-
ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS
GERAL
Carros Antigos: em 2019 clima colabora e Encontro de São Marcos apresenta mais de 500 raridades
Nestes dias 13 e 14 de abril, mais de 500 raridades automotivas com mais de 25 anos de fabricação participaram do 21º Encontro de Carros Antigos de São Marcos, ficando expostas na Praça Dante Marcucci e nas ruas centrais de São Marcos: ‘está provado que o evento veio para ficar’
6 anos atrás
Em 2019 shows do 21º Encontro aconteceram em carreta na Avenida (Foto: Jornal L'Attualità)
Este final de semana, dias 13 e 14 de abril, foi mais um que entrou para a história do Encontro de Carros Antigos de São Marcos. A grande expectativa era pelo tempo ensolarado e sem chuva, mas o céu com algumas nuvens escuras e o grande temporal registrado em alguns municípios da região, inclusive com granizo, deixou alguns participantes apreensivos. Por sorte o tempo feio ficou longe de São Marcos e alguns pingos de chuva que caíram na tarde de sábado (13) não foram suficientes para diminuir o sucesso da 21ª edição. “São Marcos e São Pedro têm uma parceria muito forte. A gente trabalha bastante, não pode dar errado. Só chove de 10 em 10 anos, choveu no 10º e no 20º encontros, agora só no 30º. Nos próximos oito ou nove não vai chover”, brinca o presidente do Veteran Clube, Pablo Soldatelli. Foram mais de 500 veículos antigos inscritos, que embelezaram a Praça Dante Marcucci e as ruas centrais da cidade. Com pelo menos 25 anos de fabricação, as relíquias vieram de diversas partes do Rio Grande do Sul e também de outros estados do Brasil, principalmente Santa Catarina e Paraná.
A movimentação de pessoas e veículos antigos em São Marcos iniciou ainda na sexta-feira (12), quando os expositores começaram a tomar seus postos e estacionar seus carros. As inscrições iniciaram apenas às 13h30 de sábado (13). Às 14h aconteceu a abertura oficial, que contou com a presença de diversas autoridades do município, entre elas o prefeito Evandro Kuwer, vice-prefeita Rosa Fontana, general do Exército Geraldo Miotto, padre Tadeu Libardi Boff, secretários e diretores municipais, vereadores, representantes de entidades e também representante do Banrisul, entidade patrocinadora do Encontro em mais uma edição. “As pessoas já viram que é um grande evento, então elas têm o prazer de estarem presentes nesse momento oficial, que é a abertura. Esse ano tinha um representante da RBS, eles vêm todos os anos, e esse ano estiveram na abertura. E sempre temos a presença de pessoas que transitam também”, destaca Patrícia Camassola, relações públicas do Encontro de Carros Antigos de São Marcos.
Às 16h aconteceu o show cover de Elvis Presley, com o artista Fabiano Feltrin, de Farroupilha. A apresentação foi realizada em palco montado sobre carreta na esquina da Rua Padre Feijó com a Avenida Venâncio Aires. “O show aqui embaixo foi um aprendizado para nós, porque o pessoal participa mais e o sábado superou as nossas expectativas de público. Esse modelo acho que vai seguir nos próximos anos”, comenta Pablo Soldatelli. No domingo (14) pela manhã as inscrições seguiram acontecendo e, às 11h, a banda Joe and The Hill Valley Boys se apresentou no palco. As premiações aconteceram à tarde e, logo depois, os expositores e visitantes começaram a deixar São Marcos rumo a suas casas.
Presenças marcantes: garotas Pin up e veículos militares
Além da programação normal, com os shows, mercado de pulgas e as belas relíquias expostas na cidade, o 21º Encontro de Carros Antigos de São Marcos contou com algumas presenças marcantes. Durante o evento, circularam pelas ruas as garotas Pin up, símbolo das décadas de 50 a 80, que fizeram fotos com os visitantes e expositores junto aos carros que marcaram época. Ao entrarem na exposição e efetuarem a inscrição para o evento, os expositores já eram recepcionados por elas, fazendo uma foto oficial. Também esteve presente a Companhia Indestrutíveis, de Santa Catarina, com veículos militares. “Um grande destaque foi a participação da Cia Indestrutíveis. As pessoas chegavam para nós e diziam que tinham visto os veículos militares na Praça, elas puderam conhecer os carros e até como se faz um acampamento, e pessoas que serviram o Exército puderam matar a saudade. Foi um grande diferencial nessa edição”, avalia Patrícia Camassola.
A relações públicas do evento comenta também que neste mesmo final de semana aconteceram outros encontros de Carros Antigos em municípios da Serra gaúcha. Mesmo assim, a presença de expositores no Encontro de São Marcos foi grandiosa. “Apesar de ter outros encontros em Veranópolis e Garibaldi nesta mesma data, deu para sentir que não afetou o evento de São Marcos. Nosso evento já é tradicional, as pessoas vêm de fora, gostam daqui e marcam presença”, comenta Patrícia, ressaltando que neste ano a organização do evento investiu bastante na divulgação do evento. “A divulgação foi bem feita, em mídia na TV, outdoors, em revista de carros antigos, é um investimento que o Veteran faz sabendo da importância que a comunicação tem para o evento”, ressalta.
Comércio local aproveita 21º Encontro
O Encontro de Carros Antigos de São Marcos não é um atrativo apenas para os antigomobilistas, que vêm expor ou apenas visitar. O comércio local também se beneficia do evento que traz centenas de visitantes ao município. Hotel e pousadas do município mais uma vez estiveram lotados e os restaurantes também puderam perceber maior movimento. No próprio evento, o Veteran contou com parcerias que montaram seus estantes e comercializaram seus produtos dentro da área destinada à exposição. Entre elas, a sorveteria Sorvelândia, que mais uma vez levou a Kombi de Paletas para a rua. “Faz cinco anos que participamos do evento com a Kombi. Pra nós é bem positivo, temos que valorizar esses eventos, são muito importantes para nós e para toda a cidade”, comenta a proprietária Tania Capeletti Chemello.
A cervejaria Mustacchi, de São Marcos, esteve presente pela primeira vez comercializando suas cervejas artesanais. “Foi muito bom, para nós da Mustacchi foi um evento sensacional. O pessoal vinha prestigiar e conhecer a cerveja. E o clima também colaborou”, avalia o empreendedor Samuel Guerra. O presidente do Veteran ressalta que esse tipo de parceria é muito importante para o evento e reforça que ainda são necessários mais apoiadores. “Eu acho que precisaria de mais união ainda. Mais gente deveria procurar e incentivar o evento para ele não acabar. Está provado que o Encontro de Carros Antigos de São Marcos veio para ficar, e com certeza os comerciantes que estão ao redor e que já participam estão satisfeitos”, pontua Pablo Soldatelli.