• Lattualita

    GERAL

    Celebração de Corpus Christi reúne quase 5 mil pessoas em São Marcos

    Nesta quinta-feira (20), fiéis participaram de missa campal e procissão em torno dos 49 tapetes coloridos. Pela manhã mais de 1 mil voluntários auxiliaram na confecção dos desenhos

    5 anos atrás

    Procissão no entorno dos 49 tapetes reuniu quase 5 mil pessoas (Fotos: divulgação prefeitura de São Marcos)

A cada ano a fé dos são-marquenses se confirma na celebração de Corpus Christi. Nesta quinta-feira, 20 de junho, a programação religiosa envolveu cerca de 5 mil pessoas. As atividades iniciaram ainda pela manhã, com a confecção dos tapetes. Aproximadamente mil pessoas, integrantes de grupos e entidades de São Marcos, se envolveram nos trabalhos e concluíram em torno de 1,3 mil m² de tapetes. Foram utilizados quase 130 metros  cúbicos de serragem em 19 tonalidades para 49 tapetes. “De manhã fizemos uma oração e alongamento com os voluntários, porque tínhamos desde crianças até idosos. E logo começamos o trabalho”, comenta o padre Tadeu Libardi, integrante da organização do evento de Corpus Christi, juntamente com os demais padres da Paróquia de São Marcos.

A missa campal iniciou às 15h e contou com a participação de quase 5 mil pessoas, que, após, seguiram a procissão em torno dos tapetes, pelas ruas que circundam a Praça Dante Marcucci, passando pelas quatro estações simbólicas: a saúde, os jovens, a família e os negócios.  “O dia estava lindo, tinha bastante gente, e quando nos concentramos na frente da esplanada da Igreja vimos que era um público realmente grande”, revela o padre. Além da celebração religiosa, que aborda a presença de Jesus Cristo para os católicos, o que chama mais atenção são as artes nos tapetes. “Trabalhamos sempre em cima de temas diferentes, são sempre novos e não tem nenhum igual ao ano passado. Destacamos que são artistas da nossa comunidade, pessoas humildes e simples, que dedicaram algumas horas do dia para essa atividade”, ressalta Tadeu.

Neste ano, os tapetes mirins, confeccionados por crianças em frente à Gruta da Igreja Matriz, foram uma novidade. “Tivemos os tapetes mirins, essa foi a novidade esse ano. Foram 20 tapetes feitos por crianças de escolas do município e demais crianças da comunidade”, detalha o padre. Os tapetes ficam expostos até domingo (23).

Tapetes encantam moradores e turistas

O padre Tadeu destaca que, novamente, a celebração de Corpus Christi atraiu turistas ao município. “Observamos muitas pessoas de fora e amigos de outras paróquias, que passam pela região olhando os tapetes. Recebemos muitos elogios”, comenta Tadeu. A caxiense Fabiana Catafesta, de 38 anos, visitou pela primeira vez os tapetes de São Marcos nesta quinta-feira (20), junto com a família. Ela exalta a sua admiração pelos desenhos. “Primeira vez que viemos com a família e estamos encantados, os tapetes são muitos lindos. O que chama atenção é a fé, o trabalho, a dedicação, o amor pela igreja. Estão todos de parabéns”, pontua a visitante. Ana Paula Geomini, 23 anos, veio de Farroupilha de moto com o pai para prestigiar a celebração são-marquense. “Estou passeando com meu pai, viemos só para visitar os tapetes, e estão muito bonitos, muito bem feitos”, avalia a turista.

Caxiense Fabiana Catafesta conferiu os tapetes com a família (Foto: Jornal L'Attualità)
Caxiense Fabiana Catafesta conferiu os tapetes com a família (Foto: Jornal L’Attualità)

O padre Tadeu ressalta também a maior participação de público registrada nesse ano e agradece a colaboração dos voluntários. “Além de visitantes, tivemos boa participação de pessoas da nossa comunidade. Superou o ano passado, e estamos vendo isso pela fé das pessoas. Agradecemos a todos que vieram prestigiar e principalmente aqueles que trabalharam para deixar ainda mais bonito”, pontua. Uma das voluntárias dessa programação, que sempre dá suas contribuições à decoração das ruas, é Arildes Bertelli. Com 83 anos, há cerca de 10 ela se responsabiliza pela confecção do altar que fica na esquina da Avenida Venâncio Aires com a Rua Padre Feijó. “Esse é a o altar das famílias, eu que faço a decoração todos os anos. Sempre procuro fazer uma coisa diferente, essa vez temos o Monte Calvário, uma das primeiras igrejas de São Marcos e a igreja atual. São fotografias impressas nas toalhas”, declara Arildes, avaliando os tapetes desse ano. “Estou achando muito bonitos, são de um colorido maravilhoso. A decoração e a exposição dos tapetes está muito legal”, elogia a são-marquense.