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    CIC São Marcos encerra projeto ‘Circuito do Conhecimento’ com palestra sobre diferenciação na prestação de serviços

    Primeiro evento híbrido da entidade (realizado presencialmente no salão de festas da AMSM e com transmissão online) aconteceu no último dia 30 de setembro. Diretora presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber, Maristela Tomasi Chiappin, foi a última palestrante do circuito

    3 anos atrás

No último dia 30 de setembro, a CIC São Marcos promoveu evento híbrido para encerrar o projeto “Circuito do Conhecimento”, conjunto de palestras realizadas pela CIC São Marcos durante o mês de setembro como comemoração aos 50 anos de atividades da entidade, completados no último dia 15. Diferente das demais palestras do mês, realizadas apenas de forma online ou presencial, a palestra sobre o tema “Como se diferenciar na prestação de serviços” aconteceu de forma presencial no salão de festas da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), a partir das 19h30, sendo transmitida pelo canal da CIC São Marcos no youtube. A última palestrante do circuito foi a psicóloga, professora, especialista em educação infantil, diretora presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber e vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin.

Palestra no dia 30 de setembro foi primeiro evento híbrido da CIC pós-pandemia

O vice-presidente de Serviços da CIC São Marcos, Andrew Magalhães, realizou a abertura oficial da palestra, destacando o projeto que marcou o cinquentenário da entidade. “Muito nos alegra proporcionar a vocês o ‘Circuito do Conhecimento’, em que foram desenvolvidos diversos conteúdos, palestras e cursos, no intuito de que sejam uma ferramenta que vocês possam fortalecer ainda mais cada um dos estabelecimentos que representam. Nos 50 anos, chegamos ao nosso jubileu e somos gratos pelo importante caminho percorrido e por tudo que agregamos à nossa bagagem para chegar a esta data tão esplêndida. Este percurso foi rico e nos tornou a entidade que somos hoje, que muito agradecemos a você associado. Mas, saibam, também temos ciência de que alguns passos precisam ser revisitados e ajustados, pois sabemos da necessidade de repensar nossas soluções, rever rotas e moldá-las da maneira mais adequada ao contexto da atualidade”, salientou Andrew.

O vice-presidente de Serviços da CIC, Andrew Magalhães, realizou a abertura oficial da palestra

Conforme observou, o assunto da última palestra do Circuito do Conhecimento não envolve apenas a área da prestação de serviços, pois “ela também reflete na diferenciação de todas as demais áreas, seja no agronegócio, na indústria ou no comércio”. “Porque toda atividade, mesmo quando há a entrega de um produto tangível, tem somado a personalização do atendimento. E em um mundo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia, somando um conjunto de esforços e também ações que ajudem a agregar valor ao serviço ofertado, com o objetivo de atrair o cliente a escolher a sua empresa, e não a de outro competidor. Sabendo que serviços são intangíveis, o valor gerado na sua execução é que fará a diferença no seu negócio. É impossível separar o serviço do indivíduo que o realiza. Por isso é que evidenciamos a importância de cuidar bem das pessoas que estiverem à frente do seu negócio no atendimento aos clientes”, pontuou Andrew Magalhães.

‘O grande segredo quando se fala em serviços é amar o que se faz’

Palestrante Maristela Tomasi Chiappin
Palestrante Maristela Tomasi Chiappin apontou diferenciais na prestação de serviços

A palestrante Maristela Tomasi Chiappin apontou diversos diferenciais na prestação de serviços que foram fundamentais na trajetória da Rede de Ensino Caminho do Saber, da qual é diretora presidente. “O grande segredo quando se fala em serviços é amar o que se faz. Esta é a grande diferenciação, porque aí há um interesse genuíno pela profissão e pelas pessoas. Um grande diferencial é a nossa proximidade com o que se faz e com quem acessa o nosso serviço. Não importa se é na área da alimentação, da saúde, transporte, educação, enfim, todos os serviços envolvem relação e aproximação com as pessoas”, ressaltou Maristela.

Ela também destacou a importância do “olhar individualizado” na prestação de serviços. “Olhar para cada especificidade, cada situação e cada necessidade. O olhar individualizado faz toda a diferença, porque os nossos gostos não são os mesmos e eu preciso saber qual é o gosto e a necessidade de cada um, respeitando as diferenças de opiniões”, comentou Maristela, citando alguns pilares da diferenciação. “As ações de ser diferente, mas também consistente. Ou seja, não ser somente diferente, tem que ter coerência e fazer sentido o que está sendo feito no nosso negócio. Também a questão de estar além do padrão de mercado, porque fazer de uma forma normal todo mundo faz. Nós temos que estar além e, para isso, temos que pensar de que forma teremos estratégias únicas”, assinalou Maristela Chiappin.

‘Atendimento tem que ser prioridade’

Palestrante Maristela Tomasi Chiappin com Clenara Chemello e Dorival Perozzo, da CIC

A diretora presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber também frisou que “o atendimento e o cuidado com as pessoas deve ser prioridade”. “Nós temos que atender bem sempre, porque o ser humano espera isso. Quem já passou por uma situação de estar na frente de uma pessoa, toca o telefone e ela diz ‘só um minutinho que eu vou atender uma pessoa’? O cliente está na minha frente, de forma presencial, e eu peço para ele esperar para que eu atenda alguém que eu não sei o que quer, do outro lado da linha. Tem que colocar outra pessoa para atender essa ligação. Atendimento tem que ser uma prioridade”, reforçou Maristela. Ela também apontou a necessidade da transformação comportamental, especialmente por meio da educação. “Precisamos focar na transformação comportamental. Serviços é comportamento, é experiência. Porque nos locais onde nós estivermos, os nossos serviços vão ser uma experiência inesquecível”, salientou a palestrante.

Tendências do mercado da prestação de serviços

Maristela Chiappin também revelou tendências do mercado da prestação de serviços. “Uma tendência é a retomada dos investimentos em treinamento e desenvolvimento como ação estratégica. Porque houve uma migração, algumas pessoas foram desligadas (durante a pandemia da covid-19) e aí nós estamos readmitindo. Se não houver treinamento e desenvolvimento, o risco dos nossos serviços fazerem o efeito ‘serrote’, o ‘sobe e desce’ é grande. Outra tendência é a gestão do conhecimento como base da vantagem competitiva, ou seja, nós precisamos olhar para os nossos talentos”, citou Maristela.

Conforme informou, outra tendência para o mercado é o surgimento de mais tecnologias, mídias sociais e conexões. “Para a prestação de serviços, as conexões são extremamente importantes. O ‘boca a boca’ anda muito, quando a gente não é bem atendido levamos isso adiante, a gente fala muito, o que instiga comentários negativos. Por isso a importância das conexões positivas”, pontuou Maristela Chiappin. A palestra na íntegra está disponível no canal da CIC São Marcos no youtube.