-
CORONAVíRUS
SAúDE
VACINAçãO
Aplicação da 2ª dose da CoronaVac em São Marcos: ‘acredita-se que vai dar para zerar fila de espera’
Nesta segunda-feira (21), foram aplicadas 110 das 210 doses da CoronaVac recebidas na última remessa pelo município. Gestantes e puérperas serão imunizadas com vacina Pfizer. Vacinação da comunidade em geral, sem comorbidade, permanece nos 53 anos desde o dia 15 de junho
3 anos atrás
Nesta segunda-feira, dia 21 de junho, São Marcos retomou a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. 110 pessoas foram vacinadas, completando o ciclo de imunização contra a covid-19. De acordo com a assessora de imprensa da prefeitura, Paola Vedovelli, a última remessa de 210 doses recebidas da CoronaVac imunizaria cerca de 90% das pessoas que aguardavam a 2ª dose, contudo, a expectativa é de que a fila de espera seja zerada. “Acredita-se que vai dar para zerar. Com essas doses que vieram, daria pra vacinar 90%, mas, conforme foi contatado as pessoas para serem vacinadas, algumas relataram que já tinham se vacinado em outros municípios”, explica Paola.
Também nesta segunda-feira (21), foi aberta a vacinação contra covid-19 para gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades. Para receber a vacina, é necessário cadastro através do link: https://bit.ly/3cZXVR5. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a finalidade do cadastro é organizar a vacinação dessas mulheres com a vacina Pfizer, uma vez que a AstraZeneca foi suspensa para este grupo por orientações do Ministério da Saúde.
Gestantes e puérperas, sem comorbidades, receberão vacina da Pfizer nos postos e centro de saúde
A assessora de imprensa da prefeitura, Paola Vedovelli, explica que a aplicação da Pfizer ocorrerá exclusivamente nos postos de saúde e no Centro Municipal de Saúde, devido ao protocolo de refrigeração da vacina. “Não dá para fazer grandes ações de vacinação da Pfizer no Centro Alexandre Zaniol. Estamos direcionando as pessoas para os postos e centro de saúde a fim de manter essas doses armazenadas na temperatura certa até a hora da aplicação”, assinala Paola Vedovelli.
Vacinação da comunidade sem comorbidade permanece nos 53 anos desde o dia 15 de junho
A vacinação contra a covid-19 da comunidade em geral de São Marcos, sem comorbidade, em forma decrescente, a partir dos 59 anos, está estacionada na faixa dos 53 anos desde o último dia 15 de junho. “Por enquanto, está sendo feita a aplicação da segunda dose da Astrazeneca. Depois vai ser avaliado a diminuição da idade para comunidade em geral”, informa Paola Vedovelli.