• Lattualita

    GERAL

    Câmara de Vereadores de São Marcos homenageia Jornal L’Attualità pela publicação de 500 edições impressas

    Ato Solene realizado a partir das 18 horas desta segunda-feira, dia 19 de novembro, destacou trajetória de 21 anos de circulação do L'Attualità em São Marcos, jornal oficial do município

    6 anos atrás

    Diretora do L'Attualità, vereadores e autoridades locais durante ato solene (Foto: Raiane Martininghi)

A Câmara de Vereadores de São Marcos realizou Ato Solene em homenagem às 500 edições impressas do Jornal L’Attualità, nesta segunda-feira, dia 19 de novembro, a partir das 18 horas. Sob direção da jornalista Roseméri Regina Drago, o jornal é distribuído quinzenalmente, aos sábados, e no último dia 22 de setembro publicou sua edição de número 500. Passaram-se 21 anos de circulação ininterrupta desde a sua primeira publicação impressa, em 11 de setembro de 1997. “Acho importante, muito mais que a homenagem, que considero justa em razão de nosso trabalho e dedicação diária aos temas que interessam a comunidade são-marquense, e principalmente diante de nossa responsabilidade em representar todo o município, mas mais importante que a homenagem é deixar registrada de forma oficial a história da imprensa escrita em São Marcos”, salientou Roseméri Drago, durante o seu pronunciamento no Ato Solene. A jornalista também destacou a principal visão da empresa que dirige há mais de duas décadas. “Ser o jornal impresso de maior circulação e interação com seus leitores nos municípios de São Marcos e Campestre da Serra, sendo referência, nos meios online e offline, pela produção de conteúdo jornalístico de qualidade, profundidade e pluralidade de opinião”, assinalou.

A diretora do L’Attualità finalizou o seu discurso exaltando a participação de colaboradores e comunidade em geral na construção da história mais antiga e duradoura do jornalismo impresso em São Marcos. “O Jornal L’Attualità impresso e online é produzido com o trabalho de nossa equipe de jornalistas, designers e pessoas que trabalham na parte operacional: administrativa e de distribuição. E também com a colaboração de profissionais de São Marcos, como colunistas, empresas anunciantes, entidades, fotógrafos, publicitários, gráficas… e, principalmente, e cada vez mais com a participação ativa dos leitores, colaborando com a construção das notícias, enviando informações, fotos, vídeos e opinião. O L’Attualità é sim uma construção de todos nós, conduzido por mim como diretora, mas feito por todos os que estão conectados ao jornal e nos acessam por diferentes canais de comunicação ou pessoalmente. Então todos os são-marquenses de um modo geral, têm participação no sucesso do L’Attualità e na história das nossas mais de 500 edições impressas”, pontuou Roseméri Drago.

Logo após, o prefeito Evandro Kuwer também pronunciou-se e parabenizou o veículo de comunicação pela sua longevidade. “Sabemos da dificuldade das empresas se manterem por um longo período, quanto mais nesse campo da comunicação, que está a todo dia tendo novas alternativas. O jornal se mantém pelos valores que ele tem, pela responsabilidade. Sabe-se hoje que muitas informações veiculadas em redes sociais são bem diferentes da realidade. Não se tem a responsabilidade que o jornal tem”, observou o prefeito. Em seguida, o vereador Genilson Marcon, presidente do PP de São Marcos, que propôs a homenagem ao L’Attualità, destacou a credibilidade da imprensa escrita na era das “fake news”. “Temos que parabenizar o jornal, principalmente nos dias de hoje, com tanta fake news. Hoje qualquer um escreve o que quiser na internet e não tem responsabilidade nenhuma pelo o que está escrevendo, e o jornal tem responsabilidade pelo que escreve. Vejo que a partir desse ano os jornais ganharam muito mais credibilidade, porque você não sabe mais o que é verdade e o que é mentira nas notícias de Facebook e Whatsapp”, ressaltou Genilson.

O vereador e vice-presidente do MDB em São Marcos e líder do governo municipal na Câmara dos Vereadores, Fulvio Pessini, parabenizou a trajetória do L’Attualità. “Ao longo desses mais de 20 anos e 500 edições o L’Attualità consolidou-se como uma referência do jornalismo local, sempre se mantendo firme no propósito de trazer um jornalismo ético, isento e imparcial, registrando com riqueza de dados e detalhes todos os fatos e acontecimentos sociais, políticos e econômicos de nosso município”, declarou Fulvio. O vereador do PSB, José Airton Muller, finalizou os pronunciamentos do Ato Solene na Câmara de Vereadores. “O jornal passou por várias eras nesses 21 anos, com momentos diferentes e novos formatos de jornalismo, superando o advento da internet. Parabéns por toda a história contada até agora e que por muitos anos ainda possamos ser assinantes e ler a cada 15 dias as matérias da edição impressa do Jornal L’Attualità”, pontuou.

A presidente da Câmara de Vereadores de São Marcos, Patrícia Camassola, encerrou o Ato Solene parabenizando a diretora do L’Attualità. “Comemoramos o trabalho árduo de 500 edições impressas do Jornal L’Attualità, com muita competência de um veículo de comunicação sério e de qualidade. Parabéns Rose, o seu jornal nesse período vem mantendo-se sempre crítico, participativo, engajado, vibrante e corajoso, em sua forma de fazer um jornalismo verdadeiramente voltado para a comunidade”, finalizou Patrícia.