-
GERAL
Cartilha alerta para golpes aplicados por estelionatários em São Marcos
Exemplares estão disponíveis para retirada de forma gratuita em estabelecimentos comerciais, agências do Sicredi e Delegacia
3 anos atrás
A união de entidades e Polícia Civil de São Marcos em prol da comunidade local resultou na criação de uma cartilha que alerta a população para os principais golpes aplicados por estelionatários no município. O informativo está disponível nos estabelecimentos comerciais, bancos e empresas.
A criação e divulgação da cartilha está sendo realizada em diversas cidades com o apoio da Polícia Civil. De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de São Marcos, Rafael Keller, ele foi procurado por responsáveis da Cooperativa Sicredi do município, que patrocinou a cartilha. “Nós fomos procurados pelo Sicredi para fazer em conjunto essa divulgação a respeito dos golpes que mais têm incidência na cidade”, comenta Rafael.
CIC São Marcos: ‘com mais pessoas com a informação de como proceder, acreditamos que haverá uma redução dos números de golpes’
A CIC São Marcos é uma das apoiadoras da iniciativa. Conforme destaca a gerente administrativa financeira da entidade, Clenara Chemello, é “de extrema importância levar conhecimento e informação para a sociedade”. “Acolhemos o convite de imediato e demos total apoio à ideia. Sabemos que a cartilha não impedirá os golpistas da tentativa de ação, mas, com mais pessoas com a informação de como proceder, acreditamos que haverá uma redução dos números”, assinala Clenara.
O estelionato é um dos crimes que mais têm ocorrências registradas ao longo do ano em São Marcos. Conforme o delegado Rafael, esse tipo de delito é fácil e oferece segurança aos indivíduos que aplicam os golpes. “Os estelionatários não estão no local do crime. Eles aplicam golpe até mesmo de dentro do presídio”, revela Keller.
Publicação do material orienta também sobre a dinâmica usada pelos golpistas
Além de alertar sobre os tipos de golpes mais comuns em São Marcos, a cartilha também traz informações de como é a abordagem e o modo de agir dos estelionatários. “A informação é mais importante do que a própria repressão ao crime. Se as pessoas tiverem informação, elas não caem nos golpes. Com isso, consequentemente, cai o número de vítimas”, observa o delegado Rafael Keller.
A cartilha tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, Emater, CIC, CDL e prefeitura de São Marcos e patrocínio do Sicredi. Os exemplares estão disponíveis para a população gratuitamente nos estabelecimentos comerciais, agências do Sicredi e Delegacia.