito de São Marcos
1 – Conclusão, no menor tempo possível, do Código de Postura do Município (Lei Orgânica) já iniciado durante o atual mandato. Devendo estabelecer regras claras de tudo o que é ou não é permitido, bem como penalizações para o caso de descumprimento. O projeto necessita de maior rigidez e controle na concessão de alvarás, bem como de atividades informais e/ou ilegais.
2 – Criação de uma secretaria para a área do segmento econômico (indústria, comércio e serviços), com a finalidade de apoiar, incentivar e fomentar tão importante segmento para o município.
3 – Criação, com a infraestrutura necessária, de um novo parque industrial para abrigar empresas que necessitam, urgentemente, de espaço para se estabelecer ou ampliarem sua produção.
4 – Viabilização, em parceria com a CIC São Marcos e Sebrae, de uma incubadora empresarial, visando estimular novos empreendedores ou viabilizar os que estão na informalidade.
5 – Reestruturação da unidade do Senai, ampliando o leque de cursos e opções de formação profissional, bem como viabilizar uma unidade do Senac e CIEE, com o objetivo de qualificação, principalmente dos nossos jovens.
6 – Conclusão do Centro de Eventos, num menor prazo possível, utilizando, além de verbas parlamentares, recursos do próprio município, podendo, ainda, viabilizar parcerias com entidades e empresas privadas.
7 – Procurar recursos e parcerias para investir na ligação entre Caxias e São Marcos na chamada rodovia Saonda, haja visto a importância do escoamento da produção, facilidade de acesso à Rota do Sol e do futuro aeroporto “Vila Oliva”.
8 – Negociar e propor a viabilização, a exemplo dos grandes fundos, da utilização do fundo de pensão dos servidores municipais para investimentos em grandes projetos para o desenvolvimento do nosso município. Tal prática, além de segura, será benéfica para ambas as partes.
9 – Conclusão do asfaltamento da Av. Venâncio Aires e ampliação do asfaltamento do nosso interior.
10 – Exigir da Corsan, até mesmo via judicial, o início imediato daquelas obras de saneamento, prevista em contrato assinado com o município, e até o momento sem perspectivas de realizações.
11 – Criar um projeto de informatização para as propriedades e produtores rurais, tão necessário para estimular a produção e comercialização dos produtos agrícolas aqui produzidos.
12 – A exemplo de outros municípios da região, criar, apoiar ou estimular projetos expressivos, em parceria com iniciativa privada, de atividades e empresas que visam a atrair a atenção de turistas para nosso município. Criar projetos de captação de recursos disponíveis nos devidos ministérios.
13 – Revitalizar o Parque Albino Ruaro, adequando o mesmo para esportes, lazer e realização de eventos da comunidade.
14 – Informatização de todos os procedimentos e atividades da Prefeitura, visando simplificar e otimizar todos os processos, com objetivo de reduzir despesas operacionais e a burocracia funcional, facilitando a vida dos contribuintes.
15 – Desenvolver um projeto de controle e orientação das atividades educacionais nas escolas, estimulando, ao par das atividades curriculares, uma formação cristã, social e familiar; coibindo implantação de ideologias contrárias aos bons costumes de nossa cultura e sociedade.
16 – Estabelecer critérios justos, mas rígidos, para auxílio financeiro de grupos e entidades, exigindo sempre um retorno, em forma de contrapartida, em prol da sociedade.
17 – Fomentar ações, projetos e investimentos de caráter ambiental. Fiscalizar com maior frequência atividades poluidoras, intensificar a limpeza de ruas menos movimentadas e pontos turísticos. Agir de forma rigorosa nas atividades que geram ou estimulam o acúmulo de lixo e resíduos.
18 – Reavaliar a atuação do COMUDE, estruturando-o e adequando-o para que se torne VERDADEIRO instrumento representativo da população junto ao poder público, auxiliando este nas tomadas de importantes decisões.