• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    A partir de hoje (5) uso de máscara é obrigatório em São Marcos

    Após confirmação do primeiro caso de Covid-19, uso de máscara passa a ser obrigatório para qualquer pessoa ao andar nas ruas ou acessar estabelecimentos comerciais e indústrias na cidade de São Marcos

    5 anos atrás

São Marcos já tem um caso de Covid-19, por isso, agora, os cuidados devem ser redobrados. O prefeito Evandro Kuwer realizou transmissão ao vivo via Facebook na tarde desta segunda-feira, dia 4 de abril, para informar as novas medidas de segurança e prevenção do vírus. Ele comunicou o decreto de obrigatoriedade de uso de máscara para todas as pessoas que estiverem nas ruas ou em estabelecimentos comerciais na cidade, a partir desta terça-feira (5). “Tivemos reunião com o Gabinete de Crise e chegamos a um consenso de que a partir de amanhã (5) em São Marcos será obrigatório o uso de máscaras para sair de casa, andar nas ruas, entrar no comércio, entrar no mercado. É obrigatório. Antes estava obrigatório só para estabelecimentos comerciais, agora toda população que sair na rua é obrigatório”, declara o prefeito.

Kuwer reforça, ainda, que o não cumprimento da medida está sujeito à notificação e, posterior, multa. “Se você sai sem máscara e nossa fiscalização flagrar, será notificado no primeiro momento, e na próxima vez terá multa de R$ 100 para a pessoa que não estiver usando máscara”, ressalta, destacando a importância do uso do material de proteção para evitar a propagação do vírus. “Usando a máscara eu estou protegendo as pessoas que estão próximas de mim, e elas usando também estão me protegendo. Já tivemos o primeiro caso, então significa que o vírus está no nosso município e a máscara é uma barreira física eficaz para um proteger o outro”, ressaltou o prefeito de São Marcos durante o vídeo, observando que o número de pessoas que utilizam máscaras na rua vem aumentando em São Marcos, mesmo quando não havia a obrigatoriedade.

Durante seu pronunciamento o prefeito ressaltou outras medidas de segurança que seguem sendo válidas no município. “Vamos nos ajudar para que não tenham aglomerações, não importa onde seja, se não pode ser na rua, não pode ser no sítio, nem dentro de casa. É o momento de nos preservarmos, ficarmos em casa, cuidar da nossa família, ter o mínimo de contato com outras pessoas para que isso passe da melhor maneira possível no nosso município e na nossa região”, pontua.

Doação de máscaras para famílias carentes

Na transmissão ao vivo desta segunda-feira (4), o prefeito Evandro Kuwer decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras, salientando que, atualmente, muitas pessoas se dedicam à produção deste material. “Tínhamos há alguns dias problema de disponibilidade de máscaras, hoje não temos mais esse problema, porque temos muitos voluntários ajudando a fazer máscara, outros comercializando, as pessoas se uniram para fazer esse bem”, destaca.

O prefeito reconhece a dificuldade de acesso para as famílias mais carentes do município, por isso informou que há doação no Sindicato dos Metalúrgicos e também na Paróquia de São Marcos. “Pessoas com mais dificuldade financeira, que às vezes não têm condições de comprar máscara, temos locais que estão distribuindo. Então comprovando a necessidade, ou cadastro no Bolsa Família, tem distribuição gratuita. Deixem realmente para pessoas que não têm condições, se você tem condições, compre”, reforça.

Diante da disponibilidade de costureiras do município para produção de máscaras de algodão, o prefeito informa, ainda, locais onde podem ser doadas as máscaras ou o tecido. “Sabemos que o município tem muitas costureiras que gostariam de ajudar ou doar tecidos para fazer. Nas quartas-feiras à tarde, ao lado do Pronto Socorro, tem a Associação Assistencial São Marcos, para você levar o tecido e buscar outro dia ou pegar o tecido, confeccionar a máscara e levar pronta”, comenta o prefeito Evandro Kuwer.