• Lattualita

    SAúDE

    Atendimentos do SUS dos finais de semana e feriados serão reassumidos pela Secretaria de Saúde de São Marcos em 2023

    A partir de 1º de janeiro, os atendimentos de saúde do SUS de finais de semana e feriados, realizados no Pronto Socorro do Hospital desde janeiro de 2019, voltarão a ocorrer na Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos

    2 anos atrás

    A partir de 1º de janeiro de 2023, Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos retomará atendimento SUS nos finais de semana e feriados

A partir de 1º de janeiro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos reassumirá os atendimentos do SUS dos finais de semana (sábado e domingo) e feriados. A informação foi confirmada à reportagem do L’Attualità pela secretária municipal de Saúde, Maristela Lunedo. “O Hospital São João Bosco pediu que a gente pegue de volta os atendimentos de final de semana e feriados. Isso porque o seu Rogério Soldatelli, administrador do Hospital, nos disse que estava com sobrecarga no Pronto Socorro e pensou em alguma forma de desafogar os atendimentos, para deixar o Pronto Socorro realmente só para urgência e emergência. Ele nos colocou que muitas consultas eletivas (procedimentos médicos não considerados de urgência ou emergência) estavam sendo realizados lá. Ele já tinha tido uma conversa conosco um tempo atrás e agora oficializou que gostaria de devolver os atendimentos dos finais de semana e feriados”, informa Maristela Lunedo.

‘Número de internações no HSJB baixou durante e após a pandemia, enquanto que os atendimentos do Pronto Socorro fugiram do controle’

Desde 1º de janeiro de 2019 o Hospital São João Bosco havia assumido os atendimentos de saúde dos finais de semana e feriados da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o diretor do HSJB, Rogério Soldatelli, “o número de internações na entidade baixou durante a pandemia e não voltou à normalidade, enquanto que os atendimentos do Pronto Socorro fugiram do controle”. “O pessoal hoje não vai nos consultórios porque os médicos atuando em São Marcos não dão conta da demanda e seguidamente não tem horário para consulta, então eles preferem vir no Pronto Socorro, pela confiança que têm nos médicos contratados pelo Hospital 24 horas por dia. Quando começou o contrato do Hospital com o município, o nosso atendimento noturno no Pronto Socorro era a partir das 22 horas, para evitar aquele fluxo de troca de plantão, mas, com o passar do tempo, fomos baixando para 21h, 20h e até 19h. Quando aconteceu isso, começou um monte de reclamações, porque na Secretaria de Saúde fechava às 19h, mas as pessoas não iam, preferiam vir no Pronto Socorro”, relata Rogério Soldatelli.

Conforme salienta, “o excesso de atendimentos começou a causar tumulto e muita pressão em cima do Hospital São João Bosco”. “Então, diante do que vinha acontecendo, falamos com a secretária da Saúde e com o prefeito Evandro Kuwer. Nós tínhamos uma alternativa, para melhorar pra todo mundo: faríamos os atendimentos das 18h às 22h e nós colocaríamos mais um médico do outro lado da rua, no Centro Médico Dr. Rosa (em frente ao Pronto Socorro), para tudo fluir naturalmente. Chegamos na prefeitura, tínhamos até um valor fixo para isso, mas eles resolveram reassumir os atendimentos do SUS das 19h às 22h (desde o último dia 1º de outubro)”, comenta Rogério Soldatelli.

Atendimentos de finais de semana e feriados: ‘nenhuma cidade que eu conheço tinha um acordo dessa importância do Hospital para com o município’

Conforme acrescenta, a direção do Hospital resolveu então devolver também os atendimentos de fins de semana e feriados para o município. “Em função disso, no final do ano faremos um contrato novo com a prefeitura. Nenhuma cidade que eu conheço tinha um acordo dessa importância do Hospital para com o município, em que a Secretaria de Saúde fechava sexta-feira de tarde e voltava só na segunda-feira de manhã, e o resto o Hospital assumia, não só o plantão médico, mas também exames e medicamentos. Mas o Hospital entende que a prefeitura fique com o pessoal lá, contrate médicos, enfermeiras, farmacêutico, guarda, assistente, medicamentos, curativos, que deve ser bem mais barato eles atenderem na Secretaria, do que o Hospital continuar no ritmo que vem fazendo”, assinala Rogério.

Conforme frisa, o Pronto Socorro do Hospital permanecerá com um médico disponível para emergências. “Para o infartado, acidentado, para a criança, para o queimado, para o pessoal que tem planos e convênios, e também os encaminhamentos que vem pelo Samu, Corpo de Bombeiros e ambulância branca, que dá até 30 entradas por dia”, detalha Rogério.

Atendimentos do SUS no Pronto Socorro do Hospital das 22h às 7h dependem de negociação

O diretor do HSJB também revela que os atendimentos do SUS das 22h às 7h do dia seguinte ainda dependem de negociação entre o Hospital e a prefeitura de São Marcos. “Deixamos em dúvida aquele plantão das 22h às 7h e, dependendo da negociação com a prefeitura, nós manteremos, ou então será devolvido também para a Secretaria da Saúde, que daí vai abrir 24 horas”, pontua Rogério Soldatelli.