• Lattualita

    ESPORTES

    Chuvas causam prejuízos nas principais vias de acesso a São Marcos

    Estrada da Linha Santo Henrique segue interditada após desmoronamento de parte da via. Outras estradas de acesso ficaram temporariamente bloqueadas devido à queda de árvores e alagamentos  

    4 anos atrás

    Parte da estrada de Santo Henrique desmoronou e segue bloqueada (foto: divulgada nas redes sociais)

A previsão do tempo para este final de semana, dias 11 e 12 de julho, já anunciava fortes chuvas, com alerta para inundações no Rio Grande do Sul. Em São Marcos, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o pluviômetro da Emater localizado no bairro Francisco Doncatto registrou 135 mm de sexta-feira (10) a domingo (12), sendo que desde o dia 29 de junho as precipitações totalizam 550,5 mm. Outro pluviômetro na Linha Santo Henrique registrou volume ainda maior neste final de semana: de 150 mm. Esse volume gerou alguns transtornos para o município, dificultando a passagem pelas principais vias de acesso à cidade devido à queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos sobre a pista.

Na Estrada 500, na Linha Santo Henrique, que liga São Marcos a Flores da Cunha, houve deslizamento de terra e desmoronamento de parte da via, a cerca de 6 km da capela. Na tarde de domingo (12), a prefeitura interditou o local, bloqueando a passagem desde o acesso à estrada (cerca de 1 m após o término do trecho asfaltado) e o acesso à Linha Santo Antônio dos Polidoros. A prefeitura alertou, através do Facebook, que o local ainda é passível de novos desmoronamentos e informou que já trabalha para reconstruir o acesso. A equipe da Secretaria de Interior esteve no local novamente nesta manhã de segunda-feira (13), verificando a segurança e avaliando a possibilidade de liberação da estrada.

 

BR 116 e estradas do interior demandam atenção

Na BR 116 houve queda de árvores que acabaram bloqueando a passagem de veículos, sendo necessária a interdição total da rodovia em dois pontos. O Corpo de Bombeiros de São Marcos atendeu as ocorrências na manhã de domingo (12) para executar o corte de árvores e liberar as vias. Na Estrada Municipal Padre Pedro Rizzon, no km 1,2, há alerta para os motoristas devido à quantidade de água sobre a pista. De acordo com registros compartilhados nas redes sociais, também houve dificuldade de acesso à estrada da Linha Dallanhos, devido à inundação da ponte sobre o Arroio Marrecas, em Vila Seca.

 

Represa municipal opera com capacidade máxima

Corsan de São Marcos registrou transbordo da represa após chuvas do final de semana (foto: divulgação Corsan)
Corsan de São Marcos registrou transbordo da represa após chuvas do final de semana (foto: divulgação Corsan)

A notícia positiva após o final de semana de chuva intensa é sobre a cheia da barragem da Linha Humaitá. De acordo com o gerente da Corsan de São Marcos, André Viana, com a precipitação registrada no domingo (12), a represa passou a operar com capacidade máxima. “Sobrou água, podemos parar de operar com o Rio Ranchinho nesse momento e ficamos no aguardo, quando começar baixar novamente retomamos com bombeamento do Ranchinho, fazendo a manutenção do nível”, informa Viana.

De acordo com informações da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 12 dias Caxias do Sul superou o dobro da média histórica de volume de chuva para o mês de julho. Até domingo (12), o município acumulava 324,6 mm. A média do mês costuma ser de 160 mm.