• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Campanha dos motoristas: Hospital São João Bosco testa 24 caminhoneiros neste final de semana

    Dentro da campanha liderada por entidades para priorizar a saúde dos profissionais de transporte de São Marcos, HSJB testa em massa 24 caminhoneiros que aderiram à campanha, sendo 7 realizando seu segundo teste após 15 dias

    4 anos atrás

    Hospital São João Bosco testou 28 caminhoneiros neste final de semana (26 a 28 de junho), todos com resultado negativo para Covid-19

No período da noite desta sexta-feira (5) até este domingo (7), em que o Hospital São João Bosco  assume o atendimento público de saúde em lugar da Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, foram feitos 34 testes rápidos para detecção de coronavírus na instituição, sendo, destes, 24 caminhoneiros, que aderiam à campanha liderada por entidades do município para testagem em massa dos profissionais de transporte locais (A compra dos testes está sendo custeada pela Associação dos Motoristas São-Marquenses, CIC, Hospital e empresas de São Marcos). Outros 10 testes foram realizados em pessoas da comunidade, contactantes de casos de coronavírus e pessoas sintomáticas. “Destes 24 motoristas, 7 são caminhoneiros assintomáticos que retornaram para fazer o segundo teste. A cada 15 dias está sendo disponibilizado teste no Hospital para os motoristas acompanharem sua saúde em relação ao contágio de coronavírus”, explica a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão especial formada pelo Hospital SJB para coordenar as ações da entidade durante a pandemia.

Ainda, dos 24 motoristas, 1 testou positivo para coronavírus neste domingo (7), já apresentando sintomas, sendo que o mesmo foi encaminhado para o COE para avaliação, isolamento e também dos contactantes.

‘Contactantes de casos de coronavírus sem sintomas devem aguardar 15 dias para realizar o teste’

Daniela Trevisan alerta que é importante que contactantes de pessoas confirmadas com coronavírus, e que estejam sem sintomas, aguardem 15 dias para fazer o teste rápido.  “Não adianta procurarem com urgência o Hospital para fazer o teste porque tem que ter um certo tempo após o contato. Então acabam vindo no Hospital ansiosos por fazer o teste, pois tivemos vários casos de coronavírus em São Marcos, e acabamos usando os testes de forma ineficaz”, explica a farmacêutica. Ela também reforça a importância dos contactantes cumprirem o isolamento determinado pelo COE.  “As pessoas contactantes diretas de pessoas positivas para a doença devem cumprir corretamente o isolamento para não por em risco a saúde dos demais”, reforça Daniela.

‘Precisamos acabar com esses eventos desnecessários na cidade durante a pandemia’

A gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto, faz um apelo à comunidade para que evite aglomerações e, principalmente, a realização de pequenos eventos durante a pandemia. “Precisamos acabar com esses eventos desnecessários na cidade durante a pandemia”, aponta Aline.

Mais um paciente de Covid-19 receberá alta do Hospital São João Bosco na noite deste domingo (7)

Dos dois pacientes com coronavírus internados no Hospital São João Bosco, caminhoneiro de 33 anos, internado no dia 2 de junho, 13º caso confirmado em São Marcos, receberá alta na noite deste domingo (6). “Ele foi internado no dia 2 de junho e está tendo alta agora de noite. Conforme o médico Roberto Pessini, o paciente evoluiu super bem ao tratamento”, observa Aline Brochetto. Além deste, mais um paciente com Covid-19, de 64 anos, segue internado no Hospital, também em recuperação da doença.