• Lattualita

    SAúDE

    VACINAçãO CONTRA A GRIPE

    Vacinação contra a gripe entra na segunda fase nesta quinta-feira (16)

    Nova etapa é direcionada a caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e outros. São Marcos já vacinou 2.646 idosos e 455 trabalhadores da área de saúde

    5 anos atrás

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, inicia a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A nova etapa é direcionada aos seguintes grupos prioritários: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, profissional de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários.

O levantamento da Vigilância em Saúde de São Marcos estima que no município devem ser vacinados 50 profissionais das forças de segurança e salvamento, 2.263 portadores de doenças crônicas (que precisam apresentar atestado médico ou receita atualizada de medicações de uso contínuo das doenças que entram no critério da vacinação) e 463 caminhoneiros, totalizando 2.776 pessoas nesta fase. A meta é vacinar, pelo menos, 90% desse grupo. Caminhoneiros que estiverem em trânsito, em todo o Brasil terão direito a se vacinar, independente do município de residência. Para receber a dose, devem apresentar a carteira profissional ou carteira de habilitação ou contra-cheque enfim, algo que comprove o vínculo com a profissão. Os profissionais das forças de segurança precisam apresentar a carteira profissional no momento da vacinação.

98% dos idosos já foram vacinados

Em São Marcos, foram vacinados 98,77% (2.646) dos idosos e 93,43% (455) dos trabalhadores da área da saúde durante a primeira fase da campanha. Conforme informações da Vigilância em Saúde de São Marcos, a vacinação de idosos e profissionais de saúde ainda está sendo realizada, através de agendamento. Na 2ª fase da campanha, as vacinas seguirão vindo fracionadas, o que dificultará, novamente, a logística da vacinação. No Centro Alexandre Zaniol, a vacinação continuará ocorrendo em sistema “drive thru” (dentro do carro). “Para a população do centro da cidade que tem carro é preferível que compareça com o veículo para o drive thru, mas, para quem não tem, numa das partes do Alexandre Zaniol vai ter vacinação para o público que vai  a pé. Nos postos de saúde, as salas de esperas foram colocadas em locais abertos e a vacinação ocorre nos postos que têm auditório no anexo. Nos demais ocorre normalmente no posto”, detalha a assessora de imprensa da prefeitura, Paola Vedovelli.

Confira os horários de vacinação em São Marcos

Alexandre Zaniol – a partir das 8h30

Pedras Brancas – segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e 12h45 às 16h

ESF Doncatto – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 14h às 17h

ESF São José – segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h

ESF Nicoletti – segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h

Lote com mais 272 mil vacinas contra a gripe começou a ser distribuído nesta segunda-feira (13)

Mais 272 mil doses de vacina contra Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) começaram a ser distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde às 19 Coordenadorias Regionais (CRSs) desde esta segunda-feira, dia 13 de abril. Esta é quinta remessa enviada pelo Ministério da Saúde, e cerca de 10% dessas doses serão utilizadas ainda na primeira etapa da Campanha Nacional de Imunizações no Rio Grande do Sul, destinada a idosos e profissionais de saúde. O restante desse lote dará início, no dia 16 de abril, à segunda etapa da campanha. Até o momento, a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-RS), vinculada à SES, já recebeu o equivalente a 41% das doses projetadas para a campanha no Estado. Como a vacina contra influenza se trata de um imunobiológico, a distribuição é feita em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento nos Estados e municípios. O cronograma de entrega segue critérios técnicos, e o envio é realizado nos quantitativos necessários para atender ao calendário de vacinação por faixas etárias do público-alvo.