• Lattualita

    CORONAVíRUS

    Campestre da Serra fica na bandeira laranja, com 19 casos confirmados de covid-19

    Campestre da Serra é um dos 26 municípios da Serra gaúcha que pode permanecer com as restrições da bandeira laranja, mesmo com região na classificação vermelha. Município teve 19 casos positivos e apenas uma internação

    4 anos atrás

    Unidade de Saúde de Campestre volta com atendimento presencial e tem plantão 24h (foto: divulgação)

A Serra gaúcha permaneceu na bandeira vermelha na nova rodada do Distanciamento Controlado. Campestre da Serra, no entanto, é um dos 26 municípios que pode permanecer nas restrições da bandeira laranja por apresentar dados inferiores da pandemia de covid-19 em relação a outros municípios da região. Campestre registra, até esta terça-feira, 21 de julho, 19 casos positivos, sendo que 16 já estão recuperados, e dois casos suspeitos. Dois pacientes permanecem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelas equipes de saúde, e um está internado na UTI do Hospital Unimed, em Caxias do Sul. Este foi o único caso que precisou de internação hospitalar.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Campestre da Serra, Juliano Casanova, o caminhoneiro de 48 anos deve permanecer mais 20 dias hospitalizado. “A informação que tivemos da família é que ele vai ficar pelo menos mais 20 dias internado. A gente acredita que ele não tenha comorbidade, mas a doença se agravou pelo tempo que ficou na estrada até ser atendido”, relata.

Juliano informa que parte dos pacientes positivados para a covid-19 em Campestre da Serra são motoristas, outros são contactantes ou profissionais que trabalham em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas de outros municípios. “Seis são motoristas e 12 são contactantes, tem pessoas que trabalham no comércio na beira da rodovia, aqui temos restaurantes com fluxo de pessoas de fora”, observa Juliano Casanova. Para monitoramento dos casos, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, 200 testes rápidos, 50 testes sorológicos e 50 testes PCR (estes possuem convênio com a Universidade de Caxias do Sul para aplicação).

Campestre tem Disk Covid com atendimento 24h

Para acompanhar os casos positivos e também casos suspeitos da doença, Campestre da Serra implantou o Disk Covid, uma central telefônica para sanar dúvidas e dar encaminhamento a pessoas que buscam atendimento. “A Secretaria criou o Disk Covid, número que fica 24h disponível com uma médica para monitorar todos os suspeitos e casos confirmados. Qualquer sintoma que tenha, a pessoa pode entrar em contato com a Secretaria e fazemos o acompanhamento também”, detalha o secretário municipal de Saúde.

De acordo com Juliano, a procura por atendimento aumentou com a chegada do inverno, mas números permanecem controlados. “Tivemos crescimento mais acentuado nesses meses mais frios, sabemos que com a chegada do inverno a situação acaba de agravando um pouco, pelas doenças respiratórias. Mas está tudo controlado, os suspeitos estão sendo monitorados, isolados e contactantes também”, declara.

A Secretaria de Saúde de Campestre da Serra retomou o atendimento presencial em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há plantão 24h com técnico em enfermagem e ambulância, além do Disk Covid, em que a população pode buscar auxílio via telefone.

Prefeitura e Brigada Militar fazem fiscalização nas ruas

A prefeitura de Campestre da Serra, com apoio da Brigada Militar, também intensificou a fiscalização a fim de verificar o cumprimento das novas exigências de controle da pandemia. “O que temos feito nesses dias é um trabalho de fiscalização, controlar aglomerações, passar em estabelecimentos comerciais instruindo. Estamos com o pessoal na rua, com ajuda da Brigada Militar, passando orientações para a população. Pedimos para que as pessoas evitem ao máximo sair de casa, somente em situações necessárias e pessoas que realmente precisam”, salienta Juliano.