-
GERAL
Ativa São Marcos/CIC entrega demandas da indústria ao Senai
Em reunião na manhã desta segunda-feira (19), representantes do Ativa São Marcos/CIC São Marcos entregaram documento para o Senai listando cursos de capacitação demandados pela indústria do município
2 anos atrás
Na manhã desta segunda-feira, dia 19 de dezembro, representantes do projeto Ativa São Marcos/CIC São Marcos – formado por empresários e gestores de RH são-marquenses – estiveram na unidade do Senai no município para entregar demandas das indústrias de São Marcos, com pedido de execução para 2023. A presidente do Ativa São Marcos/CIC São Marcos, Ana Paula Cechinato; a gerente administrativa financeira da CIC São Marcos, Clenara Chemello; e a coordenadora do levantamento de dados sobre o município dentro do Ativa São Marcos, Roseméri Regina Drago, foram recebidas pelo coordenador técnico da Unidade Gestora do Senai, Joelso Luis Cavalheiro Cardoso, e o diretor de operações Igor André Krakheche.
A presidente do Ativa São Marcos/CIC São Marcos, Ana Paula Cechinato, ressalta que a reunião com o Senai foi “produtiva e importante”. “Foi bem importante termos feito essa entrega para eles esse ano, porque já começamos 2023 com a visitação e uma reunião com todas as empresas, os diretores, os RHs. Já deixamos eles (representantes do Senai) bem posicionados e eles vão explanar o plano deles em cima daquilo que nós entregamos. Vão dar algumas opções, algumas sugestões. Acho que a gente só tem a ganhar com isso”, salienta Ana Paula Cechinato.
No documento entregue em nome da CIC São Marcos, empresas associadas participantes do Ativa São Marcos (Bepo, Bontempo Móveis, Decor Indústria de Móveis, Fabbof Indústria Metalúrgica, Jornal L’Attualità, Master Power, Metalúrgica Cechinato, Suspentech Indústria de Componentes Automotivos) e prefeitura municipal, são abordados 3 principais pontos: capacitação, comunicação e visitação técnica à unidade do Senai São Marcos. “A pauta desse documento que foi entregue tem como número 1 a capacitação, ou seja, quais são os cursos que as empresas de São Marcos gostariam que o Senai entregasse, o que seria a demanda local. Para que fique registrado, para que a comunicação seja bem objetiva e o entendimento seja esse, tanto da parte das empresas, de que esses são os cursos, e da parte deles, para entenderem exatamente o que as indústrias estão precisando”, assinala uma das representantes do Ativa São Marcos, Roseméri Drago.
Referente aos cursos, as capacitações solicitadas ao Senai de São Marcos foram: ferramenteiro (1600 horas), mecânico de manutenção industrial (1600 horas), eletromecânico (1600 horas), logística (800 horas), desenho mecânico (800 horas), soldagem (1200 horas / disponibilidade de abrir vagas ou turmas em Caxias do Sul, nas quais as empresas de São Marcos possam ser incluídas), e marceneiro (disponibilidade de abrir vagas em Bento Gonçalves, nas quais as empresas de São Marcos possam ser incluídas).
Senai apresentou modalidades de cursos para jovens ao Ativa São Marcos
Conforme informa Roseméri Drago, os representantes do Senai apresentaram à comissão do Ativa São Marcos uma explicação das categorias de cursos que a instituição oferece atualmente e como os cursos solicitados pelas empresas são-marquenses podem ser distribuídos dentro destas categorias. “Tem aquela formação que o pessoal já conhece, que já acontece normalmente, em que os cursos são assumidos pelas empresas através de cotas. Há também, conforme nos informou o Senai, uma modalidade que seria Dual, em que o jovem entraria na faixa dos 16 aos 17 anos e meio e estudaria no Senai e ao mesmo tempo já trabalharia na empresa. Nos disseram que essa já está funcionando muito bem em outros municípios da região e entregando resultados”, comenta Roseméri Drago.
Conforme acrescenta, outra modalidade apresentada pelo Senai na primeira reunião com o Ativa São Marcos se chama Trilhas, com foco em engajar os jovens desde os 14 anos, para que tenham um conhecimento geral de tudo que o Senai oferece, com módulos de curta duração. “Para depois os jovens irem evoluindo e permanecendo e quando chegarem na idade já possível de trabalhar fazerem o curso de formação no Senai. Nessa modalidade cada aluno teria um custo e poderia haver um aporte financeiro do município, por ter um apelo social. Em Caxias, conforme nos informou o Senai, é a prefeitura e o Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico) que apoiam essas Trilhas”, detalha Roseméri Drago.
Ativa São Marcos/CIC São Marcos também solicitou melhoria de canal de comunicação e visita das empresas à unidade do Senai
No tópico Comunicação, o documento sugere “buscar alternativas de melhorar o canal de comunicação (do Senai) com as empresas da cidade. Hoje as ligações da Unidade São Marcos são atendidas por Caxias, e há o entendimento, por parte das empresas da cidade, que este fluxo pode ser melhor havendo atendimento na cidade, bem como, havendo um profissional que possa suprir atendimentos, nas diversas formas de comunicação, seja via telefone, e-mails, WhatsApp, de forma física, e com isso proporcionar o melhor alinhamento entre entidade, empresas, sociedade e Senai”.
O Ativa São Marcos/CIC São Marcos também solicitou uma data para visita das empresas a unidade do Senai, seguida de uma reunião com os participantes e a diretoria do Senai. Conforme informa Clenara Chemello, após a reunião desta segunda-feira (19), os representantes do Senai informaram que, “na segunda semana de janeiro, quando retornam das férias coletivas como gerência, passarão a possibilidade de data para fevereiro para uma visita do grupo Ativa São Marcos, onde trarão o retorno das demandas entregues”.
Coordenador da unidade do Senai: ‘atender a expectativa com relação à demanda de mercado e solução do problema de mão de obra’
O coordenador técnico da Unidade Gestora do Senai, Joelso Luis Cavalheiro Cardoso, avalia que a reunião com os representantes do Ativa São Marcos/CIC São Marcos “foi fundamental para iniciar 2023 com informações bem alinhadas e o polimento de algumas ações para melhorar a qualidade de comunicação, de aderência dos cursos e projetos, para que o Senai consiga atender a comunidade empresarial local”. “Eu acho que esse trabalho que já vem sendo feito através do apoio da CIC tem sido de fundamental importância e está ganhando corpo a partir de agora, para que consigamos atender a expectativa a pleno de São Marcos com relação a demanda de mercado e principalmente na solução do problema de mão de obra. Bem como a colocação dos menores de idade, tirando eles da zona de risco, para que tenham uma abordagem mais profissional e possam ter um nivelamento e até mesmo um encaminhamento de maneira mais objetiva”, assinala Joelso Cardoso.
Conforme acrescenta, o projeto está promovendo o início de um “estreitamento de relações” entre a indústria de São Marcos e o Senai. “Para que a gente consiga desburocratizar cada vez mais e atingir mais rapidamente as soluções que o mercado precisa. Eu acho que esse é o conceito que a gente levou hoje como exercício desta reunião que tivemos e de outras muitas que virão”, pontua Joelso Cardoso.
‘Chegar mais próximo a esse jovem e entender as suas expectativas de futuro’
O diretor de operações do Senai São Marcos, Igor André Krakheche, destaca que a reunião com o Ativa São Marcos tratou de demandas da indústria da região, tanto de “profissionais que a indústria de São Marcos já está demandando neste momento, como também de profissionais que, a médio ou até longo prazo, possam atender a demanda da indústria local”. “Discutimos várias possíveis ações, no sentido de atender essa demanda das indústrias, para que a própria sociedade fosse contemplada de alguma forma, no sentido de que os jovens pudessem ingressar no Senai num período em que eles têm outras influências. E tratamos de ideias para que consigamos chegar mais próximo a esse jovem e entender as suas expectativas de futuro”, comenta Igor Krakheche.
‘Seleção de jovens para iniciar no Senai aos 16 anos e, aos 18, ingressar na indústria de forma imediata’
Conforme detalha, foi discutida a possibilidade de uma “seleção de jovens para iniciar formação no Senai, para que depois de 2 anos já possam ingressar na indústria de forma imediata, com 18 anos e perfil profissional adequado à demanda do setor”. “O trabalho de buscar os jovens nas escolas, identificar seu perfil, os que têm mais aderência à indústria, trabalhar com eles talvez a partir de oitavo e nono anos, com alguns programas, mas no Senai a partir de 16 anos, para que com 18 anos estivessem formados já. Recebemos essa demanda e nos comprometemos a retornar em 2023, provavelmente em fevereiro, para passar as sugestões do Senai em função do que foi nos apresentado pela equipe do Ativa São Marcos”, pontua Igor Krakheche.
CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIA DE SÃO MARCOS
São Marcos/RS, 16 de dezembro de 2022.
Sr. Igor André Krakheche
Diretor de Operações SENAI
Sr. Diretor,
A CIC – Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de São Marcos, junto as empresas associadas – Bepo, Bontempo Móveis, Decor Industria de Móveis, Fabbof Indústria Metalúrgica, Jornal L’Attualità, Master Power, Metalúrgica Cechinato, Suspentech Indústria de Componentes Automotivos – representando os segmentos econômicos da cidade, e Prefeitura Municipal, vem por meio desta registrar algumas demandas da cidade com o pedido de execução para o ano de 2023, sendo estas o espelho da realidade das empresas e estabelecimentos:
- Capacitação:
FERRAMENTEIRO – 1600 horas
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL – 1600 horas
ELETROMECÂNICO – 1600 horas
LOGÍSTICA – 800 horas
DESENHO MECÂNICO – 800 horas
SOLDAGEM – 1200 horas – disponibilidade de abrir vagas ou turmas em Caxias do Sul, nas quais as empresas de São Marcos possam ser incluídas.
MARCENEIRO – disponibilidade de abrir vagas em Bento Gonçalves, nas quais as empresas de São Marcos possam ser incluídas.
- Comunicação:
Buscar alternativas de melhorar o canal de comunicação com as empresas da cidade. Hoje as ligações da Unidade São Marcos são atendidas por Caxias, e há o entendimento, por parte das empresas da cidade, que este fluxo pode ser melhor havendo atendimento na cidade, bem como, havendo um profissional que possa suprir atendimentos, nas diversas formas de comunicação, seja via telefone, e-mails, WhatsApp, de forma física e com isso proporcionar o melhor alinhamento entre entidade, empresas, sociedade e Senai.
- Visitação Técnica a unidade SENAI – São Marcos.
Já ao iniciar as atividades, solicitamos uma data para a visita das empresas a unidade do SENAI – São Marcos, seguida de uma reunião com os participantes e a diretoria do Senai.
Certos da compreensão, e de que haverá uma ação sobre os pedidos, agradecemos e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Atenciosamente,
Dorival Perozzo
Presidente CIC São Marcos