-
CORONAVíRUS
SAúDE
CIC São Marcos alerta empresas após governo exigir medidas para conter avanço da pandemia
Na quarta-feira (19), o governador Eduardo Leite emitiu alertas para 12 regiões covid-19 do Estado, que terão de realizar ações para combater o avanço da doença
3 anos atrás
Presidente da CIC São Marcos Dorival Perozzo (Foto arquivo L'Attualità)
O governador Eduardo Leite anunciou na última quarta-feira, dia 19 de janeiro, que 12 das 21 regiões covid-19 do Estado receberão Alerta, com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento. São elas: Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Caxias do Sul (região Covid-19 da qual São Marcos faz parte). A decisão ocorreu após uma reunião com o Gabinete de Crise realizada na quarta-feira (19) sobre a situação da pandemia no Estado, em que os dados sobre a contaminação do coronavírus têm aumentado diariamente. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, no dia 19 de janeiro, o Rio Grande do Sul registrou 21.122 novos casos.
Por duas semanas consecutivas, o Palácio Piratini emitiu Aviso para todas as regiões covid do Estado. De acordo com Eduardo Leite, estas 12 regiões apresentaram não só aumento de casos diários de coronavírus, mas também elevação de ocupação de leitos clínicos e de terapia intensiva por conta da doença. As regiões agora terão que elaborar um plano de ação para conter a disseminação do vírus. Conforme o governador, a partir do Alerta as regiões devem apresentar algum tipo de solução, como “restrição de algum tipo de atividade” e “redução de possibilidade de aglomeração”.
‘Acho bom enfatizar a questão dos cuidados de prevenção e a vacina contra a covid-19’
Em São Marcos, o mês de janeiro também tem sido marcado pelo aumento de casos de covid-19. Nesta semana, entre 17 e 20 de janeiro, foram registrados 299 novos casos. A CIC São Marcos está atenta ao Alerta emitido pelo governo do Estado, visando que “nenhuma das restrições que serão determinadas nos comitês municipal e regional possa novamente paralisar, de forma equivocada, a economia dos municípios”. “Não podemos permitir mais erros como os cometidos no passado. Acho bom enfatizar a questão dos cuidados de prevenção e a vacina contra a covid-19, de uma forma preventiva, para evitar que se chegue ao ponto da pandemia interferir diretamente na questão das empresas”, assinala o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo.
Conforme revela, a orientação da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) é que as entidades como a CIC São Marcos participem das reuniões dos comitês municipais. “Eles acham que tem que haver um trabalho nas bases, porque fica difícil fazer o trabalho de cima para baixo. O que pediram pra gente é pra ficar de olho nesses comitês municipais e, na medida do possível, participar deles, para evitar que se tomem medidas aleatórias como no ano passado, sem pensar num contexto geral. Começa pelos comitês municipais e depois vai ter a reunião do comitê regional, que é formado pelos prefeitos da região”, explica Dorival Perozzo. O presidente da CIC reforça que neste momento é importante que as empresas de São Marcos redobrem as medidas de prevenção ao contágio por covid-19.