-
GERAL
Censo 2022 em São Marcos: 14 recenseadores já estão nas ruas
Coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 iniciou no último dia 1º de agosto. Entrevistas contam com questionário básico, com cerca de 8 perguntas, e questionário de amostra, com 16 perguntas ou mais
2 anos atrás
No último dia 1º de agosto, iniciou a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.
Em São Marcos, 14 recenseadores (confira ao final da matéria) já estão nas ruas realizando a coleta de dados. O posto de coleta do IBGE de São Marcos está localizado no andar debaixo da biblioteca municipal, na Rua Doutor Aristóteles da Rosa, número 133, no centro da cidade. De acordo com o agente censitário municipal (chefe do posto), Eduardo Araujo, São Marcos tem um total de 21 vagas para recenseador. “Teve processo complementar e tem mais 6 recenseadores que vão ser treinados e contratados ainda até o final do mês. Se não fecharem as vagas, provavelmente será aberto outro processo complementar”, explica Eduardo.
‘São Marcos está dividido em 68 setores, rurais e urbanos, e cada recenseador é responsável por um setor’
Conforme detalha, São Marcos está dividido em 68 setores, rurais e urbanos, conforme o IBGE, e cada bairro do município pode ter mais de um setor. “Cada recenseador é responsável por um setor e, quando acabam as entrevistas de um setor, já começa outro”, informa Eduardo. Conforme acrescenta, o posto do IBGE de São Marcos também é responsável pela coleta de dados da região de Criúva, em Caxias do Sul.
‘Questionário básico, com cerca de 8 perguntas, é o que a maioria da população vai receber, e dura cerca de 10 minutos’
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A estimativa mensal de remuneração para 50 horas semanais de trabalho, conforme simulador do IBGE, é de R$ 2.519,48. “Temos recenseadores aqui em São Marcos trabalhando todos os dias, inclusive finais de semana. Tem alguns que fazem as visitas só no período da tarde, por terem outro emprego pela manhã. O questionário básico tem cerca de 8 perguntas e o questionário de amostra são 16 perguntas ou mais, dependendo da quantia de moradores. O básico é o que a maioria da população vai receber, dura cerca de 10 minutos a entrevista, enquanto o de amostra é aplicado aleatoriamente, podendo levar de 15 a 30 minutos”, detalha o agente censitário municipal.
‘É fundamental que as pessoas recebam os recenseadores em suas casas’
O Censo Demográfico coleta dados da população e permite traçar um retrato abrangente do país. O último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, apontou que a população de São Marcos seria de 20.103 pessoas. A população estimada para o município até 2021 foi de 21.756 pessoas. Além da contagem populacional, a pesquisa do Censo traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. “É fundamental que as pessoas recebam os recenseadores em suas casas, pois os dados ajudam o planejamento de políticas públicas e também para vermos os dados socieconômicos do município”, assinala Eduardo Araujo.