-
COLUNISTAS
Crisiane Venson - fonocrisvensonbacha@gmail.com
Agosto Dourado: proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos
3 anos atrás
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil.
O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.
Em nosso país a média de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias, extremamente abaixo do recomendado e ideal. Sim, precisamos proteger a amamentação, e isso se faz uma responsabilidade de TODOS, em uma realidade tão diversa cultural, social e economicamente falando. A rede de apoio é essencial para o aleitamento materno. Proteger a amamentação é também respeitar as escolhas da díade mãe bebê!
Precisamos clarear o papel de cada um neste processo, da mãe, do bebê, do pai, dos avós, padrinhos e todos que circundam o binômio que está iniciando o processo de amamentação. A mulher precisa ter a proteção do aleitamento em todos os âmbitos, seja em casa, com a família e, até mesmo, os vizinhos; no trabalho, amparada pelas leis; na imprensa, com a divulgação de informações corretas sobre o assunto, proteger o aleitamento materno é atuar precocemente com a dupla mãe e bebê, as primeiras semanas são cruciais para o estabelecimento da amamentação!
TODOS PODEMOS E DEVEMOS atuar de alguma forma na proteção da AMAMENTAÇÃO!